Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil, diz Ibope

27
315

De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, divulgados nesta segunda-feira pelo Estadão, o Orkut, de propriedade do Google, teria perdido seu reinado de “maior rede social do Brasil” após um crescimento extraordinário do Facebook no último mês de agosto, chegando a um total de 30 milhões de usuários no Brasil.

Não deu. Enquanto, em abril, o Orkut estava estagnado, o Facebook já mostrava uma enorme força: nada menos do que 159% mais usuários em um ano.No fim de julho, uma pesquisa apontava que o Facebook já tinha 70% dos usuários do Orkut.


Segundo o responsável pela rede de Mark Zuckerberg no Brasil, Alexandre Hohagen, esse crescimento se acelerou após a estreia do filme A Rede Social, no ano passado, e embalou ainda mais a partir da virada de 2010 para 2011: foram 20 milhões de novos usuários em um ano, disse em agosto deste ano.

Esta, porém, não é a primeira vez que o trono do Orkut é ameaçado pelos veículos brasileiros. Em abril, outros rumores também procuravam mostrar que a popularidade da rede social de Mountain View andava em baixa e que seu tráfego teria sido superado, segundo um ranking “prá lá discutível” do Alexa.

No entanto, poucos dias após sua divulgação, a ComScore, maior e mais confiável instituto de pesquisas do mundo, rebateu as informações do Alexa ao trazer o Orkut ainda na liderança das redes sociais no Brasil com uma base de 32,1 milhões de usuários e o Facebook com 18,5 milhões. Na questão dos minutos online: o Orkut apresentava 8,7 bilhões contra 0,9 bilhão no Facebook.

Como não existem dados públicos e atuais da ComScore, ainda não é possível confirmar se os números do Ibope estão realmente corretos. Numa rápida consulta ao Google Trends, o mecanismo de estimativas de tráfego do Google, o Facebook ainda aparece bem distante do Orkut no Brasil. Seria um erro de mensuração?

Questionado sobre os números do Ibope, Felix Ximenes, diretor de comunicação e políticas públicas do Google, descreveu o cenário como positivo aos utilizadores. “Isso representa mais opções para o usuário e fomenta a criação de produtos e serviços ainda melhores”, disse em entrevista a IstoÉ Dinheiro.

Atualização: O Ibope emitiu uma nota de esclarecimento no qual não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro.

Referente a matéria da revista IstoÉ Dinheiro divulgada no final de semana

O IBOPE Nielsen Online esclarece que os dados de audiência de internet referentes a agosto ainda não foram finalizados, portanto, a empresa não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro desta semana e desconhece a fonte da reportagem.

Além disso, o IBOPE Nielsen Online esclarece também que, segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players.

 

27 COMENTÁRIOS

  1. Só estou aguardando o Google descontinuar o Google+. O Google nunca foi bom em redes sociais, seu foco é e sempre foi busca e publicidade, o do Facebook sempre foi o "social". Essa conversa de que tá todo mundo indo para o G+ é papo furado, a turma nunca deixará o Face.

    • Em menos de 2 meses são quase 30 milhões de usuários no Google+. Nem mesmo o Facebook teve um volume de crescimento tão rápido.

      • Não querendo rogar pragas nem tentar prever o futuro, mas enxergo essa expansão inicial rápida como normal. O importante mesmo é o serviço manter esse crescimento, pois sabemos que na web o que não cresce, definha.
        Pode ser que o Google+ não consiga manter-se crescendo e acabe termine como o Buzz ou o Wave.

      • Mas e usuários ativos? Tenho muita gente em meus círculos mas todo o conteúdo da minha timeline é gerado por umas 15 pessoas. Que por acaso também possuem blogs sobre o Google, os comentários ficam por conta de pessoas que acessam os blogs diariamente. Fora que é fácil para o Google atingir um grande número de usuários, quem tem uma conta Google acaba tendo quase que automaticamente um G+.

        Acho isso uma pena, a proposta da rede é ótima, e a usabilidade me encantou bastante, espero que um dia caia no gosto da galera.

  2. Nossa ninguém aqui viu um ERRO grotesco nas informações????
    Po Rene, como deixou passar uma dessas meu caro?? O primeiro grafico mostra a QUANTIDADE de usuários no serviço, o segundo mostra acessos, uma coisa não tem nada a ver com a outra…. ainda mais porque para ver as atualizações do Facebook eu nem se quer entro no site!

      • Como assim Renê? "No fim de julho, uma pesquisa apontava que o Facebook já tinha 70% dos usuários do Orkut." essa frase já mostra que eles estão falando, na reportagem, sobre cadastros! E não acessos….

