Google Accounts ganha uma segunda camada de segurança

Ao longo dos últimos anos, vivenciamos, no Brasil, a difusão da infra-estrutura de conexão à internet em velocidades mais altas pelo interior do país, bem como o crescimento da renda da população, que vem permitindo, às famílias menos favorecidas, comprarem computadores.

Estes dois fatores, somados, permitiram que houvesse uma maior inclusão das famílias na grande rede de computadores e, consequentemente, ao usufruto das maravilhas tecnológicas disponíveis, em sua grande maioria, gratuitamente na rede.


Esta inclusão, associada ao analfabetismo digital de parte dos novos usuários, somada aos que não se preocupam com a sua segurança, geram uma situação preocupante e lamentável, onde centenas de usuário têm, diariamente, suas contas comprometidas, fazendo com que eles percam o acesso aos e-mails pessoais e profissionais, perfis em redes sociais, fotos e documentos hospedados na nuvem e, o pior, milhares de reais através de fraudes bancárias.

Como os usuários são, sem dúvida, o elo mais fraco nesta rede, só resta, às empresas, investirem fortemente na contratação de profissionais qualificados, que venham a desenvolver tecnologias que possam ser usadas para assegurar que suas contas não sejam comprometidas.

E foi exatamente isso que o Google fez. Com o intuito de garantir, a qualquer preço, a segurança de seus usuários, a empresa anunciou a implementação de uma segunda camada de segurança aos seus serviços, denominada de verificação em duas etapas.

O novo sistema, apesar de não muito complexo, é altamente eficiente. Ele faz com que, além do nome de usuário e senha, o usuário tenha que inserir, em uma tela secundária, um código que é remetido pela empresa para um número de telefone, cadastrado previamente pelo usuário, que pode ser na forma de texto ou voz.

A nova funcionalidade será disponibilizada, aos poucos, para todos os usuários.

Fiquem ligados que, em instantes, divulgaremos um guia completo de como utilizar a verificação em duas etapas! :)

22 Replies to “Google Accounts ganha uma segunda camada de segurança

  1. Eles estão de brincadeira? Então quem não tem celular sempre estará sujeito a ter a conta hackeada? Isso é abuso e pronto! Já sugeri uma senha-mestra e isso foi um tapa na cara de quem não tem celular.

    1. Eu não consigo ver a situação da mesma maneira que você.

      Esta é apenas uma segurança adicional. Como eu disse no artigo, não adianta absolutamente nada a empresa investir milhões em tecnologia de ponta, se o usuário continua digitando os seus dados em sites de phishing.

      Infelizmente, a empresa faz o que está ao seu alcance. Mas ela depende que o usuário faça a sua parte, para que as coisas funcionem corretamente.

  2. Isso não vai funcionar muito bem no brasil, já que aqui a infraestrutura de celular é uma merda. Imaginem só, digamos que você precise acessar uma informação urgente no seu gmail, e a tal da sms do google nunca chega por que por exemplo, a rede da TIM está congestionada (como sempre).

    1. Eu posso garantir que o serviço funciona, sim, e muito bem.

      Recomendo que aguarde a publicação de um tutorial, que deve ocorrer ainda nesta tarde.

      Nele, eu explico com detalhes o funcionamento do serviço, bem como sobre a opção de "backup" que ele tem.

      Mesmo que as empresas telefônicas saiam do ar, você poderá acessar a tua conta com segurança. :)

  3. E as pessoas que não têm celular que se danem como sempre.
    Já não bastava exigir o número do celular para criar uma conta e agora vem isso!
    Cadê a inclusão digital como falou aí na matéria?
    Agora só os ricos podem acessar as contas do Google?

  4. Orra, mas que merda de povo analfabeto!!!
    Será que todos que vieram aqui sabem ler???
    Quanto “mimimi”…
    Olha só, o Ricardo já explicou, e MUITO BEM, é uma CAMADA ADICIONAL de segurança…
    Pra quem não concluiu ainda a 4ª série, adicional significa “uma coisa que se soma a outra”, ou seja 1+1
    Pra quem não sabe o resultado, 1+1=2
    O serviço NÃO É OBRIGATÓRIO, e só ativa quem quiser.
    E quem não tem smartphone, pode usar o serviço de SMS, e SE AINDA ASSIM você não quiser usar o SMS, pode usar a tabela de senhas secundárias temporárias que é gerada para emergências!
    Brasileiro é realmente um povinho medíocre: Se os caras investem MILHÕES DE DÓLARES em segurança, neguinho reclama que não tem celular, que SMS não chega, mimimi… Se roubam a conta, dizem que é inseguro, que o Google tinha que fazer alguma coisa, mimimi…
    Que cacete de gente mais chata do caral$&#%&!!!
    Sr. Dejan: O número de celulares é maior que o de habitantes do país – 190,73 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). http://www.douranews.com.br/brasil/item/7202-bras
    Portanto, se o senhor não tem um celular, ou não quer ou deve ser muito, mas muito pobre, porque até catador de lixo tem celular! Se ter celular fosse sinal de riqueza, nosso país seria o mais rico do mundo!!!
    Sr. Almir: Use a tabela de senhas temporárias ou o recurso de fornecimento de senha secundária por voz. Caso contrário, não ative o serviço e use uma senha decente em lugares decentes!
    Brasileiros mal informados me dão náuseas…
    Agora podem xingar à vontade, porque eu não tô nem aí…

