Surgem novas evidências do Google Drive

7
74

Quem acompanha o Google Discovery desde sua criação pode presenciar uma saga de posts sobre o Google Drive (ou “Gdrive”), incluindo os primeiros rumores, o vazamento do projeto Platypus (codenome interno) e o que acreditávamos ser seu cancelamento.

No livro In the Plex, do escritor Steven Levy, o cancelamento do GDrive também é citado. No entanto, o autor contextualiza o fato com  uma visão deturpada de um dos diretores do Google, no qual declarava o fim dos arquivos com a existência do Google Docs.


“Nós não precisamos do GDrive. Arquivos são tão 1990. Acredito que não precisaremos mais de arquivos”, afirmava Sundar Pichai, hoje responsável pelo desenvolvimento do Google Chrome. “Quando as pessoas usam o Google Docs, não há mais arquivos. Você consegue editar na nuvem sem qualquer necessidade de obter um arquivo”

No entanto, novos rumores apresentados pelo TechCrunch, com direito a uma nova pista (imagem abaixo), o drive virtual do Google pode finalmente ganhar vida e até complementar o funcionamento do Google Docs.


Com base na imagem capturada, o GDrive poderá ter um funcionamento similar ao software do Dropbox, permitindo gerenciar arquivos mais facilmente entre dispositivos e a  nuvem do Google, algo bem complicado para quem hoje prefere trabalhar em pastas locais.

No entanto, por ser uma notificação dentro do navegador, o novo sistema do GDrive tem tudo para ser embarcado dentro do Google Chrome, o que daria ao Google uma vantagem rápida e sem qualquer necessidade de instalações ou ativações extras.

Outro detalhe muito interessante está numa solicitação pública do Google, feita há apenas uma semana, que requisitava a adição do endereço drive.google.com a lista HSTS do Chromium, indicando que algo está realmente acontecendo.

Será que desta vez o GDrive deixará de ser uma lenda? Abaixo, a interface do software que vazou em 2006.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorWebapp do Google Music chega ao iOS
Próximo artigoWindows 8 imita Chrome OS e terá boot instantâneo
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

7 COMENTÁRIOS

  1. Li uma reportagem em uma revista que a IBM esta preparando um engenhoso sistema de servidores que tem a capacidade de gravar 3 x o que esta disponível na internet hoje. Mas disse que não era possível revelar para qual empresa seria, apenas esta divulgando o recorde de capacidade de armazenamento. Seria para o google? usar o seu GDrive….?

  2. Quantas vezes já me enviei um e-mail com um arquivo, só pra guardar ele no gmail… Não sei se sinto vergonha, ou se dou um fuck yea, por tamanha genialidade. AUHAUHAUHUAU

  3. ADoro O ornitorinco fazendo Yoga ele é o uniko bicho que é tudos em1 s0 elemento prefeito o logo ^_^ Genial a visualizaçãoOOO

  4. Também espero a algum tempo este produto. Para ser perfeito deve ter a funcionalidade do Dropbox com os preços de arquivamento de dados do Google integrados com suas demais contas (PICASA por exemplo).

Comente!