Gmail aprimora sistema de exibição de anúncios

O sistema de publicidade interno do Gmail, divide a opinião dos usuários. De um lado, há quem o defenda, justificando que acabam por obter anúncios mais relevantes pelo fato de o sistema ler as suas mensagens e saber dos seus interesses. Mas, por outro, há os que o consideram uma invasão de privacidade, mesmo com o Google afirmando que a leitura é feita de forma automática, e que nenhuma informação sobre a mensagem do usuário é gravada pelo sistema.

Gostando ou não da maneira com que os anúncios são exibidos, não podemos negar que, para manter um sistema de e-mail estável, inovador e gratuito como o Gmail, há de se monetizar de alguma maneira. O mesmo é feito pelos concorrentes do serviço, como Yahoo! Mail e Hotmail (esse, acredito eu, o campeão dos banners invasivos).


Como, deixar de exibir os anúncios, não é uma opção, o Google quer tornar as propagandas exibidas no Gmail ainda mais relevantes aos usuários do serviço. Nesse sentido, a empresa anunciou, hoje, que promoverá melhorias significativas no sistema de publicidade do seu webmail. “Se você usa o Gmail há algum tempo, deve ter percebido que erramos uma vez ou outra. Anúncios ruins tendem a irritar as pessoas. Estamos tentando eliminar esses anúncios e tornar os anúncios exibidos mais úteis”, disse a empresa.

O novo sistema será similar ao da Caixa prioritária. Ao lado dos anúncios, o usuário terá acesso a sinais indicativos, que poderão ser utilizados para sinalizar, ao Google, se aquele tipo de publicidade é ou não atraente ao usuário. “Por exemplo, se você tiver recebido recentemente várias mensagens sobre fotografia ou câmeras, uma oferta de um comerciante de câmeras local pode ser interessante. Por outro lado, se você tiver denunciado essas mensagens como spam, provavelmente você não estará interessado na oferta”, completou a empresa.

O novo sistema será habilitado automaticamente para a conta dos usuários, mas poderá ser desativado através da opção Configurações do serviço.

Como de praxe, apenas alguns usuários perceberão a mudança no início. Mas, segundo o Google, de acordo com que o recurso for aprimorado, ele será aplicado de forma mais ampla.

One Reply to “Gmail aprimora sistema de exibição de anúncios

  1. Um dos fatores principais que me levou a ser usuário do Gmail é a propaganda. Nos demais serviços o visual é poluído demais, como por exemplo no Yahoo. No Gmail há apenas propaganda do lado direito quando abre uma mensagem, nada que atrapalhe. É compreensível que haja propagandas, afinal é daí que sai a arrecadação da empresa. O que não considero legal é quando há muita propaganda ao ponto de se tornar inconveniente, né Hotmail e Yahoo? A idéia de aparecer propagandas relacionada ao conteúdo do webmail é legal, afinal se é para ter propaganda, que pelo menos seja do nosso interesse. Sobre a questão da privacidade, acredito sim que seja um processo totalmente automatizado. Seria inviável se assim não fosse. Sobre a questão principal do post, é interessante a medida que eles tomaram, apesar de ser indiferente pra mim. rsrs

Comente!