Mozilla anuncia sistema operacional móvel para concorrer com Android e iOS

No último mês de Junho, destacamos aqui no Google Discovery que a Fundação Mozilla estaria estudando projetos para a construção de um sistema operacional próprio, algo que poderia vir a competir com as plataformas móveis do Android e iOS, ou algo mais complexo, como o Chrome OS, do Google.

Hoje, para a nossa surpresa, a Mozilla confirmou que iniciará o desenvolvimento um sistema operacional móvel voltado exclusivamente para web, ou seja, executará aplicativos que estarão essencialmente online, dentro do navegador.


A ideia da criadora do Firefox está em valorizar os futuros aplicativos em HTML5 e evitar que os desenvolvedores tenham que reescrever seus códigos a cada novo lançamento de uma plataforma diferente, o que costuma ocorrer hoje em dia com o Android, iOS e Windows Phone.

A tecnologia, por questões de compatibilidade, dependerá de controladores e do kernel de inicialização de código-aberto do Android. “Pretendemos usar o mínimo de códigos do Android”, contou Mike Shaver, um dos desenvolvedores.

De acordo com a Mozilla, o projeto Boot to Gecko (B2G) terá a missão de romper e desligar as tecnologias proprietárias nos dispositivos móveis. “Este projeto está em sua infância, algumas partes ainda estão em nossas cabeças, outras são plenamente inexploradas”, escreveram.

20 Replies to “Mozilla anuncia sistema operacional móvel para concorrer com Android e iOS

  1. Uma ótima notícia, significa também que não vão desistir do projeto Firefox.

    Excelente o grupo Mozilla oferecer um SO, que será confiável e seguro quanto à privacidade, e um navegador idem, fato que nos manterá saudavelmente longe de sermos obrigados a usar o Androide e o Chrome, que sabemos que monitoram a vida de todo mundo, inclusive com geolocalização, quando isso é possível (uso de celulares).

      1. Não. O código é aberto e especialistas não só analisaram o código como rastrearam o que se passa durante a comunicação dos pacotes, está ok com o Firefox, mas não está com o Chrome.
        Já do Chrome uma turma tirou as cacas. É o projeto SR Ware. Eles explicam direitinho como o Chrome faz o monitoramento da navegação. http://www.srware.net/en/software_srware_iron.php
        Só não vi ninguém abrindo os pacotes da comunicação desse aí para termos certeza se tiraram tudo mesmo, e aí não coloco a mão no fogo.

    1. Acho usuarios retardados que falam cada baboseira dispensaveis viu. Geolocalização esses recursos monitoram a gente,sim monitoram.Mas pra pessoa que precisa parar em um ponto de onibus que nunca foi( o android faz isso,por geolocalização) é ruim pro cara que precisa ? Não,não é ruim. O google quando o Junior acima digita algo que procura ele rastreia as preferencias de busca dele,é rum?Não,porque o JUNIOR tem o resultado que espera na busca.Então RETARDADOS QUE FALAM QUE O GOOGLE RASTREIA ESQUECEM QUE ATÉ ELES MESMOS DEPENDEM DISSO.GENTE IDIOTA.

      1. Rodrigo, uma coisa é saber onde você está para te ajudar nas pesquisas em função disso, outra bem diferente é guardar isso num banco de dados e saber o que você faz, onde você anda, quais são as tuas rotas, saber da tua vida pessoal. é isso que está acontecendo, não sabia? Concorda com isso? Pois é, a Apple andava fazendo a mesma coisa, ela "esqueceu" de desligar essa guarda de dados e quando o cara sincronizava os aplicativos ela puxava toda a movimentação do cara, legal, né??
        Saiba mais, tem uma marca de GPS que fazia o mesmo sem ninguem saber. Quando os GPSs só se atualizavam do jeito que era puxar um arquivo e substituir o mapa antigo por um novo no cartão ou na memória, era uma coisa, agora o que aconteceu? Os aplicativos novos se atualizam pela internet, se atualiza o mapa, as vozes das moças, etc,… e nesse meio tempo, enquanto os incautos achavam que só estava "vindo" arquivos, estava indo um onde estava guardada toda a movimentação das rotas e horarios daquela pessoa, dia a dia. Como a pessoa precisava fazer um cadastro real, com dados pessoais reais no site da empresa, estava morta a cobra, a empresa ficava sabendo tudo. QUando descobriram isso, pediram desculpas… tá, e vai ficar só nisso? Concorda com esse tipo de monitoramento da sua vida? Se você concorda, quem vocês acham acho que é o idiota?

  2. Vamos ver, embora vá demorar alguns anos pra ser algo usável. :)

    Vale destacar a diferença da Mozilla em relação a Apple/Google, que fazem tudo secretamente em seus bunkers e só anunciam quando já está pronto.

    1. Eu não penso que seja fundamental fazer algo diferente, mas que seja algo que funcione, mesmo igual aos outros, sem precisarmos nos preocupar pela perda de privacidade.
      Por isso, não me importo em nada de usar o Firefox, sou fã inconstestável, acho-o útil no básico que se precisa para navegar porque sei que estou sendo tratado como um mero usuário, não um cidadão a ser espionado. Seria uma lástima se o Firefox desaparecesse, teríamos de optar entre o espião Chrome e a praga do IE.

  3. Sempre que eu ouço falar em algo móvel, via WEB, e me lembro da qualidade do 3G (e de tudo mais) no Brasil, me dá uma tristeza…

  4. Ah, Mozilla! Está entrando em lugar errado.
    Deveria primeiro eliminar o consumo de memória do firefox. #paciencia

    1. Idem para Google e MS, estou com o Chrome e IE usando mais de 1,3GB cada um (mais que o Firefox) e ambos insistem em lançar SOs toscos!

    2. concordo plenamente eles não estão conseguindo nem fazer um navegador melhor q a concorrência quanto mais um SO. Deveriam colocar toda energia para melhorar o firefox e não ficar inventando moda

      1. Desde a versão 4.0 o Firefox tem deixado o Chrome no chinelo, pelo menos no meu computador. Não vou falar de testes de desempenho pq em alguns o fire ganha, em outros o chrome… E qualquer teste desses vai te dizer que a sua impressão e suas preferencias é que valem… Bom, eu não tenho pudores em usar dois navegadores, mas confesso que o Firefox não me dá mais motivo pra abrir meu chrome! =P

        Dito isso: ADORO essa concorrencia!!! Os dois navegadores diminuiram o ciclo de atualizações e estão em uma corrida pra melhorar cada vez mais! =) Um aprende com o outro, um copia do outro, e de vez enquando criam coisas novas e vão se tornando cada vez melhores…

        Um pouco mais de concorrencia pro Android só vai fazer bem, pode acreditar!

        1. so discordo dessa parte: "…Um aprende com o outro, um copia do outro, e de vez enquando criam coisas novas e vão se tornando cada vez melhores…"

          na verdade essa frase seria "Os dois aprendem com o Opera, um ou o outro copia do Opera, e de vez enquando quando não estão copiando do Opera (oq eh raro) eles criam coisas novas…"

          :)

Comente!