Google+ ganha sua primeira API pública

8
100

Com o intuito de permitir que aplicativos e websites possam finalmente conectar ao Google+, a gigante de Mountain View anunciou nesta quinta-feira a disponibilidade de uma versão limitada de sua API.

De acordo com a empresa, a API fornecerá, neste primeiro momento, acesso somente-leitura aos dados públicos do projeto social, como informações de perfil e posts recentes dos usuários.


“Isto deve fornecer acesso suficiente para você visualizar a API e começar a pensar sobre como você pretende construir seu aplicativo”, explicou o Google.

“Nós estaremos adicionando mais APIs ao longo do tempo para ajudar você a criar mais tipos de integrações”.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChrome Web Store anuncia parceiros nacionais
Próximo artigoComScore: Orkut lidera as redes sociais no Brasil
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

8 COMENTÁRIOS

  1. Só agora? O pessoal já até esqueceu disso… só vejo o GD e seus leitores/seguidores usando… :*

    • Engano seu Steve Jobs (foto), Bruno Maciel. Tem muita gente usando, e o GPlus ainda não foi nem lançado oficialmente. Na verdade pra ser um teste de serviço até que ele é bem movimentado, até conseguiu fazer em dois meses o que o facebook fez em cinco anos.
      O FB está copiando algumas idéias do G+, assim como o G+ usou ideias dele para criar a sua!
      o API, vem em um momento bom!

      • kkkkk vocês dizem "fez em tempo X o que FB fez em Y"… -.-

        FB nasceu sem ter redes sociais ou um meio de divulgação em massa… se não fosse FB ou Twitter o G+ não teria vingado.
        E penso, sem fatos nem nada, que quando o FB conseguiu esse mesmo número de usuários a maioria estavam ativos e não como é o G+ hj em dia… 20% usando diariamente e criando conteúdo é muito…

        Ah… e Beta sempre vai ser, como o Android, Orkut e outros.

        • E quem disse que a maioria das pessoas no Facebook são ativas? Quase 400 milhões só entram pelos jogos. Abs.

          • E tirando os 2-3 primeiros dias, não vi ninguém comentar mais sobre os jogos do G+. Em lugar algum, sejam blogs, twitter, fb e até amigos + próximos em IMs.

            Se entram pelos jogos, pelo menos estão entrando… eu fico logado e no máximo uso o +1 nos sites pra ajudar em pontuação de rankeamento dos que acho interessante.

            Wavee era + fechado, poucos convites. Google+ já está muito bem aberto, quem quer já "pisou" lá dentro.

            E mais: comparo ele mais com o Twitter que com FB, grande parte so usuários do twitter são por promoções feitas por empresas e perfis fakes postando frases geniais e/ou engraçadas (coisas proibidas pela Google) e sem esquecer de que pessoas famosas também conta muito, mas… já estão praticamente todas lá.

  2. o google comete uns erros…isso ta me lembrando o descontinuado google wave,que começou com todo esse alvoroço,e graças ao sistema de convites e a demora pra mostrar logo o que é para todos foi descontinuado.Espero que o google abra logo isso para todos usuarios!

  3. A minha única preguiça do Google+ é que tenho poucas pessoas ( todas elas já tenho pelo facebook/orkut/twitter ), e aí qualquer pessoa prefere publicar algo no facebook/orkut do que no google+, sendo assim, criei o meu por curiosidade e nunca mais voltei..

  4. Espero sinceramente que seja melhor e mais bem documentada do que a API do orkut.

    A API do orkut, é limitadíssima e complicada. Para melhorar, a documentação é antiga (para terem uma ideia, nela você encontra screenshoots e referências da versão 2006 do orkut).

    Ah, isso para não falar também da sandbox (área de testes de aplicações) que é instável e cheia de erros, dando aquelas malditas mensagens de 'Que feio servidor, você não pode fazer isso!' a todo momento.

    Quem desenvolve ou já tentou desenvolver, sabe do que estou falando.

Comente!