Google pode lançar novo sistema de voz para Android

De acordo com informações do blog Android and Me, o Google estaria trabalhando em um projeto secreto – dentro do laboratório Google X – que poderá revelar, até o final do ano, um produto concorrente a funcionalidade Siri, embarcada no iPhone 4S, da Apple.


Com o codenome Majel, o novo projeto da gigante de Mountain View estaria sendo desenvolvido para levar a funcionalidade Voice Actions a um novo nível, principalmente ao descontinuar a ideia de fixar termos específicos para dar uma linguagem mais natural ao sistema de voz do Android.

“Falando de ações, parece que apenas buscas no Google serão incluídos na versão inicial, que poderá ser lançada ainda neste ano. No entanto, uma atualização em Janeiro ou Fevereiro deve trazer mais recursos avançados, incluindo o controle de ações e aplicativos com linguagens de comando natural”, menciona o blog.

Em uma entrevista recente ao Slashgear, Matias Duarte, Diretor de Experiência do Usuário Android, comentou a visão da empresa sobre a tecnologia que está sendo construída:

“Nossa abordagem é mais parecida com Star Trek, exatamente como a nave espacial Enterprise, onde cada pedaço de superfície computacional tem suporte a voz. Não é que não há uma personalidade, ele não tem um nome, é apenas ‘Computador’. E você pode falar com ele e você pode tocá-lo, você pode interagir ao mesmo tempo que você fala com ele. É apenas uma outra maneira de construir uma interface de comunicação com o computador”, disse.

No final de 2010, o Google adquiriu a Phonetic Arts, uma empresa especializada em desenvolver uma comunicação natural entre computadores e usuários, o que deverá oferecer ao buscador um horizonte com grandes possibilidades de inovação, concorrência e um avanço necessário para sua plataforma móvel, o Android.

Dica do leitor Erick Xavier.

7 Replies to “Google pode lançar novo sistema de voz para Android

    1. Meu chapa você anda beeeem desinformado kkkk pelamor…é cada coisa que eu leio…

  1. "Eu não acho que o seu telefone deveria ser o seu assistente. […] Seu telefone é uma ferramenta para comunicação. Você não deveria se comunicar com o telefone; você deveria se comunicar com alguém do outro lado do telefone."

    Serio Andy Rubi?

Comente!