[Hands-on] Novo aplicativo do Google Search para iPad

8
457

O Google lançou, nos últimos dias, a mais nova versão do seu aplicativo do Google Search para iOS. No iPhone, não houve mudanças significativas: apenas correções de bugs e um novo modo em tela cheia. Por outro lado, no iPad, ele foi totalmente reformulado, tornando-se o melhor aplicativo, para iOS, criado pelo Google até agora.

Google ipad 1Lançado em 2010, o aplicativo Google Mobile App, como era chamado anteriormente, não passava de uma versão de iPhone literalmente “esticada”. Não possuía uma interface com boa usabilidade, nem tirava proveito da grande tela do tablet da Apple. Era até aceitável: o produto era novo e os desenvolvedores ainda estavam descobrindo as qualidades e utilidades de se ter uma tela de 10 polegadas.


O tempo foi passando e a equipe do Google parece ter, finalmente, começado a aprender como se cria um ótimo aplicativo para o iPad. Um pouco atrasado, é verdade – concorrentes como o Bing já estão presentes por lá desde abril –, mas o mérito do Google não pode ser ignorado.

Google ipad 2

Google ipad 3

Google ipad 12

Google ipad 13

Com suporte ao Google Instant, os resultados vão aparecendo à medida em que o usuário digita, assim como as sugestões de pesquisa, também presentes em uma barra lateral à direita. A interface está mais limpa e a área de toque, nos resultados, ficou maior.

Google ipad 5

O aplicativo também ganhou suporte ao Instant Previews, permitindo navegar visualizando as miniaturas dos sites. Ao tocar em um resultado, uma breve animação traz a página para a frente e abre-a em uma espécie de navegador embutido no próprio Google Search. Terminou de visualizar a página e gostaria de voltar aos resultados? Apenas “empurre-a” para a direita!

Google ipad 4

Google ipad 8

Google ipad 9

Google ipad 10

O histórico de pesquisas é exibido em formato de miniaturas. As pesquisas realizadas em dias anteriores são agrupadas em “pilhas”.

Google ipad 11

O Google implementou também botões de atalho para os principais serviços da empresa, levando o usuário facilmente a qualquer um deles com um simples toque.

Google ipad 6

Google ipad 7

Conclusão

O Google conseguiu criar um aplicativo bonito e que cumpre bem seu objetivo, mesmo após o desastre com o aplicativo nativo do Gmail para iOS, que foi lançado com problemas e teve que ser retirado às pressas da App Store.

Veja um vídeo que sintetiza os recursos.

8 COMENTÁRIOS

    • Poder poderia, mas seria propaganda enganosa: os sites abrem numa WebView do Safari embutida no app. :p

Comente!