Google Chrome é o navegador mais utilizado na América do Sul

Com apenas três anos de existência, o Google Chrome fechou o mês de outubro como o navegador mais utilizado na América do Sul, primeiro continente a alcançar essa marca histórica, de acordo os dados divulgados pela StatCounter:


Especificamente no Brasil, o Chrome ainda não detém o 1.° lugar, mas se continuar crescendo como está, deverá tomar essa posição no primeiro semestre de 2012:

Como sabemos, depois da derrocada do Netscape no final da década de 90, o Internet Explorer manteve-se como o navegador mais utilizado em quase todo o mundo, firmado por práticas questionáveis da Microsoft, que se demonstraram invencíveis até pouco tempo.

Após o lançamento do Mozilla Firefox em 2004, todavia, o mercado dos navegadores passou a sofrer profundas transformações. Como indicativo disso, sua taxa de utilização cresceu rapidamente, havendo quem sonhasse que superaria o soberano Internet Explorer em pouco tempo.

Mas essa guerra ganhou novos rumos a partir de agosto de 2008, com o lançamento do Google Chrome. A gigante da internet trouxe em seu navegador novos conceitos de navegação online, reformulando-a com destaque na velocidade, simplicidade, segurança e praticidade.

Em virtude desse enfoque diferenciado, somado à intensa publicidade, o Google Chrome conseguiu ver seu número de usuários crescer rapidamente, tornando-se hoje o terceiro navegador mais utilizado do mundo, com mais de 200 milhões de usuários, sendo o preferido dos sul-americanos.

Diante do quadro ilustrado acima, é possível prever que a Google continue a investir no mercado sul-americano, assim como fez em setembro, ao expandir a Chrome Web Store oficialmente ao Brasil. Trata-se de uma nítida estratégia de “guerra”, de concentrar seus “exércitos” na América do Sul e de procurar um novo continente para “conquistar”, à sua escolha.

Por fim, vale lembrar que esse cenário afigura-se promissor não só aos usuários, mas também aos desenvolvedores de aplicativos pagos ou gratuitos e aos web designers, que podem lucrar em cima do amplo uso das tecnologias oferecidas pelo Chrome, atualizadas constantemente pela Google.

Guilherme S. Canhetti é estudante de Direito e leitor colaborador do Google Discovery.

30 Replies to “Google Chrome é o navegador mais utilizado na América do Sul

    1. Eu não tenho fidelidade a nenhum software ou empresa.

      Uso o que for melhor para mim, sai do Firefox semana passada e meu novo amor de verão é o Chrome.

  1. Enquanto o Chrome não tiver um bloqueio das senhas gravadas, não saio do Firefox, a única coisa que impede é isso. No Firefox pra ver as senhas, tenho de digitar um senha mestre, no Chrome qq um acessa se estiver em frente ao PC.

    1. é so tirar a opção > configurações pessoais> senhas > marcar a opção nunca salvar senha > configurações de senha > e marcar o que vc quer que o chrome salve. ainda tem essa opção que nenhum outro tem, vc escolhe por site!

  2. Legal, agora só falta ele ficar bom……heheh brincadeira.
    Mas seria legal se o bloqueador de popup funcionasse de verdade como o do opera sem apps que bloqueiam quando não tem que bloquear e resover de uma vez por todas o caso da barra de download que é uma discussão gigante no forum oficial de sujestão do chrome.

  3. eu uso o Chrome e o Opera…. evoluimos muito em matéria de navegadores
    o grande sucesso do Chrome é jusatamente o que falta ao Google.
    Código Aberto……
    qdo o google abrir a API não vai sobrar nada do Facebook

  4. Não acho que o Chrome vai dominar em tão pouco tempo. Ainda acredito que aquele navegador da raposa vai ser o mais usado por todos. Me parece que o Google quer virar a nova Microsoft: quer dominar todo mercado que alcança.

    1. Dificil, comendo memória e processamento com farinha do jeito que está e piorando a cada versão, muito dificil.

  5. realmente em materia de velocidade e praticidade ele é o melhor, eu fiz um teste uma vez usando o twitter no chrome e no firefox, em media o carregamento das pgnas era 3 a 4 vsz mais rapido no chrome do q no firefox, e isso no twitter q é um website leve!

  6. Eu uso o Chrome porque ele é o mais veloz, simples e confiável (ou seja, é o melhor)
    O Firefox também é bom, mas suas ultimas versões estão deixando a desejar =

  7. Eu sair do Internet Explorer com o lançamento do Firefox, mas depois que vi o Google Chrome, mudei de navegador… mas depois do IE9 voltei para o Internet Explorer…

  8. sem duvida nenhuma, hoje em dia, ,.na net , não sei viver sem chrome , navegador exellenty, hoje a net, tem uma historia, antes e depois do navegador , tudo de bom

  9. Firefox, pra sempre eu te amarei e nunca irei de abandonar, você que esta comigo desde o meu primeiro contato com a Internet! (2)

  10. Parabéns ao Google Chrome, uso e aprovo, será que na próxima década algum outro navegador novo derrota o Chrome?

    1990 -> IE derrota Netscape;
    2000 -> Firefox quase derrota IE;
    2010 -> Chrome derrota Firefox;
    2020 -> Algum navegador novo derrota Chrome.

    E de uma vez por todas, não é uma raposinha de fogo, e um pandinha vermelho!! http://br.mozdev.org/firefox/firefox

  11. Uso o Chrome desde inicio, e notem o acesso ao meu blog na estatisticas do blogger:

    Visualizações de página por navegador
    Chrome
    546 (38%)
    Internet Explorer
    518 (36%)
    Firefox
    249 (17%)
    Safari
    42 (2%)
    Mobile Safari
    19 (1%)
    Opera
    15 (1%)
    Mobile
    13 (<1%)
    chromeframe
    4 (<1%)
    Qt
    1 (<1%)
    RockMelt
    1 (<1%)

  12. Esse é o segundo post que vejo aqui no estilo firefox x chrome. Sendo que, pelo menos na américa do sula, dá pra ver uma crescimento do chrome em cima da base de usuários do firefox, no primeiro o chrome crescia claramente em cima da base dos usuários do internet explorer.
    Ou seja, analisando o gráfico e deixando seu amor incondicional pode determinado navegador de lado, o Chrome é uma ameaçã ao Internet explorer e não ao Firefox. Acho que vocês poderiam fazer um post aqui por esse ponto de vista, a não ser que eu esteja errado e não saiba ler gráficos…

  13. Eu gosto da velocidade e praticidade com que guardos meus favoritos, aplicativos e etc no chrome.
    Posso ter tudo na nuvem, e utilizar em qualquer maquina que desejar.

  14. E ainda a quem diga que o porco Internet Explorer é líder!! Ser líder quando vem "default" no seu sistema operacional é fácil, quero ver se as pessoas tivessem que instalar se alguém iria querer. Agora o que é de se admirar é a Raposa de Fogo estar ficando para trás… Cade a Mozilla Foundation com super inovações?

  15. Chrome é bom pra quem usa netbook, fica salvando favoritos na net pq tem preguiça de digitar endereços. Eu nunca usaria o Chrome para fazer transações bancárias. Firefox é mais seguro que Chrome e muito mais rápido que o Internet Explorer.

Comente!