Google Labs será descontinuado e experimentos desligados

É o fim de uma era e dos experimentos abertos do Google. A gigante de Mountain View anunciou há poucos minutos que irá descontinuar seu histórico playground de inovações, o Google Labs.

“Enquanto nós aprendemos com o lançamento de protótipos no Labs, acreditamos que foco é crucial se quisermos tirar o máximo de proveito das oportunidades extraordinárias que estão a nossa frente, isto significa que iremos terminar com os experimentos do Labs – e incorporar produtos e tecnologias do Labs em áreas de produtos diferentes. Muitos dos produtos que são do Labs e hoje são aplicativos Android continuarão disponíveis na Android Market” explicou o Google.


Desde o lançamento do Google+, o Google tem demonstrado uma nova visão corporativa que apresenta um foco central em seus produtos existentes, uma estratégia que pode finalmente garantir uma evolução rápida e dar uma resposta mais ágil aos consumidores e concorrentes. Por outro lado, a empresa deixa de demonstrar suas inovações e criações, o que infelizmente é bem drástico.

Esta mudança, no entanto, não significa que o Google esteja decretando um fim em seus experimentos mas uma otimização de seus trabalhos, oferecendo serviços que tenham objetivos mais definidos e que realmente possam oferecer valor quando integrados em outras ferramentas. Esta decisão não afeta o Labs do Gmail, Maps e TestTube, do YouTube.

Na última quinta-feira, Larry Page, CEO do Google, deixou claro aos acionistas que sua gestão irá dar mais foco aos seus produtos de núcleo (como Pesquisa e Anúncios), produtos de sucesso para o consumidor (YouTube, Chrome, Android) e novos produtos (Google+, Local e outros).

Para quem gostava dos experimentos, isto significa o fim das aventuras, das ideias loucas e selvagens, como o próprio Google definia seu canal de inovações e protótipos. :-(

Loading comments...