Steve Jobs planejava destruir o Android a qualquer custo

A biografia autorizada de Steve Jobs, que chega hoje as lojas brasileiras, traz uma série de revelações de sua vida pessoal e profissional, incluindo suas visões críticas sobre o Google e a plataforma Android. Veja alguns trechos abaixo:


Ao comentar sobre a possibilidade de levar o iTunes para o Android, assim como a Apple fez para os usuários do Windows, o próprio Jobs descartava qualquer ideia que pudesse deixar os usuários contentes:

“Nós pensamos se deveríamos fazer um cliente de música para o Android. Nós colocamos iTunes no Windows para vender mais iPods. Mas eu não vejo uma vantagem de colocar a nosso próprio app de música no Android, exceto para fazer os usuários do Android felizes. E eu não quero fazer os usuários do Android felizes”.

Ele também destacava o Google como parte do eixo do mal:

“A IBM foi essencialmente a Microsoft em seu pior estado. Eles não eram uma força de inovação, eles eram uma força para o mal. Eles eram como ATT ou Microsoft ou Google são”.

Em um encontro com Eric Schmidt, Jobs declarou que não aceitaria qualquer dinheiro do mundo e que o Google deveria parar de usar suas ideias no Android. Quem lembra, é o próprio Schmidt em uma entrevista para o livro:

“Passamos metade do tempo falando sobre assuntos pessoais, e metade do tempo em sua percepção de que o Google havia roubado os projetos de interface de usuário da Apple”, lembra Schmidt. “Eu não estou interessado em resolver. Eu não quero seu dinheiro. Se você me oferecer US$5 bilhões, eu não vou querer isso. Eu tenho muito dinheiro. Eu quero que você pare de usar nossas idéias no Android, isso é tudo que eu quero”.

O executivo da Apple também havia anunciado uma guerra termonuclear contra o Google:

“Eu vou gastar até meu último suspiro se eu precisar, e eu vou gastar cada centavo dos US$40 bilhões que a Apple tem no banco, para corrigir este erro”, disse Jobs. “Eu vou destruir Android, porque é um produto roubado. Estou disposto a fazer uma guerra termonuclear sobre isso”. Jobs usou um palavrão para descrever o Android e o Google Docs, o programa de processamento de texto.

27 Replies to “Steve Jobs planejava destruir o Android a qualquer custo

  1. Ele nunca copiou nada, neh?

    É o típico faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

    kkkkkkkk

  2. Qual usuário de Android ficaria feliz com a merda do iTunes? Só na cabeça dele mesmo.

    1. Os usuários que usavam iPod e não querem perder suas músicas (mesmo podendo importar pra outras lojas de música)

  3. E não é que gatou o último suspiro mesmo???? Todo mundo pega boas idéias e tenta melhora-las ainda mais, é assim que o mundo se desenvolve. Ou foi a Apple que inventou o celular??? Se não foram eles que inventaram por que estão usando ???? Vamos largar a mão de mimimi e trabalhar pra melhorar os produtos que já começam a ficar pra trás…

  4. Igor Camilo, assim que li o artigo me preparei para efetuar o exato mesmo comentário? Por que o palhaço usou um palavrão para descrever o Google Docs??? Pode-se até se afirmar que o Docs não é uma ideia original da Google. Ele foi criado como Writely por uma empresa homônima e depois a empresa foi comprada pela Google. Mas o que de similar a Apple fez antes?

    E essa perseguição ao Android é ridícula. Seria como se a Altair tivesse processado a Apple na década de 70 devido ao Apple I.

  5. É… melhorar idéias só funcionam na ciência, ou funcionavam. É uma grande tolice do ser humano achar que ele é dono de uma idéia. Achar que, no mundo, mais ninguém além de si próprio pensou numa idéia. A diferença é apenas quem registrou primeiro essa idéia. A Nokia por exemplo conquistou muitos fãs, não somente pelo seus S.O para celulares e sim pelo grande respeito aos usuários em colocar sempre boa qualidade em suas câmeras e celulares, então poderia a Samsung processar a Nokia caso ela resolvesse trabalhar com o Android? Dizer que o multi-touch é idéia da Apple é outra grande tolice. E que dizer do smartphone? Há quanto tempo temos o pocketpc por exemplo? É como nosso amigo acima afirmou. Sem utilizar idéias já criadas, um iphone jamais teria existido, muito meno um ipod. Eles esquecem que a idéia, acima de tudo possui um conceito, uma base de pensamento, e essa, jamais poderá ser limitada.

  6. Ah gente. Verdade seja dita, o Google copiou sim, tá na cara e sou fã do Google o suficiente pra assumir isso. Concordo com as palavras do Jobs, apesar de saber que ele não era nenhum santinho também.