          • Acredito que é o total que ele tem ao mes, e não a quantidade que ele ganha por mês! Tipo em setembro ele tinha 28, em novembro 29 (1 milhão no mes)….
            Bom, sei la, os numeros não me parecem pageviews

  3. Não entendi a comparação de pageviews.
    Orkut tem um fórum onde você passa por todas as páginas atrás de uma informação… com vários assuntos.

    O Facebook tem uma fanpage que mal mal as pessoas sabem que há mais páginas na lateral… você praticamente acessa 5 páginas e pronto.

    Agora, quanto aos usuários… eu também acho difícil o Facebook estar na frente aqui no BR.

    • Não fiz comparação mas uma demonstração de uso de cada rede social. Fiz um ajuste no texto para evitar novas confusões.

      • Desculpe Renê, mas infelizmente há comparação indireta… a imagem do gráfico dizendo que o Facebook passou o orkut diz "número de usuários", o gráfico que você divulgou no artigo diz "visitantes diários"

        Essa é a origem da confusão entre as pessoas que estão lendo o artigo e fazendo as comparações

        • É o que eu entendi também. Uma coisa pra tentar justificar a outra. O que é desnecessário. A maioria de nós acessa todas as redes e sabe os prós e contras de cada uma. Inclusive o motivo da migração de usuários. Ajudaremos mais o Google expondo os fatos, para evitar que o Google+ caia na mesma vala comum.

  4. Vai nada. O Orkut tem um nicho próprio que é insubstituível (a não ser por uma rede Ning). O "Crapbook" se enquadra melhor no compartilhamento de futilidades, o Orkut, além disso, permite a produção de conhecimento não fugaz.

  5. Eu acho que o Orkut é uma boa ferramenta de agregador de Fóruns.
    Ele deveria focar nesse talente e deixar de querer ser uma rede social, até pq o próprio Google já tem uma rede social bem melhor!
    Então o Orkut deveria ser repensado como um site para que pessoas possam utilizar como um fórum gigantesco que você entre e possa acessar qualquer assunto que te interesse.
    Aí sim acho que seria legal, e não essa bagunça que é hoje, e que está sendo transferida para o Face.
    Tomara que seja uma transferencia bem feita, o que vai tornar o Facebook insuportável, e todo mundo vai pro Plus!
    =]

  6. Mas segundo levantamento publicado pelo Alexa.com, desde abril o Facebook é a rede social mais acessada do Brasil – http://papodeinformatica.blogspot.com/2011/09/ork….
    Tenho amigos que estão apenas no Facebook e outros que estão só no Twitter. Mas ainda estou preferindo o Orkut por causa das comunidades e estou a cada dia que passa descobrindo melhor o mundo do Facebook. Mas estou gostando mesmo é do Twitter, pois é bem diferente de Orkut e Facebook.

  7. Porém mesmo com isso o IBOPE divulgou que não concluiu a pesquisa, por tanto ainda não pode usar essa noticia como válida.

  8. Essa história de dizer “orkut é coisa de favelado” é tudo desculpa de pobre. Toda rede social, começa como o Orkut, e o Facebook honestamente, já tá perdendo a graça, é questão de tempo, para que os brasileiros deixem ele, e migrem para o Google+. Por mais defeito que o Orkut tenha, a facilidade de compartilhar informações ali é tão grande, que eu não vejo necessidades de trocar de Rede Social, a não ser para a divulgação do Blog. Promover no orkut é de graça, e no Facebook?

    Comunidades no Orkut, são tudo de bom, e é uma coisa que o Facebook NUNCA alcançou, e provavelmente nem o Google+ alcançará. Vejo, que essa migração do Orkut para o Facebook, está sendo uma boa notícia, visto que, as pessoas que banalizaram o Orkut, vão banalizar o Facebook. Enfim, o Orkut estará um pouco mais limpo!

    Layout do Facebook foi sempre um grane problema, já, o do Orkut, sempre foi mais fácil de mexer.
    Se eu concordo uma coisa, é que abandonaram o Orkut, e isso fez com que o Facebook tirasse uma casquinha neste mês de Agosto, mas creio, que futuramente -depois que se acostumarem com Google+ – o Orkut terá mais atualizações, e dará uma melhora grande. Com o Facebook na frente, agora virá as grandes responsabilidades, e MUITO PROVAVELMENTE, começará a BANALIZAÇÃO^^. Agora sim, o Orkut fica mais limpo, e o Google+ ganha destaque^^

Comente!