Google Doodle agora é um método patenteado

O Google conseguiu o registro de uma pentente que impede que outras empresas explorem a ideia da criação de logos comemorativos em um processo similar ao Google Doodle.


A patente 7,912,915, solicitada há 10 anos, descreve um método de criação de um logo modificado e o fornecimento de resultados especiais quando o usuário clica nesta imagem.

Escrito por Sergey Brin, o documento entitulado “Sistemas e métodos para atrair os usuários a acessar um site web” também revela a ideia de um logotipo que possa acrescentar vídeo ou áudio.

Desde 2000, o Google costuma brincar com o seu logo ao trazer imagens que celebram uma variedade de eventos, desde aniversários, homenagens e datas celebrativas.

9 Replies to “Google Doodle agora é um método patenteado

  1. quer dizer que ninguem mais pode brincar com o seu próprio logo? isso que entendi?

    1. Não, a patente explora o método como o Google utiliza o Doodle para explorar e incentivar a participação dos usuários. Fazer apenas um logo comemorativo não tem qualquer problema. Leia novamente o post. Valeu!

  2. Me desculpe, mas está sujeito a interpretação, pelo que entendi.
    Se alguém alterar o logo para deixá-lo comemorativo E com intenção de lucros, a Google poderá colocar na justiça.
    Mas por qual outro motivo alguém mudaria o logo se não ganhar dinheiro, chamar a atenção, aumentar o fluxo de visitantes?

    Quer dizer que se o Google Discovery decidir colocar um bolo com velas no aniversário de sei lá quantos anos do blog ou algo do gênero, de diferentes maneiras em um curto periodo de tempo ele estaria violando direitos do Google?

    Me desculpa, mas se for isso é inaceitável. Cada um tem o direito de mexer no seu próprio logotipo, na sua própria marca.

    P.S.: Se ninguém copiou em dez anos, pra que patentear agora?

  3. "Inventar esse Método", Renê? Sério mesmo que está defendendo isso? Quer dizer que descrever e "rafiar" a adição de funcionalidades preexistentes — que, diga-se, não foi o Google quem inventou — a uma seção fixa de um site, blog (ou audio, ou vídeo, ou à sua escrivaninha) — transforma o conjunto em um "método"? É o mesmo que dizer que alguém inventou de colocar no blog uma imagem deslizante na chamada (slide), patenteou, e assim ninguém pode usar mais. Você não poderá fazer um logo comemorativo de 10 anos de seu site porque a idéia é patenteada. Não poderá colocar uma promoção ao lado do cabeçalho/logo de seu site pq alguém patenteou a posição. Ou fazer alusão à campanha "fita vermelha" de combate à aids, que já tem mais de 10 anos… Etc etc etc… É isso mesmo, a coisa mais normal do mundo?

  4. Estou mesmo pensando em registrar algumas patentes:

    1 – Andar para frente alternando as pernas (aí os demais terão de andar de lado ou pulando)
    2 – Respirar pelo nariz (os demais que respirem pela boca)
    3 – Olhar com os dois olhos ao mesmo tempo numa única direção (os outros que alternem)
    4 – O uso da tag <html> no início de documentos HTML
    5 – O uso do caracter "{" em documentos JSON
    (etc)

    Olha, eu gosto da Google, mas se isso é como estou entendendo, foi péssimo… Se foi só para se proteger de outras empresas que poderiam fazê-lo antes e processá-los, cabe agora uma liberação do uso publicada oficialmente. Caso contrário, será meu primeiro risquinho na parede contra a Google.

  5. Não estou dizendo que a Microsoft fez isso, Renê. Estou apenas dizendo que estou decepcionado pelo Google criar uma patente tão idiota. Quem costuma fazer isso é a Microsoft, patenteando até coisas como "propaganda no rodapé". De verdade, você acha mesmo justo ninguém mais poder mexer no seu próprio logo só porque o Google faz isso? Agora o que era pra ser um espaço para fazer homenagens e celebrar algo alegre se tornou motivo potencial motivo de brigas judiciais. Sinceramente, Google, "don't be evil".

Comente!