Google planeja renomear Picasa e Blogger para Google Photos e Google Blogs

De acordo com o blog Mashable, o Google planeja finalmente renomear seus produtos do Picasa e Blogger para uma identificação mais próxima da empresa, e claro, de seu próprio funcionamento.

“Google irá remomear o Picasa para ‘Google Photos’ e o Blogger para ‘Google Blogs'”, diz a publicação. “Outros produtos também deverão ser afetados pela decisão, sendo o YouTube o único excluído de qualquer mudança”.


Diferente de outros produtos da companhia que receberam novas marcas após suas aqusições, Picasa e Blogger mantiveram por anos suas marcas de origem. Com o lançamento do Projeto Google+, a gigante de Mountain View mostra ter novas intenções de tornar seus produtos mais visíveis aos usuários.

Mudanças são aguardadas desde 2008

As informações do Mashable, se realmente verídicas, confirmam os antigos rumores. Ambos os produtos já vinham recebendo nomes diferentes nas centrais de ajuda e código-fonte. Em abril de 2007, com o objetivo de atrair e melhorar a identificação do produto Froogle, o Google renomeou o serviço para Google Product Search.

12 Replies to “Google planeja renomear Picasa e Blogger para Google Photos e Google Blogs

  1. Acredito nessas mudanças. Eu acho que o Orkut e o YouTube serão os únicos serviços a manter o nome e o Blogger deve manter o seu subdomínio Blogspot.com pois não teria lógica nenhuma trocá-lo a não ser que os endereços dos blogs se tornassem acessíveis com o endereço antigo e um novo que possa vir a tomar o seu lugar.

  2. Nada a ver acho que os serviços devem continuar com seus nomes.

    Mas se o Google acha que é melhor assim, sem duvida deve ser, pois facilita de cara o entendimento do produto.

  3. Pelo o q li parece q eles tbm vão desativar (ou liberar!?!?!?) os perfis q são privados no Picasa.

    Li algo assim em outro link mas não entendi direito, como assim???

    Se possível gostaria q comentassem.

  4. Aqui o link q comentei acima: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materi

    "Google liberado até 31 de julho e perfis privados eliminados

    De acordo com o site, o Google deve estar liberado para qualquer usuário com login Google no dia 31 de julho, mesma data em que a companhia marcou para eliminar os perfis privados, caso os usuários não os tornem públicos. A medida deve incentivar internautas a criarem uma conta na rede social, para permanecer com perfis Google ativos, usufruindo da privacidade proposta pelos círculos do "Plus"."

    Como assim? Não entendi, eu tenho conta no Picasa com fotos privadas, elas vão ser excluídas?

  5. Por que eles simplesmente não adicionam o "Google" na frente dos nomes dos produtos que ainda não levam o nome da empresa? Google Picasa e Google Blogger ficaria menos tosco do que o que eles pretendem mudar.

  6. Eu acho até melhor mesmo mudar para Google Blogs. Fica mais fácil, inclusive, de dizer que o seu blog faz parte do Google Blogs do que do Blogger já que uma grande parcela das pessoas que conheço não sabem direito inglês. No entanto, como ficará o endereço? Passará de http://www.blogger.com para blog.google.com? E como ficará a URL do seu blog? fulano.blog.google.com? E os endereços que remetiam ao endereço que será, supostamente, desativado (fulano.blogger.com), vão apontar para o novo endereço? Muitas dúvidas… Mas espero que o serviço só melhore! =D

  7. Caro "Leitor" (hsauhsuasa) ouvi dizer que vão desativar os perfis privados do Google Profiles até o fim desse ano… mas também não entendo o porquê!

    E quanto aos nomes, acho que deveria ficar como está! a google está com muito estrelismo querendo mudar o nome dos produtos pra "Google Isso", "Google Aquilo"… Aff, sinceramente, são ridículos… Acho blogger e picasa nomes geniais! E orkut, vão mudar o nome também? Porque não mudam do youtube também? estão com medo do pessoal abandonar e ir pro vimeo? lembrarem do google videos (aquela coisa horrível)? hsuahsuahs

    por falar em blogger, não vi meu design novo até agora =/

Comente!