Google PlayN, o código multi-plataforma para games

Além de lançar as linguagens de programação Go e a Dart, ambas desenvolvidas para serem alternativas ao Python e JavaScript, a gigante da internet também está disponibilizando aos desenvolvedores uma biblioteca de código livre, a PlayN, que oferece recursos para compilar games em várias plataformas, incluindo o Android, Flash, GWT/JS e Java.

“Os desenvolvedores querem levar seus jogos para as mãos do maior número de usuários possível, mas estes usuários estão espalhados entre as tecnologias. Para chegar a todos eles, você precisa de versões de seu jogo para cada plataforma, e isso é demorado, caro e difícil de manter. É aí que vem dentro PlayN”, explicou o Google.


“PlayN é uma camada de código aberto que usa o Google Web Toolkit como compilador para transformar uma base de código escrito em Java e compilá-lo em resultados que possam ser executados como HTML5, Flash, Java, ou como uma aplicação de Android nativa”.

5 Replies to “Google PlayN, o código multi-plataforma para games

  1. A google tá lançando linguagens demais, será que o problema com a oracle tá complicando? Será que a google pretende também trocar a maquina virtual dalvik num futuro e já está pensando nessa possibilidade? Até.

    1. linguagens demais ? oO foram apenas duas, uma delas essa semana. playN não é uma linguagem, é uma lib.

  2. Alguma coisa está acontecendo, já que ela está lançando diversas novas linguagens.
    Tem o Dart, o Go, e agora essa.
    Nesse caso eu vejo uma clara utilização para a criação de jogos para suas redes, principalmente o Google +, que vem passando por dificuldades, e um dos motivos são poucos jogos para atrair um tipo de público bem específico.

Comente!