10 ferramentas do Google para ajudar a gerar conteúdo de qualidade pro seu blog/site

Me inspirei no artigo Web Content – 6 Free Tools to Generate Great Ideas (and all from Google) da Ann Donnelly, onde ela cita algumas ferramentas do “todo poderoso” para gerar conteúdo para web sites. Mas, pra não ficar uma cópia descarada, adicionei outras quatro ferramentas que acho muito úteis pra ajudar a fazer conteúdo de qualidade, e óbvio que também são do Google.

O conteúdo quando feito com qualidade, pode incentivar o usuário à ficar na página, à divulgar em redes sociais e possivelmente faze-lo voltar futuramente. Além disso, os mecanismos de buscas adoram um conteúdo bem feito, pois é isso que eles apresentam para seus usuários nos resultados de buscas após fazer a indexação das páginas (pra entender melhor sobre indexação, leia Como o Google indexa a Internet?), logo, isso também ajuda na otimização do seu site (SEO).


Para montar os exemplos, usei a palavra “rede social” no google.com.br em pt-br (antes que você pense “que menina burra!”, tem como colocar ele em inglês, mesmo no .com.br ¬¬) e nas ferramentas, também em pt-br.

Alertas do Google (Google Alerts)

Alertas do Google

O Google Alerts é uma ferramenta que permite enviar notificações para seu e-mail sobre determinado assunto. Então, toda vez que o robô do G acha um conteúdo nos seus resultados referente ao assunto escolhido, seja ele na pesquisa web, blogs, notícias ou qualquer outra coisa que ele indexar, ele envia um e-mail.

Usando essa ferramenta, fica mais fácil de acompanhar as novidades sobre o assunto que te interessar, sem precisar perder tempo com pesquisas constantes.

Passo-a-passo Alertas do Google

  • Vá no site da ferramenta
  • Preencha os campos de acordo com suas necessidades (dica: use aspas para palavras compostas. Ex.: “redes sociais”)
  • Clique em Criar Alerta.
  • Em seguida ele irá mostrar uma mensagem de confirmação
  • Vá no seu e-mail e clique no link de confirmação.
  • Pronto! Você logo receberá o seu primeiro e-mail do Google Alerts.

Google Reader

Google Reader

Na minha opinião, é a melhor ferramenta para acompanhar RSS. O Google Reader é uma ferramenta onde você pode adicionar as URLs de Feeds (aquele ícone laranja que aparece no navegador quando o site disponibiliza esse serviço), para acompanhar as atualizações do site sem que você precise ficar visitando-o sempre pra verificar se foi atualizado.

Assim, fica muito mais fácil acompanhar os sites de conteúdo relacionado ao seu para usar de referência ou acompanhar outros assuntos que sejam de seu interesse.

Passo-a-passo Google Reader

  • Vá no site da ferramenta (nesse caso, é necessário ter um e-mail no Gmail pra usar a ferramenta)
  • Faça login
  • Clique no botão Adicionar Inscrição localizado abaixo do logo do Reader
  • Preencha com uma URL de feed. Ex.: http://feeds.feedburner.com/googlediscovery
    Dica: Se você não possui a URL de feed do site, tente com a URL da home dele. Se não funcionar, verifique se existe o ícone do RSS na barra de endereço do  navegador (no caso do Chrome, não existe) ou no próprio site. Aqui no GD, fica no topo da barra lateral direita do site. Em alguns casos, pode estar no rodapé.
  • Clique em adicionar. Após isso ele deve mostrar uma lista com as últimas notícias do site. Caso queira organizar os RSSs por assuntos como no print que coloquei acima, basta clicar no botão Configurações de Feed e Clicar em Nova Pasta.
  • Pronto! Adicione quantos sites quiser… eu tenho 235, pergunta se eu consigo acompanhar tudo ¬¬

Sugestões do Google (Google Suggest)

Sugestões do Google

As sugestões do Google aparecem logo quando você começa a digitar um texto na caixa de busca. É interessante usar essas sugestões pois são essas palavras que são as mais procuradas pelos usuários. Quanto mais buscado determinado termo, mais no topo ele irá aparecer. E se você faz um conteúdo pelo o que os usuários estão procurando, mais fácil de se conseguir visitas.

