Ibope confirma que Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil [atualizado]

19
150

De acordo com o Ibope Nielsen Online, desta vez em publicação oficial, o instituto de pesquisas confirmou os números publicados pela IstoÉ Dinheiro que mostravam o Facebook na frente do Orkut no mês passado.

“Em agosto, o Facebook atingiu 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios, equiparando-se ao Orkut, o maior site social no Brasil, até então, que registrou alcance de 64%, ou 29 milhões de usuários”, publicou o Ibope.


“O Twitter também manteve tendência de crescimento no Brasil e em agosto marcou 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%”.

A empresa também divulgou o alcance da participação do público em comunidades como redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e outras páginas de relacionamento, chegando 39,3 milhões de pessoas, equivalente a 87% dos internautas de agosto.

“Com esses resultados, o Brasil se consolida como um mercado com elevada utilização de sites sociais, com uso diversificado, refletindo o interesse dos brasileiros pela internet”, finaliza o comunicado.

Nota: O Portal R7 destacou, porém, que a pesquisa do Ibope não contabiliza os acessos a partir de LAN houses e escolas, o que poderia dar vantagem a rede social do Google.

Nota 2: O próprio Facebook parece não confirmar a informação. De acordo com os dados da ferramenta de compra de mídia, que mostra os usuários ativos (últimos 7 dias), o universo total de usuários no Brasil é de 24,8 milhões de pessoas.

Os números do Ibope também não foram corroborados pela ComScore, a empresa de maior credibilidade em pesquisas e análises do mundo. No Google Trends, a evolução de ambos os sites se mantém sem alterações, com o Orkut liderando as estimativas de acessos únicos entre as redes sociais.

19 COMENTÁRIOS

    • entenda agora: o google orkut sonha kkkkk

      é igual a igreja do pastor edir macedo, sempre para eles estao em primeiro lugar kkkk.

      orkut ja era, o melhor é FACEBOOK esmagando orkut…lugar de perfis falsos, e de virus, e de menus brochantes!!!

      Longa vida ao facebook

  1. Não é difícil aceitar estes dados, até porque conheço muitas pessoas que mesmo mantendo suas contas no orkut (como é o meu caso) acessamos mais o facebook do que o orkut.
    O facebook tem um design mais clean e nos permite uma interação mais dinâmica, certamente este cenário ficará ainda mais favorável ao facebook e não vai demorar muito.

    Saúde, paz e sucesso!
    Moura

  2. O Crapbook não permite uma interação mais dinânima, permite, isso sim, uma interação mais acéfala. Quando o Orkut renovar as comunidades (o que vai ocorrer em breve) o que é moda do que é perene focará bem separado.

    • Antievolucionismo até no mundo digital? Concordo com seu comentário: a modinha do Okut passou faz tempo

      • Não, Paulo, modinha é o "Crapbook". Você consegue contestar minha alegação de que essa rede só favorece a interação com base em banalidades ou de um modo fugaz? Não é um slogan que vai mudar a maneira como eu vejo isso. Aliás, nesse caos não temos algo que toca apenas no "mundo digital", mas algo que tem um pé na realidade social.

  3. Cada dia que passa "notas" no final da matéria tentam justificar algo injustificável. O Facebook já é maior e ponto final.

  4. Está realmente ridículo tentar justificar o injustificável. O Facebook é maior mesmo. É preciso saber perder, isso é coisa de "googletard".

  5. Essa pesquisa não foi para tentar mostrar algo que ninguém tinha percebido, foi simplesmente para comprovar algo que todos já sabiam e registrar a data.
    O Facebook é muito mais estético e funcional que o Orkut considerando que são redes sociais.
    O que eu acho que o Orkut deveria fazer é assumir seu perfil de agregador de fóruns, e focar nesse nicho de quem gosta de participar de diversos foruns. Como rede social já era.

  6. Gosto do Orkut, o Facebook não mim agradou muito. mais cada pessoa tem seu gosto. até tenho uma conta no face mais nem uso.

  7. Daqui uns tempos vem todos aqui cuspir no prato que comeram! Usaram e abusaram do ORKUT, agora usam e abusam do Fabook, quando lançarem outra rede social pra desbancar o FaceBook, todos aqui vão repetir a mesma coisa: -O FaceBook já era, agora a moda é …!

Comente!