Google Dengue Trends monitora as tendências da dengue ao redor do mundo

Com um processo de análise de dados similar ao Google Flu Trends, que agrega informações de usuários aravés do Google Search para estimar atividade de gripe, o Google Dengue Trends é capaz de relacionar dados de pesquisas relacionados à dengue e encontrar um padrão durante a época em que a doença está mais ativa entre a população.

“Comparamos nossas contagens de consulta com os sistemas de vigilância tradicionais da dengue e descobrimos que muitas consultas de pesquisa tendem a ser populares exatamente durante a época da dengue. Ao contar a frequência com que vemos essas consultas de pesquisa, podemos fazer uma estimativa da circulação da dengue em diferentes países e regiões ao redor do mundo”, explicou o Google.


Na comparação com os dados fornecidos publicamente pelo Ministério da Saúde (veja o gráfico acima), o Google Dengue Trends mostra uma correspondência muito próxima aos indicadores de atividade da dengue tradicionais.

“É claro que o desempenho passado não é uma garantia para os resultados futuros. Nosso sistema ainda é novo, mas esperamos ver correlações parecidas nos próximos anos. Para os epidemiologistas, este é um desenvolvimento empolgante, pois a detecção precoce de uma epidemia pode reduzir o número de pessoas afetadas”.

Mantido pelo Google.Org, o braço filântropico do Google, o Google Dengue Trends está atualmente disponível para o Brasil e pode ser acessado através deste link.

Comente!