Além disso, a partir da busca principal, você pode usar suas ramificações para fazer sub-tópicos de um determinado assunto, como por exemplo um artigo que tenha continuações (parte I, parte II…). Assim você incentiva o usuário a voltar na página futuramente pra continuar lendo sobre aquilo.

Passo-a-passo Google Reader

  • Vá no G (pt-br, não se esqueça) e comece a digitar a palavra/busca
  • Pronto! Difícil demais esse. Dica: teste as variações da palavra, plural, singular, composta etc.

Ferramenta de Palavras-chave do Google AdWords

Ferramenta de Palavras-chave do Google AdWords

O Google AdWords Keywords Tool é uma ferramenta que apresenta o volume de buscas por termos ou palavras-chave. Não é como o Google Suggest, essa ferramenta é muito mais completa, pois apresenta 100 palavras/termos em uma tabela com o volume de busca local e global, além de não precisar fazer uma única pesquisa cada vez que é usada, pois ao invés de campo simples, possui uma caixa de texto para colocar as palavras-chave.

É possível salvar em CVS a lista com as 100 palavras-chave. Caso queira mais que isso, deve-se fazer login na ferramenta.

Use-a para trabalhar as palavras-chave que possuem mais volume para ter mais chance de trazer tráfego ao site.

Passo-a-passo Google AdWords Tool

  • Vá no site da ferramenta
  • Digite as palavras ou termos no primeiro campo
    Dica: marcando a opção “”  logo abaixo da caixa de palavras-chave, você terá somente resultados referentes ao termos que você digitou, assim não aparecem palavras-chave que não sejam relacionadas com o seu conteúdo.
  • Em opções avançadas, selecione Brasil – Português caso essas opções não estejam marcadas
  • Clique em Pesquisar
  • Após mostrar os resultados, clique no título da coluna “Pesquisas locais mensais” para que os termos sejam organizados nessa ordem

Google Webmasters Tools

Print Google Webmaster Tools

A ferramenta para webmasters do Google mostra quais pesquisas apresentam seu site nos resultados de busca e a porcentagem de usuários que estão acessando seu site através dessas impressões.

Dessa forma, pode-se trabalhar o conteúdo em cima daquelas palavras que possuem mais impressões, mas pouco retorno.

Passo-a-passo Google Webmasters Tools

  • Vá para o site da ferramenta e faça login
    Dica: tente usar a mesma conta de e-mail para as ferramentas para consolidar os relatórios
  • Clique em adicionar um site e preencha o campo com a URL sem o http
  • Clique na aba “Métodos Alternativos” e escolha a opção que melhor lhe atender. Eu ainda prefiro usar a da metatag
  • Após seguir as recomendações, clique no botão “Verificar”

As impressões podem ser acessadas no menu lateral esquerdo em “Seu site na web > Consultas de pesquisa”. No início vai ficar igual ao print acima. Recomendo a exploração e estudo da ferramenta, pois é muito útil.

Google Analytics

O Google Analytics apresenta relatórios como quantidade de visitas, tempo médio que as pessoas ficam nele, qual página é mais visitada, quais palavras chaves trazem visitas de mecanismos de buscas entre outras várias métricas. Essa ferramenta também precisa de um código dentro do site para que funcione.

Essa é outra ferramenta que precisa ser estudada, pois vai te ajudar a enxergar não só possibilidades de novos conteúdos ao seu site, mas também onde precisa de uma atenção a mais: alguma página que não está sendo acessada, um formulário que não está sendo enviado, quais possíveis parceiros. Sugiro a leitura dos slides abaixo pra entender pelo menos o básico.

http://www.slideshare.net/leonaressi/ebook-web-analytics-uma-viso-brasileira-2a-edio?from=ss_embed

You May Also Like