Android 4.0 Ice Cream Sandwich, descubra todas as novidades!

Em complemento ao anúncio do Galaxy Nexus, o Google anunciou a disponibilidade da próxima geração do Android, conhecido como Ice Cream Sandwich ou Android 4.0.

A nova versão, que celebra o terceiro ano da plataforma, traz uma interface totalmente renovada e elementos visuais que aproximam o sistema operacional móvel da identidade criada para os tablets, o Honeycomb.


“Com Ice Cream Sandwich, a nossa missão era construir um sistema operacional móvel que pudesse funcionar em telefones e tablets e também tornar o Android ainda mais atraente e intuitivo. Criamos uma nova fonte tipográfica [Roboto] que é otimizada para telas HD e eliminamos todos os botões de hardware em favor de botões software adaptável. Nós também melhoramos dramaticamente o teclado, notificações mais interativas e widgets redimensionáveis”, publicou Andy Rubin, Vice Presidente Senior do Google.

Em relação a novas funcionalidades, o Android 4.0 oferece uma série de novas implementações como a possibilidade de sincronizar os favoritos do Android com o Chrome, uma nova forma de gerenciar a caixa de entrada e pesquisas no Gmail e a capacidade de zoom (com o gesto de pinça) em eventos do Google Calendar.

Na questão social, o Ice Cream Sandwich foi planejado e construído para tirar vantagens do Projeto Google+ e outras redes sociais, levando fotos de alta qualidade e atualizações para dentro dos contatos armazenados no dispositivo.

“Ficou mais fácil capturar e compartilhar sua vida com a família e amigos. Galaxy Nexus ostenta uma câmera high-end com zero atraso no obturador, foco automático, alto desempenho mesmo em pouca luz e uma maneira simples para capturar imagens panorâmicas”.

Entre as inovações destacadas pela empresa – aquelas que tentam diferenciar o sistema da concorrência – destacou-se o Face Unlock, que promete destravar um celular através do reconhecimento facial, e o Android Beam, um recurso que utiliza NFC para compartilhar websites, informações de contatos, aplicativos, rotas e vídeos do YouTube.

Outras novidades que também foram implementadas nesta versão:

  • Widgets são exibidas em uma nova guia, listados em uma lista similar aos aplicativos
  • Criação de pastas usando arrastar e soltar
  • Novo correio de voz visual que permite acelerar ou retardar as mensagens
  • Passe para a esquerda ou direita para alternar entre conversas do Gmail
  • Screenshot de tela integrado ao segurar o botão power e volume
  • Correção de erros melhorada no teclado
  • Capacidade de acessar aplicativos diretamente da tela de bloqueio
  • Copiar e colar melhorados
  • Melhor integração de voz
  • Novo navegador com abas, permitindo até 16 guias
  • Ferramenta para acompanhamento da quantidade dados usados e opção de desativação caso ultrapasse o limite
  • Capacidade de matar os aplicativos em segundo plano
  • Câmera app: configurações de lapso de tempo, zoom durante a gravação
  • Funcionalidade de filtros para fotos
  • Novo layout da galeria de fotos, organizado pela localização ou por pessoa.

15 Replies to “Android 4.0 Ice Cream Sandwich, descubra todas as novidades!

  1. Uma informação interessante descoberta no Android SDK é que se o telefone tiver "botões", os "botões" na tela não aparecem. Se o aparelho não tive "botões" os "botões" na tela aparecem.

      1. Não prometeu, mas disse que tecnicamente todos os aparelhos que foram lançados originalmente com Android 2.3 poderiam rodar o Android 4.0. E disse que atualização ficaria por conta das montadoras e operadoras.

    1. Uma nova versão do Android não é vendida, são as fabricantes do seu aparelho Android que liberam de graça, só tem que esperar pra ver se elas liberam…

  2. o processo de disponibilização de update mudou? depender da fabricante do hardware e da operadora para liberarem o update não está dando certo. passam-se meses, o update não vem, o usuário se frustra e compra um iphone/ipad que o update vem no dia seguinte ao lançamento da nova versão do SO

    1. O problema é que empresas como a Samsung e Motorola modificam a interface do SO dai a demora….
      Acho que a Google deveria exigir que os fabricantes utilizassem o Sistema como ele é, sem modificações.. dai sim teríamos atualizações "instantâneas"

      1. Não teriamos de qualquer jeito pois continuaria dependendo das fabricantes e operadoras testarem novo o sistema operacional nos telefones (que são muitos).

    1. O Xoom por usar o Honeycomb limpo sem modificações devera receber a nova versão nas próximas semanas… ou pelo menos mais rapidamente que os outros tablets

  3. Achei interessante no SDK especificar algo como realtime video FX (gravando video com efeitos no GPU) efeitos que pela pic que está no SDK distorcem a imagem( não apenas as cores tipo negative)..

  4. Finalmente a possibilidade de matar os aplicativos em segundo plano! Gostei dessa nova versão do Android, simplesmente surpreendente as funções que ele possui. E eu com meu S60v5 totalmente fragmentado aqui, fico até com inveja. rs =)

  5. E o Galaxy S G70 vai receber atualização? Já entrei em contato com a Samsung e eles dizem que não sabem.

Comente!