Android começou a ser desenvolvido antes do iOS

De acordo com o presidente executivo do Google, Eric Schmidt, a plataforma Android, hoje líder no segmento móvel, começou a ser desenvolvido bem antes do lançamento do primeiro iPhone.

“A grande maioria das pessoas concordam que o Google é um grande inovador, e gostaria também de salientar que os esforços do Android começaram antes dos esforços no iPhone. E isso é tudo que tenho a dizer”, disse Schmidt a jornalistas durante sua visita a Taipei.


Sua afirmação rebate as críticas do ex-CEO da Apple Steve Jobs que declarava o Android como uma imitação do iOS, do iPhone.

“Decidi não comentar sobre as citações descritas no livro após sua morte. Eu não acho certo”, disse Schmidt, descrevendo Jobs como um “ser humano fantástico” no qual ele sente falta.

O software do Android foi criado por uma startup lançada em 2003 pelo ex-engenheiro da Apple Andy Rubin. O Google comprou o Android em 2005 por uma quantia não divulgada e depois passou vários anos trabalhando no sistema de software móvel até seu anúncio oficial em 2007.

Se você não lembra, abaixo está a apresentação da plataforma feita por Sergey Brin e Steve Horowitz:

12 Replies to “Android começou a ser desenvolvido antes do iOS

    1. Cego como pessoas que formam filas na porta de lojas pra comprar um aparelho né.

    2. Ótimo, o Google criou uma máquina capaz de viajar até o futuro, viu como seria o iOS, "se inspirou" e assim criaram o Android…
      É inegável que essas plataformas crescem se baseando umas nas outras, mas não dá pra dizer que uma é cópia da outra… Exemplo básico, a nova barra de navegação do iOS 5. Você acha que eles tiraram isso de onde? :)

    3. Na real dá para ver uma clara evolução na história do Android: de cópia mal feita do BlackBerry para tentativa de cópia do iOS.

    4. Legal como os Maconheiros são burros ao ponto de acharem que fazer o obvio/intuitivo é copiar…
      O iOS nunca teve nada de mais.
      (Além de uma religião)

  1. "Android começou a ser desenvolvido bem antes do lançamento do primeiro iPhone"
    Comparar inicio de DESENVOLVIMENTO de um, com DATA DE LANÇAMENTO do outro é meio que tentar testar a inteligência do público que lê o blog. Achas sinceramente que o iPhone começou a ser desenvolvido em uma semana pra lançar na semana seguinte? I dont think so.

    Ah, no principio, o android não passava de um dumbphone de teclado qwerty igualzinho a qualquer nokia, bb ou whateaver né?

    Sou muito fã da plataforma android e da google em geral, mas depois dessa ficou difícil continuar a acompanhar o blog, hein?

  2. Bom, foi o que eu disse no post do Steve Jobs. O Google já estava de olho na telefonia móvel e comprou a startup Android antes do anúncio do iPhone, por isso acho besteira falar que o Google viu que a Apple tava tendo sucesso e resolveu entrar na brincadeira dos smartphones.

    Mas também é besteira ficar dizendo quem se inspirou em quem, obviamente os dois lados tiveram seus méritos e o que é bom, tem que ser copiado msm, pq privar o outro lado das inovações? Por isso que eu acho idiota esse negócio da Apple e as patentes de software, a última foi patente foi o slide pra desbloquear o telefone! Sério que isso é necessário? A maioria das patentes desse tp da Apple são genéricas e simplesmente abrangem qqr interface de smartphone.

    Tanto a Apple quanto o Google "copiaram" coisas um do outro e "copiar" não é nem a palavra, né? É mais como uma necessidade de uma melhor interface e interação com o usuário. O iPhone tinha o multi-touch desde o começo, sempre primou pela experiência do usuário – pq até o Honeycomb as versões de Android sempre pareciam meio inacabadas. Mas ao msm tempo o Android sempre teve a barra de avisos e sempre foi multitask. Ou seja, é besteira ficar falando qm influenciou qm, qm copiou, qm.

    1. Sem contar a briga besta de qual é melhor comprar Android ou iPhone?

      Eu particularmente prefiro Android, mas qnd me perguntam ql comprar eu sempre pergunto as necessidades e preferências de cada pessoa pq depende mto mais disso do que qqr outra coisa. Os dois são bons!

      Eu prefiro o Android pela liberdade de customização, de poder colocar ROMs, de poder otimizar o smartphone do jeito que eu qro. Mas eu acho o iOS um OS bem mais maduro e redondo, sem contar que por ser uma única linha de aparelho, as chances de vc correr o risco de ficar sem a última atualização do iOS é bem remota, diferentemente do Android, em que a fragmentação é um dos maiores problemas – o que me faz preferir celulares Nexus.

      o ICS mudam as coisas, pq ele parece ser mais responsivo e mais bem acabado, mas até então dava pra notar certas diferenças na hr de interagir com um Android e um iPhone, o iPhone é mais suave, tem menos lag de transição, etc.

      E eu senti a diferença na hora de usar uma tablet com Honeycomb, ela é bem mais responsiva e suave que smartphones com Androids 2.3+ e pelo que vi o ICS herdou esse lado bom da versão anterior.

      Agora mais ainda vai ser uma questão de gosto. Os iPhones deviam ser todos feitos de gorilla glass.

  3. Acho que como todos os casos, alguém inova e todos os outros vão atrás. Não dá pra sair julgando assim de quem é melhor ou quem é pior.
    Senão sempre vai ter um que está copiando. Inovação é isso: juntar coisas aparentemente que não tem ligação e fazer algo muito melhor.
    Essa discussão nunca gerou nada bom nem construiu nada, então não acho legal ficar perdendo tempo com ela.

Comente!