    Agora é óbvio que copiou, assim como as telas touchscreen e os tablets fazem sucesso hoje só por causa da Apple. E sim, essas tecnologias existiam antes, mas foi Jobs quem teve a manha de popularizá-las. Isso não dá o direito dele ser dono da ideia, mas no mínimo de achar que tão pegando carona no sucesso dele. De qualquer forma, concordo que todas as empresas devam copiar a Apple sim, isso pois é bom para nós usuários.

    1. O google comprou o android antes da apple lançar o iphone e existem mtas coisas das últimas versões do iOS que foram lançadas antes no android. Multi task, notification bar, etc. Obviamente que tb existem coisas no android que tb existia no iphone. Os dois sistemas tem seus prós e contras e ql é melhor depende mto mais das necessidades de cada um do qqr outra coisa – outras coisas que normalmente levam a discussões idiotas entre os fanboys. . Mas certas coisas são impossíveis de não coexistirem, certas patentes da Apple chegam a ser ridículas de tão genéricas que são. Eles patenteariam o discador do celular se pudessem. É essa parte da Apple que eu acho idiota demais. A última patente foi o deslizar pra desbloquear, sério mesmo? Mta gente pergunta pq o Google não faz o msm? Pq isso vai contra a filosofia aberta do Google.

  7. O cara tem seus problemas, mais todos temos que engolir que ele revolucionou o mundo do celular, se hoje vocês tem o Android como é hoje, ou melhor, se tem o Android agradeçam ao IOS e se existe o Tablets foi porque a 2 anos atraz um idiota que também copiava apresentava a "geringonça" do Ipad… Resumindo, esse cara tem seu defeitos mais revolucionou o mundo e nã tem a ver com o Itunes ou a interface do IOS e sim com as idéias copiadas, criadas ou melhoradas desta mente… E sim, eu ainda prefiro a perfeição do IOS ainda que travada.

  8. e sabe outra coisa que me deixa intrigado???? Será que a Apple vai sucumbir depois da morte de Jobs??? Me pergunto pq sempre ouço a história de que foi Jobs que criou tudo, todas as idéias são dele, logo presume-se que os engenheiros que trabalham na Apple nada sabem fazer ou criar, nunca criaram nada, sempre foi Jobs. Sinceramente de duas uma, ou era um baita marketing pessoal, ou a Apple está fadada ao declínio. Diferente quando recebo notícias de que "os engenheiros do Google realizaram tal coisa…" "os gerentes de produtos de tal empresa criaram tal coisa, ou seja, não personificam a criação , mas sim a capacidade da empresa em criar, diferente da Apple.
    Enfim… veremos.

    1. seria ambos, sem seus engenheiros os jobs não seria nada, mas sem ele a apple não vai ser nada, pois a apple era o Jobs

  9. Perdoem o meu pouco conhecimento sobre quem copiou quem….
    Mas o pouco que eu sei sobre os touchs é: existem a bastante tempo…
    Jobs roubou, copiou, ou sei la o q? Sim como tudo no mundo…
    Um velho ditado que tem na publicidade é… Nada se cria, tudo se copia… nada se inventa, apenas se reinveta…
    Jobs teve ideias para recriar ou criar ideias, de um celular perfeito sem teclas, com um beleza fora do comum… Um sistema que bem ou mal com sua graciosidade e engenhosidade agradou a muitos…
    Quem não era besta para ter o Quick Time no computador na época do Pods… vcs lembram? Qm nao queria ter um. Ele pode-se se achar dono, mas no mundo dos negocios é assim… ele criou ideias, que foram não só copiadas dele, como também tentaram melhorar… e olha o q deu! Um guerra entre gigantes… A google para tentar bater de frente, começou a se afiliar e comprar muitas coisas, para poder competir de igual.
    Hipócrita o Jobs ao dizer que ele criou, pode ser sim! Como também não! Porém só acho o seguinte… a Apple do Jobs foi além… ela criou (ou copiou) e fez (mas trouxe ao mercado), mostrou que da para se alcaçar o que parece não ser alcando…
    Quando você imaginou q em menos de um decada informações estariam apenas nos toques do dedo, e principalmente numa tela, igual ao filme futurista. Que vc teria acesso a dinheiro, informações pessoais, coisas do tipo carregando algo que faria isso tudo funcionar apenas em seu bolso? Criticar o Jobs e fácil… mas fazer o que ele fez é difícil… Mesmo copiando ou não, ele trouxe e nos mostrou de como o mundo pode ser cada vez mais futurista!
    Amo o google, amo o Android… mas temos que bater palmas para o falecido!

  10. Visão mesca! De quem sabe que vai perder e não sabe lidar com isso.
    Se alguém te copia é porque você fez bem, fique feliz por isso. Incentive-o. Inove para continuar na liderança.

  11. A unica qualidade de Jobs e a visao do que pode dar certo , mas a ideia numca foi dele ele sempre copiou que diga a xerox . entao ele nao poderia falar sobre copia

Comente!