Doodle: Google comemora o 125º aniversário de Tarsila do Amaral

<< Tarsila do Amaral, nascida em  1 de setembro de 1886 na cidade de Capivari, foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. Wikipédia >>


Abaporu, de Tarsila do Amaral

3 comments
  1. Tarsila do Amaral, mulher charmosa e genial, merece todas as homenagens. Em 2007 eu estava prestando um vestibular, e um de seus quadros, Abaporu, que fazia parte do mesmo, me ajudou a acertar duas questões, diante disso se tornou inesquecível. Obrigado e parabéns Tarsila do Amaral.

  2. Ela é uma excelente artista, muito mais do que simplesmente pintora. Ela entendia os conceitos que estavam sendo a vanguarda da época, e não só copiava.
    Os leigos acham essa pintura muito simples, como se fosse uma criança pintando, só que devemos olhar pra o que ela representa, e não só a imagem.
    A arte moderna derrubou a arte estética como o padrão, o que mais importava agora era a história, o conceito por trás do que estava ali. Afinal, se a arte é a expressão do artista, o que queria dizer aquilo?

You May Also Like