Mozilla pode lançar concorrente para o Chrome OS

Ainda não se sabe exatamente qual a relação do desenvolvimento do browser Webian Shell junto a Mozilla – proprietária do popular Firefox – mas um protótipo mostrado no blog oficial da fundação pode direcionar a raposa a um futuro similar ao Chrome OS.

Desenvolvido para dispositivos que não necessitam de um desktop, o Webian Shell é um navegador open source que funciona em modo de tela cheia e tem como destaque uma interface ainda mais minimalista do que os atuais navegadores.


“A idéia do projeto Webian Shell é de repensar a interface do seu computador como algo muito mais simples e tratar as aplicações web como cidadãos de primeira classe e acabar com toda a desordem desnecessária”, explica o desenvolvedor.

Lançado como um conceito, o novo navegador foi construído utilizando a plataforma Mozilla Chromeless e apresenta as tecnologias padrões da web como HTML, CSS e JavaScript. Atualmente pode ser instalado no Windows, Mac OS X e Linux.

3 Replies to “Mozilla pode lançar concorrente para o Chrome OS

  1. Peraí! Agora é a mozilla querendo seguir a moda de Google em criar um Sistema Operacional que vai falir a empresa? Eu não usaria lixo como o Chrome OS e nem esse SO porque apenas uma ação de hackers pode expor seus programas, além de você perder o total controle sobre o que é realmente seu.

    Desktop forever, death to the clouding computer!

  2. Já existia um projeto de Sistema Operacional dentro da Janela do Navegador, muito antigo, baseado no antigo pacote de aplicativos Mozilla (Suite – http://en.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Application_… aquele que tinha navegador, cliente de email, irc, etc. Mas eu lembro que cheguei a testar esse OS, muito, mas muito antes de existir qualquer projeto do Google neste sentido… Era um projeto independente, baseado em Linux. Ou seja, Nada se cria, principalmente quando falamos do Google.

Comente!