Adobe abandona Flash para dispositivos móveis

A Adobe anunciou, nesta quarta-feira, que planeja abandonar o desenvolvimento de seu software do Flash Player para uso em dispositivos móveis. A empresa deve apoiar agora o HTML5, o novo padrão para a internet.

“O HTML5 é agora universalmente aceito na maior parte de dispositivos móveis, em alguns casos exclusivamente”, disse o vice-presidente da Adobe, Danny Winokur, em um blog. “Isso torna o HTML5 a melhor solução para criar e distribuir conteúdo em plataformas móveis”.


Com a decisão, as ações da empresa chegaram a cair quase 11%, mostrando que os acionistas estão preocupados com o prejuizo das ferramentas para Flash voltadas para a produção de vídeos, sites e aplicativos para dispositivos móveis.

Embora seja um passo importante para o HTML5, a tecnologia ainda não presenta essencialmente elementos de padrões abertos. O codec H.264, apoiado pela Apple e Microsoft, requer licenciamento e custos aos desenvolvedores.

8 Replies to “Adobe abandona Flash para dispositivos móveis

  1. Já estava na hora. Agora só falta Adobe acabar com o Flash de vez. Outro que está com rumor de acabar é Silverlight.

    PS: Dica boa… novo visual nas comunidades do Orkut!

  2. Para algumas coisas, não adiantam floreios ou conversas fiadas…a verdade se impõe. Podem até retardá-la, mas que ela se impõe, ah, se impõe sim.

  3. E muitos usuários de Android até hoje se vangloriando que tinham Flash, e o iOS não… no final das contas, Jobs estava certo.

  4. Otimo, vamos tentar aposentar o flash, a adobe tem que apoiar o HTML5 agora

    Google, a Apple a Microsoft são as 3 maiores empresas que apoiam o HTML5, a MS já disse que a 5ª versão do Silverlight vai ser a ultima, e que venha o HTML5!

  5. Único problema vai ser com meu app do Kongregate! :/ Espero que eles não abandonem a ideia…

Comente!