Street View Brasil fotografa a Amazônia

Se você acompanha o Google Discovery há algum tempo, certamente já deve ter visto muitos posts sobre o Google Street View. Nestes posts, há coisas curiosas como, por exemplo, a utilização de um triciclo para captar imagens em locais onde os carros não conseguem chegar, como dentro dos estádios da Copa do Mundo de 2010. Mas, se você acha que o Google estava satisfeito em fotografar apenas centros urbanos com os seus Batmóveis carros, está muito enganado.

Nesta semana, a empresa começou a fotografar, em uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, o Rio Negro e as comunidades adjacentes, como a de Tumbira, localizada próxima a Manaus. Para fotografar o rio, o Google Trike será colocado sobre uma embarcação e, assim, poderá captar imagens em 360º. Já nas comunidades, um funcionário da empresa sairá pedalando pelas vielas e captando um pedaço quase desconhecido do nosso país.


Apesar de a captação estar ocorrendo agora, o Google não informou quando as imagens da Amazônia serão disponibilizadas no Street View. Quando eu penso que o Google já fez de tudo para me surpreender, a empresa apronta mais essa. :)

Imagens: Evaristo Sa/​AFP

Agradecimentos ao Geraldo Neto pela dica das imagens!

Atualização em 19/08/2011, às 18h: abaixo, inserimos um vídeo, feito pela BBC Brasil, que explica detalhadamente como será o funcionamento do Street View na Amazônia.

15 Replies to “Street View Brasil fotografa a Amazônia

    1. como assim nunca explorado? tem gente morando aqui seu moço
      rs
      tô brincando, entendi a expressão, mas tipo , aposto que a idéia é mostrar certas paisagens bonitas, pq imensidão de rio só tem beleza de panorama.

  1. Tenho um pouco de medo. São americanos fotografando coisas que nem 10% dos brasileiros viram…. Pode parecer conspiração, mas essa pode ser apenas uma primeira forma de exploração…

  2. Eu tô sendo um cara de sortepois o carro do SV já passou por mim em Porto Alegre, Uruguaiana e em Paso de Los Libres na Argentina…
    Tá me perseguindo!
    hihihihi

  3. A Amazônia precisa disso. O mundo inteiro poderá ver com mais detalhes essa maravilha que é a Amazônia.

  4. É curiosa a admiração que os países do Hemisfério Norte têm pelo Rio Amazonas.
    Eu como brasileiro, vejo que é um rio bem legal, o maior do mundo, o que massageia nosso ego.
    Mas não tenho esse fascínio que os estrangeiros parecem ter. Na verdade, seria um dos últimos lugares que iria fazer um mapeamento tão detalhado como é o Street View. Ou seria River View?
    Não compreendi o interesse em fazer isso, juro que não.
    Alguém tem alguma teoria conspiratória aí?
    =]

    1. A questão não é o Rio Amazonas. É a Amazônia. A Amazônia é um produto turístico único no planeta. Não há nada igual. Talvez não seja o seu gosto, assim como não é o de muitos, que só curtem praia ou cidade ou outra coisa. Ali é floresta e sua gente, sua cultura, fauna e flora. Não é pulmão do mundo, nós sabemos disso. Mas é de lá que, acredita-se, o homem tirará muitas das soluções necessárias para o mundo de hoje.
      Isso é o fascínio pela floresta que falta ao Brasileiro. Não deixa de ser um preconceito.
      Trabalhei num hotel na Amazônia, onde atendi no máximo, 5 casais de brasileiros em 6 meses.
      E o hotel já teve visitas da Rainha Silvia, Bill Gates, várias bandas internacionais, Rei Carl da Espanha… gente que tem a curiosidade de conhecer o que ´o mundo fascinante da Amazônia.

      Falta isso ao Brasileiro…

  5. eu tenho no meu computador o google earth um progama de mapas do mundo todo até na minha rua eles ja pssaram muito maneiro

Comente!