Orkut promove melhorias no sistema de conversas

O Google Brasil anunciou, nesta quinta-feira, que irá implementar algumas melhorias no sistema de conversas do Orkut, permitindo que os usuários descubram mais facilmente quando novos comentários foram adicionados a sua timeline.

De acordo com Debora Silva, Engenheira de Software, uma nova página chamada “conversas”, que deve estrear nos próximos dias, foi criada especialmente para mostrar a geração de novas interações (scraps), o que deve estimular uma participação mais ativa dos usuários.


Outra mudança no Orkut é a presença de notificações visuais, o que deve oferecer um modo rápido e ágil de acompanhar itens que ainda não foram lidos.

“Você vai ver um pequeno ícone ao lado dos links ‘conversas’, ‘lembretes’ e ‘scraps’, avisando você quando houver novidades ali que você ainda não viu. Basta checar essas páginas e procurar por uma marca colorida ao lado dos itens que você ainda não leu. Ao abrir essas páginas, todos os itens vão ser marcados como já vistos”, explicou a engenheira do Google no blog oficial.

O Orkut também anunciou a descontinuação da faixa amarela, que trazia informações sobre solicitações de amizade no topo da página inicial, além de uma mudança estrutural ao não mostrar mais, dentro da página de scraps, os comentários recebidos dos scraps que você enviou. Agora, estas respostas irão aparecer somente na página de conversas.

12 Replies to “Orkut promove melhorias no sistema de conversas

  1. o orkut é cada vez mais infeciente, eu não consigo apagar as conversas, sempre da erro no servidor deles, esse monte de comentários que aparace é irritante, pq vc apaga mas o recado volta, eles chamam a mesma coisa com 3 nomes diferente, qual a diferença entre recado, scrap e conversa? nenhuma, enfim… os recados aparacem tanto na pagina inicial quanto na página conversas… eles podiam migrar todos os usuarios pro Google + e pronto…

    1. Eu acho que o Orkut perdeu ao mudar o antigo sistema de scraps da versão antiga para esta versão. É a única coisa que acho que nesse Orkut ficou horrível.

    1. Então vc me explica qual, pois quando eu clico pra 'apagar" o scrap n tem a opção apagar scrap e sim "sair da conversa" enfim… isso não vai me fazer voltar a usar o orkut….todos os usuarios deveriam ser migrados pro G+ e ponto…

      1. Moabe, a diferença é que uma conversa pode ser iniciada por um scrap ou por outra coisa. Por exemplo, se você clica dizendo que gostou de um vídeo no YouTube e isso aparece na timeline do seu perfil, uma conversa pode ser iniciada sem que se tenha no iníco dela scrap algum.

        E discordo totalmente dessa história de migração para a G+. Essa rede, assim como o Crapbook, não me interessa, pois o tipo de interação que ela promove eu considero fútil. Jamais usaria G+ ou Crapbook, mas uso muito o Orkut.

        1. Ela promove interação como o Orkut. Vc adiciona seus amigos e compartilha diretamente para um grupo de amigos (isso é no estilo da versão passada do Orkut), para todos seus amigos, uma pessoa só ou públicamente. Ele tbm tem algumas semelhanças com o Facebook, claro, e Twitter (vc pode seguir as pessoas). Tirando comunidades, que ainda não tem por la (mesmo tendo Google Groups), não vejo como a interação pode ser "fútil"!

          1. Não me interessa a interação com base em compartilhamentos de bobagens ou notícias, ou em "curtir". O que me interessa é o debate em fóruns (o resto, para mim, é só um acessório disso). Agora, eu também posso na versão atual do Orkut compartilhar o que quer que seja para uma pessoa, para um grupo de amigos, ou para todos os meus amigos (se você acha que isso era só na versão anterior está redondamente enganado). Enfim, o Orkut supre muito bem minhas necessidades e, desse modo, pretendo ficar bem longe de qualquer outra rede social.

          2. Se vc usou o Google+, percebeu que é muito melhor pensado do que o Orkut (7 anos depois era de se esperar). Além disso é muito bem integrado com os produtos da Google. Se vc não usou, não sei porque está falando. E eu sei que dá pra compartilhar com grupos (eu mesmo uso isso no Orkut e adorei quando o Facebook re-incluiu essa funcionalidade a pouco tempo, estou usando desde então). Eu particularmente acho que é bem melhor. Pra falar a verdade comunidade é a única parte do Orkut pela qual eu ainda entro nesse site. Eu modero 3 comunidades e participo de umas 5 no total,e então até que entro bastante.

            Mas por causa dessa conversa, acabei de passar 1h testando o novo Google Groups (seguindo o estilo dos novos produtos da Google). Estou impressionado. Vc pode ligar suas respostas ao seu perfil do Google+, ficando praticamente idêntico ao Orkut. Algumas funcionalidades estão faltando como enquetes e eventos, mas tem outras que são muito boas. O único problema é que a galera ainda não usa… Se integrar melhor com Google+ pode ser que melhore isso.

          3. Como eu já disse, estou muito satisfeito com o Orkut e não vejo necessidade de ter nada mais na net. Não me guio por modas.

            —-

            A propósito recebi a nova aba "conversas" e gostei muito.Ela facilita bastante a interação no nível que existe num Crapbook ou G+.

Comente!