Google descontinua Knol, Wave, Friend Connect e outros produtos

35
62

O Google voltou a anunciar, nesta terça-feira, mais uma nova onda de produtos que serão descontinuados nos próximos meses. De acordo com a gigante de Mountain View, esta terceira rodada de cancelamentos atingem os produtos:

Google Bookmarks Lists – Uma funcionalidade experimental do Google Bookmarks que permitia compartilhar favoritos com os amigos. O encerramento ocorrerá no próximo dia 19 de dezembro.


Google Friend Connect – Recurso social que permitia adicionar funções sociais a websites será desativado para sites fora do Blogger. Os usuários atuais do serviço podem substituir o produto pelos selos de páginas do Google+. Friend Connect será cancelado em Março de 2012.

Google Gears – Com a evolução do HMTL5, não há mais necessidade para a existência de plugins nos navegadores, principalmente para cache de dados.

Google Search Timeline – O Google planeja remover o gráfico de resultados históricos do Google Search. No entanto, os usuários poderão continuar a refinar suas pesquisas através de uma ferramenta que pode ser encontrada na sidebar do mecanismo de pesquisas.

Google Wave – Embora o Google Wave já tenha sido cancelado há um bom tempo, o Google planeja finalmente tirar o serviço do ar. No próximo dia 31 de Janeiro de 2012, os usuários ficarão impedidos de criar novos Waves ou editar suas informações.

Google Knol – Lançado em 2007, o Knol não conseguiu uma popularidade esperada pela empresa. O produto, que permitia a qualquer pessoa escrever um documento, será descontinuado em Outubro de 2012. Os atuais usuários podem migrar seus documentos para o WordPress.com ou Annotum.

Renewable Energy Cheaper than Coal (RE<C) – Uma iniciativa desenvolvida pelo Google.Org, o braço filantrôpico da gigante das buscas, o RE<C foi um esforço para reduzir o custo das energias renováveis. No entanto, o Google acredita que outras organizações podem hoje levar a tecnologia para um novo nível. A empresa alerta que continuará a gerar energia limpa e mais eficiente em seus escritórios e data centers.

35 COMENTÁRIOS

  1. Se o Google Friend Connect for usado apenas para a função seguidores e testar a popularidade do blog / site é mesmo inútil. Será que o gadget do G+ vai ter função enviar newsletter e enquetes?

      • Então, esse é o problema.. to ajudando um pessoal num blog, reformulando, e tava em dúvida se usava os comentários do facebook, google friend connect ou intense debate… eu estava já quase optando pelo GFC porque além de comentários, ele oferecia uns outros serviços (como enquetes, etc) pra quem se conectasse ao site.

        Além disso, agora to "com um pé atrás" com esse tipo de serviço… talvez compense o 'intense debate', porque acho que ele também grava (replica) na própria base de dados do wordpress..

  2. Sou mega fã do Google mas tenho achado as suas últimas ações ridículas.
    Para promover o G+ eles estão destruindo tudo!
    Realmente o Jobs estava certo… o Google é a nova Microsoft. Triste saber disso.

    RIP Google Friend Connect.
    RIP Google Reader

  3. Descontinuar o Google Friend Connect??? Isso vai ser uma bafafá entre os usuários do Blogger!!!

  4. E outra coisa… E os Gadgets do GFC (Enquetes, Barra social…)
    Fora os Boletins, podíamos enviar Newsletters para todos os seguidores.

    Esses recursos NÃO são satisfeitos no "substituindo o produto pelos selos de páginas do Google+".

    • Além de você ter uma página dentro do Google+, onde você pode emitir posts informativos, você ainda ganha a capacidade de círculos (seguir pessoas e outras páginas) e Hangout com seus leitores.

  5. O Google tá perdido.
    A companhia inovadora e cheia de ideias só está dando notícias de encerramentos.
    Nem empolga mais (na verdade, chega a dar medo agora) saber que tem uma notícia quentinha vinda de lá…

  6. O que estou achando mais sacal é o Youtube e suas propagandas. Já achava muito ruim aqueles anúncios após os 5 segundos. Agora tem vídeos que aparecem anúncios após os 5 segundos. Tudo bem e nada mais certo do que ganhar dinheiro. Mas tá soda assim…

  7. O Google está cancelando o Friend Connect para nos forçar a usar o Google+. Não gostei o Google+ e nem vou usá-lo tão cedo, mesmo com o cancelamento de um produto tão bom quanto o Friend Connect.

  8. Eu ja tinha certeza que o google iria matar o Google Friend Connect, ele vai lançar algo semelhante intregado ao google+, tipo akela lista de quem curtiu a pagina no facebook para sites

    alias o google+ não para de copiar o facebook isso e fato

  9. Fala sério. Esse Google Friend Connect nunca foi boa coisa. Conceitualmente falando, foi um grande equívoco. Ainda bem que perceberam isso a tempo.

    Já o Google Plus, embora tenha nascido meio cru, tem recebido incrementos relevantes nos últimos dias.

    Eles pesquisaram e estudaram muito para chegar àquele produto. Aprenderam muito com o Orkut e projetos não tão promissores, como o Wave.

    Sobre o descontinuamento de certos produtos, acho corretíssimo. Um Knol da vida implica em custo, tempo e dinheiro. Estão queimando a gordura para que tenham a agilidade necessária para inovar, criar e surpreender o mercado, como sempre fizeram.

    Vejam as últimas mudanças no Gmail, Google Reader e Maps. Isso é foco. Eles estão investindo tempo e dinheiro em produtos vencedores, que o público gosta de usar e, ao mesmo tempo, produzindo algo novo, mas com certo equilíbrio.

    O que não gostei dos últimos anos do Google, foi aquela insanidade de criar vários produtos e depois não haver o esmero necessário para mantê-los.

  10. Alguém sabe se terá como "levar" os seguidores do GFC para o Google+ ou terá que ser iniciado tudo do zero?

  11. Isso é ridículo, quem é menor de idade e ter muitos seguidores em seus blogs simplesmente ficarão sem porque no Google+ eles só aceitam +18?

    Isso é um absurdo! Totalmente!

  12. Por favor amigo…eu sou usuária do Blogger e eles sumiram com meus seguidores…..vc tem alguma idéia do que está acontecendo?
    Meu blog é o catiaartesmanuais.blogspot.com
    Não sei o que fazer, será que vc me ajudaria?
    Já agradeço
    Cátia
     

Comente!