Chrome ganhará melhorias no sistema de impressão

Uma das coisas mais fascinantes, na minha opinião, é poder acompanhar um programa durante toda a sua vida e, assim, vibrar com cada uma das suas vitórias e melhorias. E é exatamente isso que vem ocorrendo desde setembro de 2008, quando eu era ainda apenas leitor do Google Discovery e o Google liberou, para download, o primeiro Beta público do Chrome.

Em quase três anos (caramba, como estou ficando velho), pude vivenciar o maravilhoso crescimento que o Chrome teve. Não estou falando apenas do número crescente de usuários (hoje, ele é o segundo navegador mais utilizado no Brasil e o terceiro no mundo), mas principalmente da adição de novas features ao navegador. Em sua essência, o navegador deve ser minimalista como o Google, mas ele veio ao mundo muito pelado. Para competir com seus principais concorrentes (Internet Explorer e Firefox), era inevitável que ganhasse mais recursos, e isso foi feito de forma satisfatória pelo Google ao londo deste período.

Como evangelizador do Chrome que sou (mas não é maior que a minha adoração pelo Gmail :p), sempre notei uma grande queixa por parte dos usuários: a falta de uma opção de preview de impressão. Apesar de eu pouco imprimir coisas a partir do navegador, sei que é uma funcionalidade muito utilizada, principalmente pelos usuários do IE. Parece que finalmente a empresa resolver sanar essa falha do navegador.

Aparentemente disponível somente aos usuários da versão Dev do Chrome, sempre que uma página ou documento é enviado para a impressora (o famoso Ctrl + P), a funcionalidade funcionalidade Print preview é carregada e a guia chrome://print/ aberta, dando ao usuário algumas opções de customização da impressora, como a definição da impressora que será utilizada, as páginas que serão impressas, o número de cópias e se a impressão será feita em preto e branco ou colorida.

Contando com um visualizador integrado de PDF desde junho de 2010, o Chrome não permitia que os usuários salvassem os arquivos ou mandassem imprimir, ao menos não de forma intuitiva. Este foi um motivo de reclamação da minha parte, há alguns dias, no Twitter.

Se o Google lê as coisas que falo no Twitter, eu não sei. A única coisa que sei é que, no último sábado, amigo Gregori Pavan me avisou que havia uma novidade no visualizados de PDF do Chrome. Ao acessar um arquivo para testar, me deparei com duas novas opções: salvar e imprimir. Sim, o Google matou dois coelhos com uma machadada só!

Pois é, agora, além de poder mudar a maneira com que o documento é exibido na tela, aproximando, recuando ou exibindo em tela cheia, os usuários podem, com um simples clique, mandar salvar o arquivo ou imprimi-lo. Neste último caso, o Print preview é carregado. A única coisa que não sei precisar, no caso do visualizador de PDF, é se a novidade está disponível somente para usuários da versão Dev do navegador.

Quais serão as próximas novidades do Chrome? Eu não sei. Só sei que, a cada dia, gosto ainda mais dele. :)

13 comments
  1. Parabéns pelo post Ricardo!
    Gosto muito de ler seus relatos, hehe. Poderiam ser denominados "Faces of Chrome", de modo similar ao que há no blog do Gmail.

    Com relação à novidade divulgada, vale notar que há bastante tempo estava planejada e era uma das mais solicitadas pelos usuários (http://googlediscovery.com/2010/07/23/em-cinco-anos-o-google-chrome-estara-na-versao-36-0/), conforme citado no artigo do link, que foi escrito por um leitor. =D
    Assim, provavelmente ela ajudará a aumentar o número de usuários do meio empresarial, que também são alvo do Google (http://www.google.com/apps/intl/en/business/chromebrowser.html).

    Um grande abraço!

    1. Obrigado, Guilherme!

      Acho que esses meus relatos são quase que marcas registradas dos meus posts. :p

      Vou dar a ideia do "Faces of Chrome" ao Google. kakakakak

      Abraços!

  2. Usei o Chrome por 6 meses em meu PC mas…. Não deu. Na primeira oportunidade voltei de braços aberto ao Firefox. Pelo menos para mim o FF se adapta melhor ao meu uso.

  3. Eu ainda prefiro o firefox, mai o chrome evoluiu muito.

    Sinto falta da opção de abrir os arquivos pois no chorme só existe a opção de salvar os arquivos.

    1. Apesar de concordar que, quando comparado com os concorrentes, a possibilidade de abrir os arquivos é uma "falha" do Chrome, prefiro ver pelo lado da segurança.

      Não dando a opção de abrir, sempre que um link é clicado, acredito que o Chrome torne a navegação do usuário mais segura. Afinal, para abrir um arquivo malicioso, o usuário terá que baixá-lo e abri-lo, o que acaba dificultando um pouco na minha opinião.

      1. Ricardo, notei que no print tem um app do Wave, voce ainda o utiliza? Até hoje ainda não entendi direito aquele negócio, o meu está lá abandonado, até entrei nele estes dias e ainda não sei usar, mais não vai adiantar pq ninguém usa. haha

        Até.

  4. Tudo bem, um recurso novo e tals… gosto muito, muito mesmo do chrome, e ao meu ver, ele tinha apenas um defeito: não dar a opção de abrir ou salvar arquivos quando vai abrir um anexo de e-mail, por exemplo… ele só dá a opção SALVAR, e eu acho um absurdo, pois depois tenho que ir lá excluir manualmente o arquivo que eu só queria ABRIR…
    Agora, tem 2 defeitos! Esse que relatei e esse recurso de print. Digo isso porque as folhas impressas saem faltando uns 10 cm de impressão… tudo bem abrir um preview em uma nova janela, excelente! Mas não deveriam se "intrometer" em um recurso que o windows vem oferecendo com maestria desde sempre, que é a famosa janelinha IMPRIMIR, que dá todos os recursos de impressão. Tudo bem, no rodapé dessa janela que o chrome abre, tem o link "avançado" que finalmente nos direciona a esta janela… mas eu tive que perder várias folhas antes de parar, fuçar um pouco e descobrir tal link!
    Vcs me entendem né pessoal, na correria do trabalho vc age por impulso e clica no que está mais em evidência, não em links de rodapé… pra mim é isso! Abraço!

  5. falta a opção "Configurar Página" q está presente em outros navegadores, uma opção separada e a parte de "imprimir" onde pode ser configurado o tipo/tamanho de papel e as margens (esq,dir,sup,inf,matriz) de um documento. …..

Comente!

You May Also Like