Google: Chromebooks são um novo tipo de computador

Com uma abordagem curiosa de trazer ao mundo um “novo tipo de computador”, o Google apresentou hoje durante a Chrome I/O, em São Francisco, os primeiros modelos de notebooks que virão equipados com o sistema operacional do Chrome OS.


Com o foco inteiramente voltado para a computação em nuvem, a gigante de Mountain View espera conquistar os mais de 160 milhões usuários do navegador Chrome ao trazer um notebook eficiente, rápido e acessível em qualquer lugar, graças a conexão 3G embarcada no equipamento.

“Chromebooks são construídos e otimizados para a web, onde você gasta a maior parte do seu tempo. Então você tem uma experiência mais rápida, mais simples e segura, sem todas as dores de cabeça dos computadores comuns”, explica o Google.

Rodando apenas o navegador Chrome, os Chromebooks chegam para quebrar um paradigma dos computadores atuais, tornando a computação em nuvem como centralizadora de todas as tarefas do usuário.

O Google acredita ainda que com HTML5 e outros padrões abertos, aplicações voltadas para a web em breve serão capazes de fazer qualquer coisa como as aplicações tradicionais (aquelas instaladas em Windows/Mac/Linux) podem fazer.

Os primeiros Chromebooks estarão disponíveis para venda no dia 15 de junho nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Mais países serão adicionados nos próximos meses. Entre os primeiros fabricantes estão a Samsung e a Acer.

Chromebooks também no mundo corporativo

Em busca do mercado corporativo, o Google informou que os Chromebooks serão ferramentas com grande potencial para empresas, principalmente aqueles que já aproveitam os recursos do Google Apps. Por serem mais baratos e seguros, os notebooks com Chrome viabilizam economia em gastos de equipamentos e redução de trabalho por parte da TI.

Com o programa Chromebooks para negócios e educação, a gigante de Mountain View planeja oferecer uma nuvem de gestão para a administração remota de usuários, dispositivos, aplicações e políticas.

Também há um programa de garantias e substituições, bem como atualizações de hardware regular através de uma assinatura mensal que custará US$28/usuário para as empresas e US$20/usuários para as escolas.

7 Replies to “Google: Chromebooks são um novo tipo de computador

  1. Legal, mas no Brasil esse netbook não funciona. Ele é totalmente dependente de internet, logo inviável para um país como o nosso.

  2. Banda Larga no Brasil?
    pokasppokaspokaspokas huahushuahsuhuas ………..

    ……… próooximo !

Comente!