Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

14
248

Ficar sem poder ler e escrever e-mails, acompanhar os seus compromissos ou acessar os seus documentos devido a falta de conexão com a internet, não é das coisas mais agradáveis. Pensando nisso, o Google acaba de adicionar, ao Gmail, Google Docs e Calendar a possibilidade de acessar estes serviços mesmo que não haja conexão com a rede.

Para acessar o Gmail sem estar conectado, o usuário deverá, obrigatoriamente, utilizar o Google Chrome e ter o aplicativo Offline Google Mail instalado no navegador. Na primeira vez que o app é acessado, o usuário deve optar por permitir ou não que os e-mails sejam armazenados localmente. Na mesma tela, o Google alerta que tal funcionalidade não deve ser ativada em computadores público e que o usuário poderá voltar atrás em sua decisão futuramente.


Após permitir o acesso offline, o usuário irá se deparar com uma interface… digamos… diferente. Sim, é isso mesmo. A interface do Gmail offline é a mesma utilizada nos tablets. Nesta versão, o usuário poderá ler, apagar e enviar mensagens como se estivesse conectado. Assim que a conexão com a internet for restabelecida, o aplicativo sincronizará automaticamente com os servidores do Google.

No caso do Google Calendar, após ativar a opção pela engrenagem e instalar este aplicativo, a transição entre o modo on e offline se dará sem que o usuário tenha que intervir. Caso haja uma queda de conexão, o acesso ao Calendar se dará normalmente, porém, a adição/edição/exclusão de compromissos não será possível.

O mesmo se aplica ao Google Docs, onde os usuários somente poderão ler os documentos hospedados no serviço, sem poder editá-los. Neste caso, a grande preocupação do Google é, ao sincronizar, não sobrescrever as edições feitas online.

O Google afirma estar trabalhando para tornar a edição de compromissos e arquivos offline, além de expandir o suporte para outros navegadores.

Eu adorei a possibilidade de acessar o Gmail sem estar conectado. E vocês, o que acharam da novidade?

p.s.: tentei encontrar a extensão do Docs, mas não consegui pois a opção do serviço offline ainda não está disponível para mim. Assim que eu tiver acesso, atualizo o post.

14 COMENTÁRIOS

    • Está muito bem acabada a nova interface offline do Gmail.
      Antes era apenas uma interface pro serviço online via Gears.

      Muito bom agora.

  1. Estranho ter que instalar extensão.

    Não deveria ter que funcionar nativo caso o browser suporte o Offline do HTML5?

  2. Quanto a versão utilizada pelos tablets pude ver que é só mudar a url, onde temos mail.google.com/mail/u/0/… trocamos o "u/0/…" por "mu/mp/…" para termos uma outra "versão", acredito eu ser a de celular.

  3. Não gostei de algumas coisas, entre elas o fato de a assinatura do e-mail não estar disponível nesse modo…e dentro de uma mensagem não consegui encontrar o botão "encaminhar mensagem"…é isso mesmo?

    • Apesar da assinatura não aparecer, ela é enviada normalmente. O link encaminhar encontra-se no final da mensagem, ao lado de Responder e Responder a todos.

      Abraço.

  4. Bem, para usar o recurso offfline do docs é necessário estar usando a nova interface, clique no icone "detalhes" e selecione, neste mesmo icone (parecido com uma engrenagem) ha a opção de usar offline o google docs.

Comente!