90 por cento das pessoas não sabem usar Ctrl + F

De acordo com Dan Russell, um antropólogo de busca no Google, estudos da gigante de Mountain View mostraram que 90% das pessoas não sabem usar a tecla de atalho Ctrl+F (ou Command+F no Mac) para encontrar uma palavra em um documento ou página web.

“90% da população da internet nos EUA não sabem disso. Esta é uma amostra de milhares de pessoas”, disse Russell.


“Faço esses estudos em campo e posso lhe dizer quantas horas eu me sentei na casa de alguém e observei estas pessoas tentando encontrar os resultados, mesmo em longos documentos”, mencionou.

“No final do experimento eu digo: ‘Deixe-me mostrar um pequeno truque aqui’, e muitas vezes as pessoas dizem, ‘Eu não posso acreditar que eu estive desperdiçando minha vida!'”, finalizou o Googler.

Nos EUA, a gigante de Mountain View tem procurado oferecer diversas formas de expandir o conhecimento de atalhos e termos técnicos entre os usuários.

Entre as campanhas ativas estão o AGoogleADay.com e vídeos explicativos no canal Google Privacy no YouTube, que detalham o funcionamento das redes wireless, conexções VPN, https e outros recursos.

13 Replies to “90 por cento das pessoas não sabem usar Ctrl + F

    1. Quem?

      Aquele que desconhece algo ou aquele que não sabe conviver com a suposta ignorância alheia?
      Pensa nisso, colega!

  1. AHHHH então é por isso que criaram aquele plugin no chrome que traz uma ancora pro termo buscado??? Tendeu…
    Impressionante como subestimo a burrice do usuário final…²

  2. Temos que entender que os usuários, principalmente os brasileiros, tem pouca experiência com navegação.
    Se levarmos em conta quando houve uma maior adesão à internet, isso foi há uns 5 anos, algumas pessoas tiveram pouca exposição à web.
    Além disso, há a questão de não haver um conhecimento difundido dos atalhos para essas funções, assim mesmo como os atalhos do Windows!
    A invenção do mouse e interface gráfica acabou facilitando pra muitas coisas, mas acabou escondendo essas coisas que atualmente poucas pessoas sabem, mas que são ferramentas poderosíssimas, já que podem adiantar em muito o serviço, por exemplo em procurar um termo num texto comprido.

  3. Essa pesquisa foi só nos EUA, aqui PODE (para bem muito pior, ou melhor) ser diferente, sem falar que ninguém vai ficar aqui comentando que faz parte dos 90% da população estadunidense que não sabia do control+f, né?

Comente!