A experiência do Google+ no iPhone

Já que essa é minha primeira participação aqui no Google Discovery, é melhor me apresentar para os que não me conhecem: sou designer de interface, nerd nas horas vagas, escrevo sobre tecnologia, design, Apple e afins. Sim, a palavra “Apple” já apareceu no primeiro parágrafo e é por isso que os amigos Renê e Ricardo Fraga me convidaram para falar de algo que está na minha praia: a chegada do Google+ na App Store!

Apesar de todas as minhas críticas ao sistema Android, sou fã das versões mobile de serviços do Google (como Gmail e agora também o Google+) no browser do iPhone. Essas versões online recebem constantes updates e, nos mínimos detalhes, são bem caprichadas para os usuários de iOS, aumentando as expectativas para o app oficial do novo serviço.


Será que responde a essas expectativas?

Começando pela compatibilidade, os donos de iPods e iPads ficaram bem desapontados, pois o app nem chega a ser instalado em seus gadgets. Pelo que alguns amigos reportaram, quem usa a versão beta do iOS 5 também não conseguiu usar o aplicativo por causar crashes constantes.

Os que conseguiram usar o app, por sua vez, também não parecem muito felizes; Desde bugs na visualização de imagens até o tal Huddle aparentemente só funcionar entre usuário de iPhone (com o app). Aqueles velhos bugs que sempre passam…

 

Design

Nesse tópico eu sou chata mesmo! Não entendi o motivo de a versão mobile não ter sido “aproveitada”, pois tanto no uso do espaço, como nos ícones, cores e demais elementos visuais, penso que dentro do Safari isso é feito de uma maneira bem melhor.

É claro que via browser o serviço tem suas limitações, mas por isso mesmo esperava por um app oficial: aprimorar o que já conhecemos do serviço no iOS e é muito bom.

 

Pitacos

Como usuária assídua do iPhone, também preciso falar dos recursos de “app switching” e configurações, que ficaram um pouco de lado. Esses pontos não influenciam negativamente no aplicativo atual, mas quando bem trabalhados são um belo adicional para quem usa com frequência. Coisas como atualizar a cada vez que você troca de app e volta para o Google+, dar mais opções de notificações, tamanhos de fonte, permitir edição de perfil, etc.

 

Conclusão

Então essa MacFag loira tem coragem de vir num blog dedicado ao Google só para falar mal do aplicativo dele? A culpa é toda do Ricardo pelo convite, hehe! Mas, brincadeiras a parte, gostei (pra não dizer “curti”) bastante da nova rede do Google. Ainda assim, não tem como dizer que gostei de seu app, e a expectativa criada não foi atendida.

O mais estranho é que apps sociais já têm uma longa curva de experiência, ou seja, clientes Twitter, Facebook e de outras redes criaram ótima soluções para esses pontos que citei. Seria sensacional se fosse aproveitado o touchscreen para integrar com o “arrasta e solta” dos círculos, mas pode ser que essa seja apenas uma versão inicial para ganhar algum feedback ou mesmo um projeto feito às pressas para chegar logo à loja da Apple…

De qualquer forma, se tenho sugestões para melhorar um produto do Google, não há melhor lugar que aqui, né? Que venha logo um update para melhorar essa experiência no querido iPhone. Espero que tenham curtido minha participação e podem me “circular” lá no Google Plus! ;-)

28 comments
  1. Olá Larissa, bem vinda!

    No Android a gente pode observar uma interface um pouco menos desenvolvida quando comparando com as screenshots do seu post, acredito que o Google ainda esteja meio indefinido em relação aos elementos visuais.

    Outra coisa é o visual bonito do webapp, com as cores (estilo Google), enquanto a App apresenta cores escuras sem muita identidade com o visual bonito que leva o produto. Realmente mudanças neste sentido seriam ideais, pelo menos para quem curto um App agradável de ser usado.

    Parabéns pela participação e presença. Volte sempre. :)

    1. +1 em tudo que disse.

      E mais:

      app para iPhone tem que ter uma experiência melhor, já que os usuários exigem mais, logo o Google tem mesmo que trabalhar, quem sabe colocar aquele ex-design da Apple que participou no projeto do Google+ pra trabalhar em cima desse app pra iPhone!

      1. Seria muito bom ver ele ainda mais ativo no projeto. Pelo menos o Larry Page deu sinal verde para ele fazer o que achar melhor.

          1. Sério, não tem vontade de dar um mega up no design e principalmente usabilidade do seu OS mobile? hehe

            Acabou que não achei mesmo pra comprar o Galaxy SII com a devolução dos 7 dias… :S

          2. Se você conseguir comprar o Galaxy SII, você vai ver o que é interface mobile. :)

  2. Que surpresa ver a linda Larissa por aqui! Acompanho seu trabalho no Techtudo também.

    Em relação ao aplicativo do Google+, estou gostando bastante. Demorou para sair para iphone né? Talvez minha maior dificuldade nesse momento seja entender o serviço mesmo. Senti falta da opção de repostar que ainda não tem mas li em algum lugar que no Android também não tem. Então estamos quites, né?

    Abração para toda a galera.

  3. Gostei do artigo, compartilho das mesmas opiniões da Larissa.

    E quem achou que o aplicativo não seja tão ruim, basta dar uma olhada nas notas que os usuários estão dando lá na App Store.

  4. Finalmente estou vendo um artigo que faz críticas ao aplicativo do Google+. Sou usuário desde o primeiro dia, graças ao Google Discovery, e até o momento tenho evitado usar esse complemento. Acho que o Google precisa encontrar um modo melhor de visualizar as informações.

    Esta é a minha opinião. Espero ver mais artigos da Larissa por aqui, não aguento mais só o Ricardo e o Renê dominando meu feed. risos!!

          1. Bom, não vou esconder que tenho mais preferencia pelos textos da Larissa…. hahahaha

  5. Como sempre a Larissa sempre estimulando ótimas discussões. Também trabalho com arquitetura de informação e gostaria de ver algumas mudanças. Se o projeto fosse meu eu faria alguns ajustes drásticos.

    Porém sei que o maior parte de nossas reclamações são costumes, então tento dar alguns meses antes de realmente fechar uma conclusão. Parabéns pelo post!

  6. Lamento não conseguir testar adequadamente a aplicação; pois, como estou trabalhando com a versão beta do iOS 5, o G+ insiste em finalizar inesperadamente em quase todas as suas funções.

  7. A Larissa sempre toca nos pontos críticos com muita delicadeza e destreza. Concordo plenamente com tudo que disse, mas creio que é apenas uma app inicial e acredito que o Google deve aprimorar ainda mais. Excelente post.

  8. É dificil entender o posicionamento do botão +1 nas duas interfaces (no android tb). Quando você dá "+1" é no post e não em quem escreveu ou no seu próprio cometário. A app do facebook no android o botão "curtir" funciona melhor.

You May Also Like