Gmail ganha plano de fundo personalizável

Personalização parece ser a palavra de ordem do Google. Nos últimos tempos, a empresa tem dado, aos usuários, a possibilidade de fazer diversos tipos de customização em seus serviços, principalmente no que se refere a utilização de temas. A personalização vai desde os temas do Orkut, do Gmail, até chegar ao plano de fundo do Google Search e do Calendar.

Apesar de haver uma gama de opções de temas bacanas no Orkut e Gmail, os usuários sempre querem mais. Para satisfazer ao menos os usuários do Gmail, o Google anunciou, no início da tarde de hoje, ter adicionado a possibilidade de personalização do plano de fundo do seu serviço de e-mail. Este recurso era, de longe, uma das opções mais pedidas no fórum do serviço, só perdendo para a confirmação de leitura. :p


Para customizar o plano de fundo do Gmail, o usuário deve acessar a opção Configurações e, depois, Temas. Depois, basta que o usuário clique na última opção da galeria de temas, a Criar seu tema. Na janela que será aberta, o usuário poderá customizar completamente o tema utilizado.

Além de poder contar com as antigas opções de personalização (alterar cor de fonte e link, por exemplo), com a nova opção, o usuário passa a poder utilizar qualquer imagem hospedada no Picasa web, ou pode fazer o upload de uma imagem que tenha no computador.

Uma vez selecionada a imagem que comporá o plano de fundo do Gmail, e as cores das fontes e links (estes itens são muito importantes pois, dependendo da coloração da imagem, os menus podem ficar praticamente invisíveis), basta que o usuário salve as mudanças e feche a janela de personalização. Assim, as novas configurações serão aplicadas automaticamente ao Gmail.

Gostaram da novidade? Não deixem de compartilhar, conosco, os planos de fundo criados por vocês! :)

9 Replies to “Gmail ganha plano de fundo personalizável

  1. este é um recurso sem muita utilidade. Bom pra quem gosta de ficar fuçando fugurinhas. No máximo para empresas pode ser interessante grudar a logo no fundo do gmail, mas, se o usuário gosta de mexer, porque nao?

  2. cara, era o q eu tava esperando, personalizar a minha propria caixa de email…. aqelas que ja existiam eram boas, mas qndo se personaliza fica mto melhor…
    pra mim foi mto util…

  3. Finalmente, né? :) Fica bonito se escolher uma foto legal e alterar a cor dos links, textos para combinar com o plano de fundo. Testei colocando umas fotos do tipo 'por do sol' e 'nature' e ficaram bacana. Fotos com muitas cores deixam o visual um pouco confuso, pelo menos pra mim.

    No fim das contas voltei para o meu antigo plano de fundo 'brilhante'. rsrsrs

    Mas pra tantas pessoas que durante tanto tempo pediram e esperaram por isso, é uma grande felicidade. :D

  4. No meu Gmail também não dá certo.

    Ao selecionar a imagem do Picasa, fica só aparecendo "carregando" mas não vai pra frente =S…

    Se alguém souber solucionar, por favor ajude.

    (Testei no Chrome, IE, FX)

Comente!