Google estréia a nova interface do Gmail

Desde o último dia 20 de outubro, quando um vídeo que exibia a nova interface do Gmail vazou, houve muitas especulações se as imagens mostravam, de fato, o que seria o novo Gmail. E as informações estavam corretas.

No início da tarde de hoje, o Google publicou, no blog oficial do Gmail, mais informações sobre a nova interface. Além de toda uma reformulação para adequar o serviço de e-mail da empresa à nova identidade visual do Google, utilizada pela primeira vez no Google+. Algumas pequenas novidades foram adicionadas, dentre elas, está uma nova sidebar, que permite a customização do espaço utilizado pelos marcadores e pelo Gtalk, a adição de uma transparência no painel de listagem e leitura de mensagens, além do aperfeiçoamento da opção de pesquisa do Gmail.


Como estou testando a nova interface há alguns dias, pude conhecê-la mais profundamente e, para facilitar a compreensão de vocês, resolvi gravar o vídeo abaixo. Nele, explico detalhadamente como todas as novidades da nova interface funcionam. Recomendo a visualização em HD e em tela cheia para que vocês possam perceber melhor os detalhes. ;)

Como de costume, a nova interface será disponibilizada para todos os usuários ao longo dos próximos dias.

31 Replies to “Google estréia a nova interface do Gmail

      1. Aparentemente não havia mudado nada, até achei que eu já usasse a nova versão. Mas, depois que eu vi o vídeo, abri o Gmail e o atualizei imediatamente.

    1. Na verdade, não. Desde que foi lançado o Google Plus, o Gmail já contava com uma interface semelhante, disponível para quem quisesse experimentar. Certamente que algumas coisas mudaram esta semana, mas eu só consegui perceber as mudanças mais significativas assistindo ao vídeo.

  1. Só eu estou sofrendo com essa maldita barra google
    na minha assinatura de e-mail?

    Pelo amor, como é que tira isso, Ricardo?
    Eu apago ela, salvo alterações e quando edito um novo e-mail
    ela aparece novamente. SOS!!!!

    Segue imagem do problema :( http://puu.sh/7Y6i

  2. Tem um bug quando a pessoa clica pra mudar o tamanho ou a fonte do texto, se clicar novamente no ícone as opções não somem. A pessoa tem que clicar fora…

  3. Cara, duas coisas sobre o vídeo:

    1) Esse lance de agrupar muitos e-mails sempre existiu. Se eu tinha uma conversa com 100 e-mails trocados, ele agrupava tudo e só exibia o cabeçalho se eu clicasse, da mesma forma como foi mostrado. A diferença é que agora, quando exibe o cabeçado, ele toma um espaço totalmente desnecessário.

    2) Isso de refinar as pesquisas sempre existiu. Do lado direito da busca sempre houve um link que permitia opções avançadas de pesquisas, com todas essas opções.

    Ou seja: essas coisas incríveis mostradas já existiam.

    ———-
    E a nova interface é pobre visualmente. É importante criar uma identidade sólida, fortalecer a marca etc, mas isso deve ser feito com uma boa interface. Se a interface deixa a desejar, então dificilmente esse tipo de resultado será alcançado.

    O Google tem dinheiro para investir nisso, mas a impressão que dá é que eles não estão investindo pesado em algo que é tão importante (a Apple que o diga).

    O visual do novo Gmail é grosseiro e pobre (clean é uma coisa diferente disso).
    O Google está se mostrando excelente em mirar no próprio pé. Sorte dele o GMail ser tão a frente dos concorrentes. Mas é bom eles abrirem o olho…

  4. Acho que o visual ficou bem legal!
    Além disso está privilegiando a usabilidade quando deixa tudo mais à mão, com fácil acesso.

    Os fundos em alta resolução dão um charme a mais em cada janela do mail.

    Gostei bastante desse novo Gmail, e sou feliz com ele desde o início!

    1. Na verdade são feeds de notícias que em algum momento você assinou, mas podem ser removidas exatamente porque o Google viu que não tinha muito efeito a não ser encher a paciência e sugere para o usuário seguir suas assinaturas através do Google Reader.
      Para remover isso, basta ir em Configurações > Clipes da Web e desmarcar a opção de Mostrar meus clipes da web acima da Caixa de entrada

  5. Particularmente, gostei do visual criando uma padronização e unificando com o Google+.
    Certamente não foi nada que saltasse muito aos olhos, mesmo porque entendo que não tenha lá muito o que mudar de visual. Mas sim, houve alguns avanços.
    Minhas sugestões enviadas para o Google são que:
    – Eles poderiam criar a opção de carregarmos nosso próprio papel de parede no tema dando um ar profissional do usuário e para quem usa na empresa;
    – Também um item que acho primordial é tornar a Caixa de Entrada mais limpa visualmente, criar uma opção nas Configurações para que, uma vez a Mensagem tenha sido filtrada (automática ou manualmente) com um marcador, a mensagem passa a ficar oculta na caixa de entrada e passa a ser visualizada somente quando o Marcador for selecionado. Com certeza limparia um pouco a poluição visual da Caixa de Entrada que fica excessivamente colorida (dependendo de quantas mensagens e marcadores você tem) e também facilitaria a localização daquelas mensagens sem marcadores.

  6. Só eu achei uma porcaria essa nova interface? Não suportei passar 30min com ela, já troquei pra anterior, que pra mim é bonita e tem uma usabilidade bem melhor.

  7. No dia 01/11 comprei via Google Checkout mais espaço para o Gmail, e no dia seguinte estava este novo layout . Gostei dos novos temas e da configuração da densidade de exibição.

  8. A nova interface interfere muito na rolagem do texto. Em uma internet mais lenta, desestimula até possuir email.

Comente!