Google descontinua serviço de buscas especializadas

Se você é um usuário antigo do Google, provavelmente deve se lembrar dos primeiros filtros de pesquisas que davam relevância a resultados temátivos, como Linux, Mac, Microsoft, BSD e outros assuntos ligados as universidades e ao governo americano.


Nos últimos dias, sem qualquer aviso, o Google removeu os serviços do ar. Em resposta a imprensa americana, a gigante de Mountain View emitiu uma nota oficial:

“Estes serviços foram estabelecidos há muitos anos e ofereciam busca através de um índice limitado da web, que no passado era a melhor maneira de encontrar essa informação”.

“Não estamos mais oferecendo serviços de pesquisa especializados em google.com/microsoft, google.com/bsd, google.com/mac, google.com/about and google.com/unclesam. Por exemplo google.com/linux foi projetado para ajudar pessoas a localizar informações de fóruns e blogs sobre o sistema operacional Linux.

“Hoje, a qualidade da pesquisa avançou tremendamente, e com base em nossa análise descobrimos que na maioria dos casos é melhor você olhar para este tipo de informação especializada utilizando a caixa de pesquisa normal do Google, por exemplo, digitar [linux fedora atualização].”

“Entendemos que alguns usuários foram surpreendidos por esta mudança, por isso pedimos desculpas por não comunicar de forma mais clara antes de redirecionar estes serviços do google.com. Para mais dicas de busca avançada e como restringir sua busca a sites específicos e tipos de informação, recomendamos dar uma olhada em nossa Central de Ajuda”.

One Reply to “Google descontinua serviço de buscas especializadas

Comente!