  5. Renato Siqueira, foi perfeito o seu texto. Concordo com o que disse da primeira a ultima linha.

  6. Você acredita no IBGE, Renato? Você sabia que tem muitos usuários que tem mais de cinco celulares em casa enquanto a maioria não tem. Carval, não sou e nunca fui funcionário do Yahoo! e sou crítico mesmo se encontrei uma coisa errada e/ou injusta eu falo mesmo sem medo de represálias. Não sou e nunca fui puxa-saco como o senhor meretíssimo Renato Siqueira. Aposto que este Bernardo Brentar é um codinome do Renato simplesmente pela frase que postou.

    1. Bom Dejan,
      Meu pai tem um ditado: Contra FATOS não há argumentos.
      Eu sou Renato Siqueira, blogueiro e profissional da Área de TI e mídias sociais, com bastante material disponível publicamente na internet, com minhas opiniões expostas a todos e trabalhos realizados em diversos meios de comunicação. Qualquer dúvida, prezado, pode me procurar no Google que você me acha, tá?
      E você, é o famoso quem mesmo?
      Um cara, que entra num site, com um nick vago, sem foto, sem sobrenome, com um link pra um meme do yahoo (tá confirmada a teoria do @Ri_carval) no qual também não tem nem uma foto, e uma tag: "Forever Alone" deve realmente ser um cara extremamente popular!
      Sobre o IBGE, eu não tenho porque duvidar deles, pois são um órgão de pesquisa, composto de pesquisadores de renome, sérios e comprometidos, que não tem tempo de ficar de mimimi na internet. Ao contrário de uns e outros.
      Já que é pra escrever no blog alheio, tenha ao menos a decência de colaborar com o crescimento do diálogo. Seja digno, mostre-se como um homem de bem, de caráter, não fique se escondendo atrás de um nick sem cara e um "yahoo mimimi" solitário.
      E sim, você é crítico. Vivemos em um país cheio de gente como você: Críticos. O grande problema disso é que pessoas assim só sabem reclamar e apontar os erros enquanto gente séria está trabalhando e transformando o mundo num lugar melhor pra se viver, mesmo com gente medíocre como certos "críticos" de plantão.
      Ah, e se você usasse mais sua "capacidade crítica" saberia que o Bernardo não sou eu: http://pt-br.facebook.com/bernardobrentar
      Filhão, vai lá tomar seu Nescau que a mamãe tá chamando, vai!
      Deus te abençoe, filho!

  7. Dejan, a maioria dos brasileiros não tem celular ? Rapaz qualquer indivíduo por mais miserável que seja tem celular, uma vez que nos dias de hoje compra-se um telefone móvel por 70 reais. Você questiona a veracidade do IBGE por que lhe convém, mas certamente não poderá mostrar uma unica prova que coloque em cheque o conceito desse órgão de pesquisa. Além disso, você não é OBRIGADO a aderir esta camada de segurança, então nem eu, nem Renato, nem ninguém consegue ver sentido na sua reclamação. Além do mais, se não gostou então cancele sua conta, afinal existe 200 milhões de usuários no Gmail ao redor do planeta e não me parece que um a menos fará diferença. O cara NÃO PRECISA USAR essa camada de segurança, usa um serviço de e-mail GRATUITAMENTE e ainda diz o que diz. Só pode estar de brincadeira. Brasileiro sempre reclamando, sempre chorando. Faça-me o favor, né. E mais, eu sou eu, ele é ele, e a linha de raciocínio que ele segue pelo menos no que desrespeita a isso ( afinal não o conheço ) é igual a minha. Você pode encontrar alguém com sua mesma linha de raciocínio, afinal numa massa de 190 milhões de habitantes sempre tem um ou outro que sente um verdadeiro prazer em reclamar de tudo e de todos.

  8. Gostaria de dizer que acabei de receber a segunda camada em todas as minhas contas do Google Apps e fiz vários testes, tanto do aplicativo de autenticação quanto dos métodos alternativos por SMS e chamada de voz.
    TODAS AS ALTERNATIVAS funcionam bem, são rápidas e muito eficientes.
    Mais uma vez, o Google deixou a concorrência ANOS LUZ atrás, mesmo que esteja usando uma tecnologia que nem seja tão nova assim.
    Caso o Ricardo aprove, fiz um pequeno texto sobre o assunto: http://conversadigital.blogspot.com/2011/02/final

    Parabéns, Google. Mais uma vez!

  9. NO MEU GOOGLE CONTAS NAO APARECE A OPÇAO PRA FAZER EM DUAS ETAPAS.O QUE EU FAÇO PRA CONSEGUIR ?

  10. Tem muitas contas com o mesmo problema do ERNANE, Ricardo sabe informa porque isso ta acontecendo ?

    1. A novidade está sendo adicionada, aos poucos, nas contas dos usuários.

      Pode ser que ela demora alguns dias ou, até mesmo, semanas para ver ativada em todas as contas.

Comente!