Facebook esconde convites do Google+ [atualizado]

Desde o lançamento do Google+, o Facebook tem demonstrado, a cada dia, um desconforto ainda maior com o crescimento vertiginoso do número de usuários do novo serviço social do Google. Mas, pelo visto, o site de Zuckerberg começou a apelar.

O Facebook tomou uma medida drástica e muito controversa para evitar que os usuários do serviço recebam convites do Google+. Agora, sempre que qualquer usuário publicar um link para a sua página de convites do Google+, o site de Zuckerberg simplesmente deixa de exibir tal atualização no feed de notícias dos usuários.


Como pode ser visto no vídeo abaixo (confirmei isso através de um teste feito com o Renê), somente é possível ver a publicação do convite acessando a página do usuário.

Onde está o fair play, Zuckerberg? Por que não permitir que os seus usuários escolham ficar na rede social por livre e espontânea vontade? Que feio, Facebook. Você não pode fazer isso!

Atualização: De acordo com o Estadão, o Facebook negou as acusações. Em uma nota oficial, a empresa afirma que não conseguiu reproduzir o problema exibido no vídeo, e que seus “feeds são geridos por algoritmos que podem mostrar ou ocultar publicações por vários motivos”.

44 Replies to “Facebook esconde convites do Google+ [atualizado]

  1. O fair play é o mesmo que a google utiliza ao não liberar importação de contatos do gmail para o Facebook

    1. O Facebook não permite a importação de contatos e nem das suas informações pessoais. O Google está fazendo um favor a proteção da sua privacidade.

        1. Isso é boato! Lá no site que você mostrou onde saiu a notícia original eles fizeram um update. Mas ainda não fiz o teste para ver se tem números do meu android no Facebook.

          Apesar de que, agora o Google permite a exportação dos seus contatos, através do Plus. Resta ao Facebook seguir o exemplo, liberando a exportação também. É bem provável que logo saia um app para importar (se ainda não te) os contatos que o Google exporta para dentro do Facebook, enviando convites e transformando os círculos em categorias.

    2. Quem começou foi o Facebook, pesquise sobre isso que você verá que o Facebook tinha feito isso primeiro! :)

  2. Essa é uma diferença crucial entre Google e Facebook. O Google JAMAIS se comportaria de tal modo!

  3. Adorei o trocadilho 'orkutiano': "Que feio, Facebook. Você não pode fazer isso!"

    1. Qualquer um diz que não pode. Deve ir contra até mesmo à política do próprio Facebook. Eles escondem uma coisa que você quer compartilhar e tudo bem? E se fosse um link mais sério? Se eles podem te impedir de divulgar um link de um convite pra outra rede social, simplesmente porque quer, imagine o poder que isso poderia adquirir nas mãos erradas (como o Twitter que derruba certas TTs)

    2. Eu disse isso e, sim, tenho uma adoração pelo Google, mas sei reconhecer todos os defeitos da empresa.

      Queria ver a sua opinião se o Google seguisse a ideia do Facebook e fizesse o que o Leonardo Hessel disse abaixo: retirasse o Facebook do Google Search. ;)

      1. Se o Google retirasse o facebook dos resultados de busca e impedisse publicidade do facebook (como o facebook fez em relação a anúncios com perfis do Google+) seria o caos para o Sr Zuckerberg. Mas isso nunca vai acontecer.

        O Google deveria usar seus serviços e publicidade para uma divulgação maciça do Google+.

  4. Hahahaha…. O goggle tem que tirar o Facebook da lista dele… penso… Digita Facebook e aparece ( 0 ) Resultados

    1. O Google nao precisa se rebaixar a nenum nivel para passar a frente do facebook, tudo eh uma questao de tempo.

  5. Esse é o respeito e a liberdade que o Facebook dá a seus usuários. Se fazem isso alegando que o Google+ não os preocupa, imagina se preocupasse. :) Eu só não larguei o Facebook porque o Google+ ainda é recente e nem todos os meus amigos têm, do contrário.

    Everton Rodrigues, parabéns, você recebeu -4. :D

  6. E porque o Google não permite que usuários menosres de 18 entrem na rede social? Sim, grande liberdade. Igual ou pior que o Facebook.

  7. Willder, a política de uma empresa não pode se sobrepor as leis vigentes de um país. Nenhuma rede social permite cadastro de menores, não sendo assim um critério exclusivo do Google. Isso é mera questão de responsabilidade.

  8. Esperava um atitude diferente do Facebook até mesmo por se tratar de uma rede "social" onde a ideia é compartilhar, ou seja aumentar a rede de contatos e de ambiente para que o compartilhamento de novas ideias e de novas tecnologias seja maior beneficiando um número cada vez maior de pessoas. Lembremos que o mundo está se globalizando… existem empresas que levam sua bandeira e querem que as outras sejam destruídas mas esse é uma paradigma do passado. O mundo de hoje deve integrar cada vez mais a todos.

  9. O Google também vem mostrando seu veneno: Não é possivel importar contatos do Gmail para o Facebook e ainda estou engasgado com a descontinuidade da Google Toolbar à partir do Firefox 5. Aos poucos o próprio Google macula a imagem do santuário de Mountain View.

  10. Pelo que eu li eles não estão bloquiando, só que não aparece sempre. Acho que deve ter ligação com as opções do News Feed.

  11. Era de se esperar, Zuckerberg conseguiu uma ideia maravilhosa, criada pela cabeça de outros gênios, mas não é capaz de acreditar no serviço que tomou para si!
    Se ele confiasse no produto que tem nas mãos, não teria medo de perder usuários, afinal ele tem 750.000… de seguidores!
    Por que esse medo, será que o FB não tem mais boas formas de manter seus usuários?
    PAPEL RIDÍCULO QUE SE PRESTA!

  12. Fiz um teste aqui e apareceu, será que eles mexeram no facebook depois do vídeo e dos testes de vocês?

  13. É, realmente o Zuckerberg está com medo do Google.
    Acho que ele não pode ficar controlando o que você quer falar, pois apesar de ser uma empresa, é uma empresa que é um mural para a vida das pessoas, o que elas querem compartilhar com seus amigos e conhecidos.
    O funcionamento de uma rede social é diferente de uma empresa normal, pois está trabalhando com a sociabilidade do indivíduo.
    Acho que o Facebook errou feio nessa, só sujando mais uma vez sua imagem.

    1. Quando o post foi publicado, não havia nada de equivocada na informação. O vídeo prova o conteúdo do post.

      Mas, depois do buzz negativo que a descoberta gerou, o Facebook voltou atrás e deixou de impedir o aparecimento dos convites.

Comente!