Orkut terá novo aplicativo para Android e iPhone [Exclusivo]

Durante o evento Think with Google, realizado nesta última quinta-feira em São Paulo, Victor Ribeiro, diretor de produtos no Google Brasil, disse que a maior rede social do Brasil ganhará em breve um novo aplicativo para Android e iPhone.

“Vamos utilizar a mesma API do Orkut que apresentamos aos desenvolvedores no Google Developer Day 2011”, explicou o engenheiro. “O novo aplicativo deve chegar a Android Market e App Store até o final deste mês”.


Sem grandes inovações em sua plataforma mobile, o Orkut vem perdendo espaço, usabilidade e dinamismo quando comparado com outras redes sociais como o Facebook, Foursquare, Twitter e o projeto social, o Google+.

De acordo com dados recentes da comScote, o orkut ainda se mantém no topo da escolha dos brasileiros mas a falta de novidades tem sido um dos motivos para que parte dos usuários passem a experimentar as plataformas concorrentes.

“Uma análise de visitação cruzada entre os dois sites mostrou que 21,1 milhões de pessoas visitavam ambos os sites do Orkut e do Facebook durante Junho de 2011. Isso demonstra que muitos consumidores estão abrindo sua conta no Facebook, mas muitos ainda não migraram do Orkut para o Facebook.”, menciona um relatório recente da comScore.

Se o Google Brasil planeja manter os usuários dentro do Orkut, este é um ótimo momento para estimular novas estratégias e implementar inovações que o produto vem necessitando para voltar a ser competitivo.

15 comments
  1. Finalmente, pelo que fique sabendo algo que não é muito bom atualmente é a Api, ter uma boa api facilita integração com aplicativos de terceiros e ajuda a expandir o serviço.
    E outra coisa, não gosto de ficar acessando serviços pelo navegador, prefiro usar um app próprio, por isso acabo utilizando mais o twitter pelo echofon. O G+ eu usaria mais se tivesse um app para isso, por isso so acesso de vez em quando.

  2. O app atual não é nada mais que a versão do site para mobile com umas 3 funções a mais que nem são tudo isso. E se pelo menos a versão mobile do site fosse boa, mas é bem ruim e ainda falta comunidades (a única função que me faz voltar ao Orkut atualmente).

    Dicas pro app: tenha comunidades, use a função de mover o aplicativo pro cartão SD e não fique rodando no fundo. Os aplicativos do Facebook e Google+ ficam rodando no fundo gastanto memória do sistema e nem as atualizações eles conseguem puxar na hora certa. Eu tenho que entrar no aplicativo pra ele atualizar as notificações! Lamentável.

  3. Espero que dessa vez dê para acessar as comunidades, pq para acessar gtalk n precisa usar orkut, para ler scraps existem apps de terceiros

  4. Se é para fazer, que faça com possibilidade de se usar as comunidades. Pois pra mim, ainda é a única coisa que me faz voltar ao Orkut de vez em quando.

You May Also Like