Descubra o novo layout do Google Discovery

Desde 2008, o Google Discovery vinha utilizando sempre aquele clássico tema branco. Super clean e seguindo a ideia de minimalismo do Google, o nosso blog sempre almejou a simplicidade, deixando o foco para a qualidade do nosso conteúdo. Não que não tivéssemos a preocupação de dar, a todos vocês, um belo blog, este apenas não era o nosso foco.

Neste semana, com a reformulação de praticamente todos os serviços do Google, influenciada diretamente pelo Google+, pensamos: por que não aproveitarmos a oportunidade para darmos, ao GD, uma nova cara? E foi isso que fizemos.


Em pouco mais de 24 horas, o nosso editor Willian Max desenvolveu, do zero, o tema que acabamos de implementar. Utilizando CSS3, conseguimos dar um pouco mais de vida ao blog, introduzindo efeitos de movimento em algumas opções do menu lateral, bem como no nosso querido Droidinho skatista.

Por questões técnicas, algumas das alterações somente serão percebidas pelos usuários do Google Chrome e Safari, mas acreditamos que, com o avanço da tecnologia, outros navegadores passarão a suportar as animações utilizadas por nós.

Reformulamos, também, todo o topo do site, dando um maior destaque à caixa de pesquisa e, também, adicionamos um local fixo que será utilizado para chamar a atenção às notícias mais importantes, exclusivas ou de destaque do dia. Além disso, no final de cada post, vocês poderão encontrar o link já encurtado pelo gdis.co, o nosso encurtador de URLs.

Esperamos que tenham gostado das mudanças feitas por nós. Aproveitamos para convidar a todos para deixarem os seus comentários sobre a nossa nova interface. Caso encontre algum bug, sintam-se à vontade para reportá-lo.

E não esqueçam: o nosso foco continua na elaboração de conteúdo diário e de qualidade, com o único intuito de levar até vocês, nossos leitores, todas as novidades do mundo Google! :)

48 Replies to “Descubra o novo layout do Google Discovery

  1. Caro Willian Max, parabéns! Ótimo trabalho. Só uma observação sobre a página de erro 404 que tu acabou de postar no twitter:
    Ela comete um erro ao redirecionar o usuário para a página inicial automaticamente. É simples: o usuário vai ficar confuso porque estava lendo a mensagem de erro, quando de repente, é redirecionado para a página inicial. Retire esse redirecionamento, pois ele deixa o usuário muito confuso.

  2. Parabéns pro William Max, essa foi rápida! :D
    Mas vocês não acham que tá cedo demais pra basear o layout no Google+? Podiam ter esperado pelo menos uma semana, né?, pra deixar essa nova fase amadurecer na mente das pessoas, e também pra poupar o Will de tanto trabalho. ;D
    By the way, será que tem um convite pro Google+ dando sopa aí? Haha thx :)

  3. Caro Willian Max, parabéns! Ótimo trabalho. Só uma observação sobre a página de erro 404 que tu acabou de postar no twitter:
    Ela comete um erro ao redirecionar o usuário para a página inicial automaticamente. É simples: o usuário vai ficar confuso porque estava lendo a mensagem de erro, quando de repente, é redirecionado para a página inicial. Retire esse redirecionamento, pois ele deixa o usuário muito confuso. Uma abordagem legal seria tu fornecer um link para a página inicial bem destacado com CSS. Um link para um formulário de contato também seria interessante, pois o usuário poderia ajudar reportando o link que ele tentou acessar e não encontrou nada.

      1. Que isso. Posso dar mais uma dica? Vamos lá:

        Percebi que quando estou na página inicial e clico no link de algum artigo, recebo a página do artigo. Até aí, tudo certo. Porém, o usuário se distrai muito com o cabeçalho e a seção de destaque. O artigo propriamente dito, não aparece destacadamente, pois parte da visão do usuário é ocupada pela barra da uol, pelo cabeçalho, campo de pesquisa, etc. Vi que o artigo fica localizado dentro de um elemento div com id=conteudo. Resolver isso é simples: é só acrescentar "#conteudo" no link que leva até o artigo que o mesmo aparecerá logo na parte de cima e o usuária terá uma visão bem maior e não ficará distraído com o que há nas seções cabeçalho e destaque. Veja: atualmente http://twitpic.com/5jwky5 , o ideal: http://twitpic.com/5jwltr

  4. Isso é fantástico!! Mandaram mtooo bem.. Parabens Ai Renê, William, Ricardo…
    Special Thanks ao William que ralou ai na frente das linhas de códigos tão rápido quanto a evolução da tecnologia.. rsrsrsrs

