Google descontinua Desktop, Pack, Sidewiki e outros produtos

O Google anunciou nesta sexta-feira que irá descontinuar mais um grande número de produtos e serviços com o objetivo de trazer foco e priorização em seus trabalhos.

No último mês de Julho, a gigante da web já havia cancelado o desenvolvimento do Google Labs, seu histórico playground de experimentos.


“Isso vai tornar as coisas muito mais simples para os nossos usuários, melhorando a experiência do Google em geral. Isso também significa que poderemos dedicar mais recursos aos produtos de alto impacto, aqueles que melhoram a vida de bilhões de pessoas”, disse Alan Eustace, vice-presidente sênior no Google.

Entre os produtos e serviços cancelados estão: Aardvark (pesquisa social), Google Desktop, Fast Flip, API do Google Maps para Flash, Google Pack, Google Web Security, Image Laberer, Google Notebook, Sidewiki e Subscribed Links.

O cancelamento, porém, não necessariamente significa que a tecnologia está com seus dias contados. De acordo com a empresa, as tecnologias presentes no Fast Flip e Web Security, por exemplo, serão migradas para outros produtos, incluindo o Chrome.

15 Replies to “Google descontinua Desktop, Pack, Sidewiki e outros produtos

  1. Putz … eu uso muito o Google Notebook, com muita informação lá dentro.
    Baita sacanagem .. espero que continuem disponibilizando para quem tem os dados lá.

    1. O Google Notebook já tinha sido cancelado em 2009. Eles apenas vão tirar do ar.

    2. Da para migrar tudo para o Evernote.

      Evernote > Settings > Import > Google Notebook :)

    3. Tô na mesma situação. Eles anunciaram que não iam mais aceitar novos usuários em 2009, mas iam deixar funcionando pra quem já era usuário.
      Só sei que até agora não recebi nenhum aviso, inclusive entrando na minha conta do Notebook, falando sobre o fim do serviço ou sobre "como migrar meus dados" ou nada do tipo.

      Que merda.
      Pouca gente usava, mas é bom o negócio. Tenho um monte de coisa interessante guardada lá. Era o único jeito de pegar uma página interessante, por exemplo, e salvar ela… sem correr o risco de guardar só o link e a página ser tirada do ar, como já é comum em boa parte dos meus links de favoritos.

      Google vai limpando seus aplicativos e com eles a minha simpatia por ele.

      1. Experimente o Evernote.

        Você vai gostar dele! :)

        Pra quem não conhece, ele tem um complemento para todos os browsers e tem também um aplicativo para instalar no computador. Ou seja, mesmo sem conexão, suas notas estão acessíveis! :)

        Ou então tente o Springpad. Dizem que é muito bom também!

        1. Esqueceu de comentar a integração com os mobiles. Uso muito os dois serviços, tanto o Evernote quanto o Notebook. Agora é a chance de juntar as informações.
          Bacana no evernote é que ele armazena de tudo: som, vídeo, fotos, texto, mesmo nos mobiles. Depois dele a quantidade de papel na minha carteira diminuiu drasticamente.

  2. E o Google Talk (o aplicativo)? Pra mim logo segue e o caminho do Desktop (ambos há anos apenas com atualizações do tipo .0.0.1.

  3. Como eles acabaram com a Google Toolbar, o Sidewiki iria pro saco uma hora ou outra. E com o novo Google Related, não vejo tanta necessidade. O Google Desktop tbm nunca conseguiu me encher os olhos. O mais útil são as pesquisas, mas isso posso fazer no Start Menu. E os Gadgets eu consigo encontrar em qualquer outro canto.

    Fora que Labs, não necessariamente acabou. Só será focado mais nos produtos que estão no mercado e menos em ideias doidas que não poderiam ser implementadas nesses produtos. E o Google Pack nem era tão bom assim.

  4. Tem muita gente que vê essa descontinuação de serviços e iniciativas da Google como um fracasso da empresa.
    Na verdade, isso só é um reflexo da vanguarda que ela ocupa, pois quem quer inovar tem que saber que vai fracassar.
    Ela investe uma parcela pequena em alguns projetos que parecem ter futuro, e caso eles não cheguem a vingar, descontinuar ele não é um grande sacrifício, já que é algo que não se botou tanto dinheiro.

Comente!