Além do bom trabalho que vem sendo feito no Windows Phone “Mango”, a Microsoft apresentou hoje uma prévia de como será a próxima geração do Windows, de codinome Windows 8.
“Pela primeira vez, o Windows 8 é uma releitura do Windows, do chip até a interface. Um PC baseado em Windows 8 é realmente um novo tipo de dispositivo, que funciona em pequenas e grandes telas, com ou sem um teclado e mouse”, revelou a Microsoft.
Nesta primeira aparição do novo Windows, a empresa de Steve Ballmer demonstrou algumas das maneiras de como a nova a interface irá funcionar em hardware de touch. De acordo com a Microsoft, a nova geração do Windows deve chegar ao mercado mundial em 2012.
Veja o vídeo abaixo para mais detalhes:
14 comments
Interessante… mas se for realmente isso ai, vai ser uma mudança MTO drástica, talvez com a demora na aceitação do povo
Como impedir a migração das apps para internet? Fazendo do sistema operacional uma web offline :-P
E isso até seria uma boa ideia se eles fossem capazes de fazer um navegador decente… E suspeito que a coisa seja mais funcional para apresentação comercial do sistema do que para o uso diário…
"Olha como a gente tb é meio Google, mostra a parede…"
O IE9 está bem decente, posso até apostar que o IE10 vai chutar a bunda da concorrência.
Quando a MS quer fazer algo bom ela consegue. Vide o Windows 7.
Obrigado pela resposta, Fancis. Discordo bastante: o IE 9 só funciona no Win 7, não rola direito Canvas, SVG, Font Linking, CSS3, Web Workers, várias coisas do HTML5… enquanto nos demais navegadores já rola há várias versões. E o Win 7 é a primeira tentativa mais ou menos bem sucedida de copiar o Mac, mas não chega perto quanto à estabilidade e segurança.
Agora "o IE10 vai chutar a bunda da concorrência" é muito otimismo… Em todas as estatísticas só o Chrome sobe e todos os demais navegadores estão em queda.
Boa sorte com IE e Windows ;-)
"Boa sorte com IE e Windows" Você usou o IE9? Para falar então?
Olá, joex. Sim, claro. Se não, como formaria minha opinião de modo responsável? Mesmo sendo fã de algumas empresas não sou "fiel" a elas, a algum programa ou tecnologia. Quando algo melhor aparece, mudo sem problema.
O que me preocupa na Microsoft é que me parece que investem mais na re-embalagem dos produtos do que na qualidade. Por exemplo, em se tratando de navegador não acho que eles pensem "ah, agora vamos fazer um navegador muito bom", mas sim "agora vamos fazer algo que impeça a migração dos usuários para navegadores bons pq assim perdemos influência sobre eles".
Na minha opinião, eles investiram tardiamente na qualidade do navegador – de propósito – na tentativa de impedir que a tecnologia web tornasse obsoleta a necessidade de programas desktop. Acredito que pensavam ajudar o Google fazendo um navegador bom. Mas agora que perceberam ser impossível impedir ou retardar mais o processo, procuram uma nova maneira de chamar atenção para o desktop fazendo-o parecer web.
;-)
É minha opinião, fique à vontade para discordar.
Abraço
"navegação" em nuvem. Conceito google sendo aplicado no windows.
Cara do Android ou do SO da Aple para Pad… hummmm :/
"Conceito google" Só faltava essa. Dizer que o Google inventou o conceito nuvem
Para Tablet creio que é a melhor interface já vista até agora, mas para desktop vai ser um problema esse ícones gigantes e demora para controlar os programas e tudo mais. Sem falar que a retrocompatibilidade dos programas nessa tela vai ser uma meeeeeeeerda.
A Microsoft é líder em vaporware, ou seja, em dizer que vai oferecer recursos que na verdade nunca vão sair da sala de projetos (falando nisso, cadê o Surface?). Agora vamos falar sério: no meu desktop atual, quer seja Windows, MacOS ou Linux, eu posso ajustar minhas janelas como eu quiser, posso ter 20 janelas ao mesmo tempo na minha tela. Agora eles apresentam uma interface que eu posso ter no máximo 2 telas/apps juntas? Ah, c'mon, vamos falar sério. Acredito que o Windows ainda tem sérios problemas não resolvidos e deixados de lado por questões de marketing como: a taxonomia do sistema do arquivos (que se traduz na eterna confusão de todos usuários de onde colocar seus arquivos), como fazer uma migração de um OS para o outro mantendo as apps e configurações pessoais (veja a organização do MacOS), um Painel de Controle onde ninguém nunca acha nada (ficou impossível saber o IP da minha mãe, o que antes levava 2 cliques, agora mais de 5). A inconsistência de UI que deixa os designers de aplicação maluco (que bolinha ridícula é aquela do novo Office?) Em tempo: não adianta apresentar um mooonte de eye candies visuais sem antes arrumar a casa para os problemas mais simples.
Surface? Já foi lançada a tempo e está vindo a segunda geração dela.
Agora td mundo fala que a MS copia todo mundo. Ninguém copiou o Windows não, né?
Concordo que o sistema pode ser uma merda, mas tacar peda agora, baseado em quê? Fico na expectativa de que pelo menos sirva como referência para ser copiado e melhor implementado pelos concorrentes, afinal, não ganho nada com qual marca é a dona do sistema que eu uso, mas sim, com a disponibilidade de bons sistemas.
Nilton, ninguém copia a Microsoft porque eles simplesmente não fazem nada de referência ou de inovação para ser copiado. E, oficialmente pela Microsoft, o intuito deles nem é esse. Mas tem quem tenha copiado sim, qualquer sistema de janelas de Linux é uma cópia descarada do Windows, o que eu particularmente acho lamentável, com tanta coisa simples e boa que daria para melhorar.
Voltando à discussão do Windows 8: berimbau não é gaita. Essa pode ser uma excelente interface para um tablet ou um smartphone, mas certamente não é adequada para computadores pessoais.
monte de asneiras…