  5. Ficou legal, parabéns Willian pelo serviço, pense que ia ficar no artesanato heheehe mas, o GD ficou muito bom

  6. Ficou muito bom, eu achava o layout antigo um pouco confuso e poluído!
    Minhas 2 observações: o menu lateral, além do movimento quando passar o mouse em cima, poderia ter também o reverso quando tirar o mouse. Não sou excelente em CSS, mas acho que alterar o arquivo style.css, a partir da linha 311, para o que está abaixo, resolva. Tirei o efeito de transição do "hover" e deixei na lista, pois será aplicado somente quando houver movimento (de entrada e saída). Ah, coloquei os códigos para funcionar no Firefox e Opera, também!

    #sidebar div.ultimos-artigos ul.lista li {
    margin-bottom: 15px;
    list-style: none;
    -webkit-transition-duration: 0.2s;
    -moz-transition-duration: 0.2s;
    -o-transition-duration: 0.2s;
    }

    #sidebar div.ultimos-artigos ul.lista li:hover {
    padding-left: 10px;
    }

    A segunda observação é que, quando clicasse no link do "compartilhe", o texto deveria ser, pelo menos, selecionado. Um botão para copiar para a área de transferência também seria bem vindo!

  7. Gostei muito do modelo. Ao meu ver ainda continua tão bom quanto era e claro, com um ar mais grandioso (acho que toda mudança da uma nova graça). Parabéns!

  8. Ficou muito bem feito mesmo. O anterior já era bonito mas esse novo além de bonito ficou bem mais moderno. O novo jogo de fontes também tornou mais agradável a leitura.

  9. Só precisa aumentar o line-height em 1 ou 2 pixels. Talvez mudar a cor pra #333 ao invés de #000 e pronto.

  10. Muito bonito, gostei mesmo.
    Mas qual é nome dessa fonte dos títulos? Porque ela é diferente aqui, e eu queria poder usar :P

  11. Esse layout é muito bonito mesmo! Só tenho uma sugestão: usar a fonte Droid Sans no conteúdo dos posts também, o texto fica mais "level". :)

  12. Transformações bonitas e marcantes em pouco tempo…
    Só acho que o formato das letras do "discovery" deveria ser mudado, fica um aspecto antigo para um visual tão moderno, letras mais arredondadas cairia melhor!
    Já as letras do slogan "Descubra as novidades do universo google" está perfeito

  13. kkkkkkk… cara, que mancada a de vocês, quando estava enviando o comentário anterior, me deparei com a seguinte situação. Não posso logar no google para enviar comentários com assinatura.
    Como o discovery, que testa os produtos google, pode está deixando de lado um recurso como esse?
    Se não for pedir muito, poderiam colocar a opção de logar na conta google para envio de comentário?!
    Obrigado

    1. Infelizmente o Intense Debate, nosso sistema de comentários, não fornece suporte ao Google. Explicação: o Google tem o Friend Connect mas o serviço parou no tempo, agora com o Google+ poderemos ver uma mudança nesta questão.

  14. Olá pessoal,

    Pra quem costuma visitar a página praticamente todos os dias, é bom ver algumas novidades de vez em quando, além do excelente conteúdo.
    Parabéns ao Willian Max pelo layout. Realmente, ficou muito bom.

    Abraços a todos.

  15. Tanto o Firefox 5, quanto no Chrome 12 o site está absolutamente da mesma forma.
    Portanto em matéria de modernidade o Firefox não está devendo nada ao Chrome…

  16. O Willian Max e toda a equipe do Google Discovery está de parabéns! O layout está de muito bom gosto. O blog realmente reflete o universo Google, tanto no conteúdo, na qualidade e na estética. ;)

  17. Também estou achando essa fonte muito ruim de ler.
    A aparência está boa, mas a fonte do texto parece que as letras estão muito separadas, sei lá… Vocês podiam colocar a fonte do texto como estava antes, sério, ta ruim de mais pra ler… coloca a mesma dos comentários…
    Tirando isso, aparência ta de mais!

  18. Excelente novo layout. Só um comentário: não que a logomarca atual não seja boa (na verdade, é muito boa) só faltou ela mudar também para se adequar ao novo layout. =D

  19. ué, mas eu uso Google Chrome, mas não notei nenhuma "animação" ou qualquer coisa diferente… aliais o droidzinho de skate tá ali parado… era pra tá acontecendo o que? porque aqui não funfa? =/

Comente!