Blogger sofre instabilidade após manutenção programada

17
210

Na noite de ontem, o Dicas Blogger informou que o serviço de hospedagem de blogs do Google passaria por uma manutenção programada durante a madrugada desta quinta-feira. Segundo o DB, a manutenção seria iniciada às 2h (horário de Brasília) e a previsão inicial era de que às 3h o serviço voltaria ao normal.

Mas, ao que tudo indica, algo não saiu como previsto. Ao longo do dia, centenas de usuários relataram dificuldade ou impossibilidade para acessar os seus blogs. No início da noite de hoje, contudo, a situação piorou. Além do endereço blogger.com ficar inacessível, todos os blogs hospedados no serviço saíram do ar. Fazendo uma rápida pesquisa no Twitter, foi fácil notar a extensão do problema. Usuários de várias nacionalidades relataram que seus blogs estavam fora do ar.

Por volta das 19h, já era possível acessar os blogs, mas o blogger.com continuava fora do ar. Segundo a Juliana Sardinha, criadora do Dicas Blogger, seus leitores relataram perda de posts e problemas com os layouts, mas ela acredita que tal problema seja temporário.

Há alguns minutos, a equipe do Google postou a seguinte mensagem no fórum em inglês do produto:

Lamentamos muito que os usuários não consigam publicar no Blogger agora. Revertemos a versão de manutenção da noite passada e, como resultado, posts e comentários de todos os usuários feitos após 11h37 do dia 12 de maio de 2011 foram removidos.

Mais uma vez, pedimos desculpas que isso tenha acontecido e os nossos engenheiros estão trabalhando duro para o Blogger voltar ao normal e restaurar os seus posts e comentários. Vamos publicar um relatório assim que o problema for sanado.

Assim que obtivermos mais informações sobre o problema, voltaremos a atualizar este post.

Atualização em 13/05/2011, às 9h30: as últimas informações disponíveis no fórum de ajuda do Blogger reafirmam o problema, mas ratificam que a equipe do serviço está trabalhando arduamente para solucioná-lo o mais breve possível.

Atualização em 13/05/2011, às 10h15: o Google acaba de postar uma nova informação no blog do serviço em inglês:

Nós começamos a restaurar as mensagens que foram temporariamente removidas e esperamos que o Blogger esteja de volta ao normal em breve.

Atualização em 13/05/2011, às 14h40: o Google acaba de confirmar que o Blogger está novamente no ar. Leia, abaixo, a nota divulgada pela empresa.

Que dia frustrante. Lamentamos muito que você não tenha conseguido publicar no Blogger durante as últimas 20.5 horas. Estamos quase de volta ao normal – você pode publicar de novo, e nas próximas horas as postagens e comentários que foram temporariamente removidos devem ser restaurados. Obrigado pela sua paciência enquanto estamos resolvendo esta situação. Nós usamos o Blogger para os nossos próprios blogs, por isso compreendemos o que vocês estão sentindo.

Eis o que aconteceu. Durante o trabalho de manutenção programada na quarta-feira à noite, tivemos algumas corrupções de dados que influenciou no comportamento do Blogger. Desde então, os blogueiros e leitores podem ter experimentado uma variedade de anomalias, incluindo interrupções intermitentes, o desaparecimento de postagens, e acessando blogs indesejados ou páginas de erros. Um pequeno número de usuários do Blogger (estima-se 0,16%) podem ter encontrado problemas específicos adicionais em suas contas. Ontem, voltamos a um estado de pré-manutenção e colocamos o Blogger apenas em modo de leitura enquanto trabalhávamos para restaurar todo o conteúdo: foi por isso que vocês não conseguiram publicar. Revertemos para uma versão do Blogger na quarta-feira dia 11 de maio, por isso que suas postagens, desde então, foram temporariamente removidas. Essas são as postagens que estamos no progresso da restauração.

Novamente, sentimos muito pelo impacto causado nos autores e leitores do Blogger. Nós nos esforçamos muito para garantir que o Blogger esteja sempre disponível para você compartilhar seus pensamentos e opiniões com o mundo, e faremos o melhor para evitar que isso aconteça novamente.

  • Bel Salles

    Seria tão bom se colocassem o layout novo… =(

  • Arierom

    Certo @amigordinho dizia à tarde que saberia de algo, mas que não poderia revelar… Será que esta instabilidade tem ligação com o #segredo do… ?

  • ironkenyo

    Olá galera, sou Kenyo Carvalho do Dicas HTTP e além de não termos acesso ao painel percebi um reset nos artigos, eu havia postado cerca de 6 artigos ontem em minha rede de blogs e todos artigos que foram colocados no ar sumiram após o problema.

  • @Blogger Help! http://kingo.to/xrg
    OooooooOOOOoooooH o que será do Fundo de Ração

  • Entra no blog, mas no painel para postar não.

  • ironkenyo

    Olá galera, sou Kenyo Carvalho do Dicas HTTP e além de não termos acesso ao painel percebi um reset nos artigos, eu havia postado cerca de 6 artigos ontem em minha rede de blogs e todos artigos que foram colocados no ar sumiram após o problema.

    Acredito que como o Google assumiu de vez o comando do Blogger eles resolvam o problema rapidamente e traga alguma novidade para nós webmasters.

  • carlos

    isso é uma sacanagem, ontem eu estava mechendo no meu blog ajeitando o layout deke e derrepende vou entrar nele e percebo que perdi tudo o que tinha feito aff

  • Sexta-feira 13 meus caros, tudo conspira contra. rsrsrsr
    É a lei da física, somos atraidos por tudo… O que é mal rsrsrsrs.

  • Espero que esse breve, seja realmente um breve.

  • Bernardo Brentar

    Problemas do tipo só acontecem na sexta-feira, justamente para acabar com o final de semana. rsrsrs

  • O que mais me deixa indignado é a utilização deste tipo de jargão "estaremos reestabelecendo em breve". Já se passaram mais de 12 horas com o problema e ninguém ainda conseguiu resolvê-lo.

    Para quem leva a sério o seu blog, este tipo de postura por parte do Google deixa muito a desejar…

  • Giovana

    Mas será q o q se perdeu será mesmo reestabelecido??

  • Oremos pelo retorno de nossa produção de ontem

  • E na sexta-feira 13, né? :p

    p.s.: você é o colaborador lá do fórum do Gmail, né? :)

  • guiga22ko

    Blogger deve ter sido hackeado e está escondendo o jogo… Quero postar:@

  • Bernardo Brentar

    Ricardo,

    sou eu mesmo. Sempre que posso apareço lá para ajudar e adquirir conhecimento.
    Inclusive, utilizo o seu blog como meio de informação lá no fórum sempre que preciso. Parabéns pelo trabalho. :)

    Abraços e bom final de semana

  • Lucas

    O Google parece que ta pedindo pra todo mundo migra pro WordPress ta tenso esse blogger, e um erro atras do outro!