Google planeja reduzir o tamanho do Chrome

Em 2009, quando o Chrome foi apresentado ao público, o instalador do browser continha apenas 9 MB de tamanho. Hoje, após 2 anos de desenvolvimento e 10 versões lançadas, o instalador atingiu 26.2 MB, um “exagero”.

Para reverter esta situação crítica, o Google anunciou nesta quarta-feira que irá promover na semana que vem uma “força-tarefa” agressiva para reduzir o tamanho do Chrome.


De acordo com Anthony Laforge, Technical Program Manager no Google, a primeira versão a passar pelo ajuste será o instalador do Chrome para Windows. “Acredito que as soluções encontradas serão diretamente implementadas em todas as plataformas”, disse.

Como comparativo, o Firefox 4 – lançado no início desta semana – apresenta apenas 12 MB em seu instalador.

7 Replies to “Google planeja reduzir o tamanho do Chrome

  1. Ótimo. Já tinha notado ao baixar o portable que ele tá bem grandinho, vai facilitar a vida pra quem ainda está no kbits de conexão. Vale adicionar que o IE9 nove está pesando 36mb.

    1. kkkkk verdade, está bem pesadinho, o IE9 por mais que seja novo, a Microsoft consegue estragar todos os navegadores deles porque eles simplesmente não tem atualizações periódicas, nem vale a pena comparar =/

  2. Boa iniciativa. Quanto menor, melhor. Apesar de não trabalhar na área de programação, acredito que diminuir o tamanho não necessariamente significa perder qualidade – eficiência.

  3. Como sempre, a Google pensando nos Usuários!
    Porém não ligo muito com tamanho do instalador, pois sempre baixo o instalador MSI OffLine do Chrome.

    Espero que essa mudança não interfira na velocidade, no visual e na segurança do navegador.

Comente!