JPEGmini reduz o tamanho de fotos sem perder a qualidade

12
666

De acordo com o TechCrunch, a nova startup JPEGmini lançou no mercado uma nova tecnologia de compressão que é capaz de reduzir o tamanho de uma imagem em até cinco vezes, sem causar qualquer perda na qualidade ou resolução.

Segundo a empresa, o JPEGmini usa uma tecnologia patenteada que funciona através da análise de uma imagem usando um detector de qualidade único, que imita o sistema visual humano. Com base nesta análise, aplica-se a quantidade máxima de compressão que não irá causar danos visíveis.


Em nossos testes, o JPEGmini apresentou uma taxa de compressão mais satisfatória que o popular Smush.it, do Yahoo!, usado atualmente por milhares de sites e blogs ao redor do mundo.

Enquanto o JPEGmini obteve uma taxa de redução média de 50-80%, diminuindo uma foto de 1,5mb para apenas 292kb (veja abaixo), o Smush.it conseguiu apenas 5.92%, ou seja, uma redução de apenas 90kb.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle adiciona Fusion Tables ao Google Docs
Próximo artigoVamos levar você ao Google Developer Day 2011!
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

12 COMENTÁRIOS

  1. Meudeoz! Que maravilha!
    Essa nova empresa aí mandou muito!
    Essa tecnologia vai ser muito boa pra poder aumentar a velocidade de carregamento das páginas na internet, já que agora isso virou um fator essencial para um bom rankeamento no Google, sendo que ele mesmo já admitiu isso…Acho que isso aí vai virar padrão do mercado, que tal?

  2. Gostei muito… seria bom ver isso integrado com o Android e principalmente o Google+, assim as fotos ficariam bem menores para serem enviadas para a galeria do G+ (Instant Upload).

  3. Acho que a comparação com o Smush.it não é tão válida porque ele é focado em otimizar arquivos de IMAGEM para a WEB em que o formato IDEAL é o PNG e não o JPEG.

    De qualquer forma, é uma excelente ferramenta essa idéia do JPEGmini.

  4. O foda é o termo de uso: "You may permit third parties to view your Content by providing them access to your optimized photos, either through Facebook, Flickr, Picasa or through other platforms. You are solely responsible to ensure that such parties use your Content in accordance with these Terms of Use." Ou seja, qualquer conteúdo que você fizer o upload, a empresa por trás do JPEGmini poderá utilizar como bem entender. Se alguém se preocupa com Direitos Autorais tá ai algo para ser pensado.

    • Opa! Calma lá, amigo. O que essa frase diz é que, ao compartilhar a foto em outros sites, você estará sujeito aos termos de uso de cada site. Ou seja, o "atalho" de publicação que o site oferece o sujeita às mesmas condições de envio da foto diretamente por cada um desses sites. Só isso.

      Se em algum lugar o JPEGmini se "apropria" da foto, não é nesse parágrafo (não li os termos de uso).

  5. E o Smush.it também segue a mesma linha, no item 4 dos Termos de Acordo. Eu vi no meiobit o pessoal falando do RIOT, mas não conheço nem ele nem o ImagemOptim. Vou fazer um teste com eles.

Comente!