“Bing está copiando nossos resultados de pesquisa”, diz Google

45
406

Quando você acha que já viu de tudo, vem o pessoal de Redmond e nos surpreende. Infelizmente, desta vez foi de uma forma nem um pouco positiva.

Uma denúncia feita pela gigante de Mountain View diz que o Bing está monitorando o que os usuários pesquisam no Google, utilizando dados coletados por meio do Internet Explorer e da Barra de Ferramentas do Bing, e simplesmente copiando os resultados para seu próprio buscador.


Sim, isso mesmo: por que melhorar nosso algoritmo de pesquisa se podemos simplesmente copiar o índice do líder de mercado? “Não tenho problemas com um concorrente que desenvolve um algoritmo inovador. Mas cópia não é inovação, no meu dicionário”, disse Amit Singhal, engenheiro do Google que supervisiona o algoritmo de classificação do mecanismo de pesquisa.

O pessoal da Microsoft não negou a denúncia, embora obviamente não tenha revelado como o Bing de fato classifica seus resultados. Disseram usar mais de 1000 diferentes fatores no algoritmo de ranking, além de “aprenderem muito com todos os seus usuários”.

As provas da cópia de resultados

Ao pesquisar um termo com a grafia errada, como torsoraphy, o Google percebe que o usuário digitou errado e faz a pesquisa pelo termo correto.

Já no Bing, a grafia não sofre correções, embora o mesmo resultado tenha sido apresentado pelo buscador, magicamente.

Google enganando o Bing

É claro que o Google não ficaria parado diante de uma situação como esta. Para provar que o Bing realmente estava copiando seus resultados, ele fez uma jogada esperta, ao maior estilo “jogar verde para colher maduro“: criou páginas de resultados falsas para termos que não existem, como hiybbprqag, mbzrxpgjys e indoswiftjobinproduction.

O que aconteceu? O Bing copiou os resultados.

Como o Bing agiu

  1. Antes, ao pesquisar por honeypot, um termo inexistente, ambos os buscadores retornavam 0 resultados.
  2. O Google criou uma página manipulada para exibir resultados para honeypot.
  3. Um usuário utilizando Internet Explorer pesquisa honeypot no Google, o que faz o Bing perceber a existência da palavra.
  4. O Bing copia o ranking e passa a exibir resultados para honeypot também.

É possível uma concorrência leal com seu competidor simplesmente copiando o seu principal diferencial – a relevância? A história de Bing Is Not Google já não pode mais ser levada tão a sério.

Com informações do Search Engine Land, via InsideTechno

45 COMENTÁRIOS

  1. Desconfiei que meu Blog foi para no Bing com o mesmo Ranking da Google, Um Site estava na minha frente(Apenas um :) ) e quando fui ver o Bing, mesmo jeito! "Nada se cria, tudo se copia" (via alequisandro)

  2. Somente se essa cópia ocorre no IE, pois pesquisando um termo genérico usando o Bing meu site aparece em segundo na página 1. No Google, usando o mesmo termo, meu site nao aparece na pág. 1. Creio que o Google possa até estar inventando algo, pois já admitiu que o Bing é um grande concorrente, e não o Facebook. Como a maior parte dos lucros do Google vem do buscador, isso pode justificar uma ação dessas. ()s.

  3. A Microsoft me envergonha a cada dia que passa… Quando eu estou começando a ter aquele respeito com eles de que precisa haver um concorrente pro Google e tal, eles me aprontam essa… :(

  4. Como se fosse errado usar informações dos outros para determinar a precisão dos resultados. A Google deve estar preocupada, afinal seus concorrentes estão fazendo o mesmo que ela para ganhar precisão (praticamente, espiona e monitora toda a sua vida online).

  5. Sinceramente, nunca confiei em barras extras seja para firefox ou IE.
    Mas não sei se realmente foi assim que eles copiaram………..ou não………

  6. Nunca gostei desse bing, so fiz uuma ou outra pesquisa nele pra conferir e testar. nada como o google. E que cara de pau dessa gente ficar copiando, admitiram que nao sabem fazer uma busca decente pois recorrem ao grandioso. Nao se pode levar o bing a serio.

    • por que a revolta se o Google faz pior?
      enquanto aparentemente(não é confirmado) a Barra do Bing e o IE monitoraram usuários do Google,
      o Google te monitora em tudo!

  7. Bom, a partir do momento que a Microsoft está trabalhando com dados públicos e está fazendo isso somente para os que usam Internet Explorer com aquela maldita barra? Não venha chorar, você mereceu ;)

    O Bing claramente não é copy&paste do Google, é impossível, o Bing é uma engine completamente diferente no que se diz respeito a tomada de decisão… Além disso, o Image Search do Bing por exemplo é muito superior ao do Google… acho saudável e pra mim é benchmark ;)

  8. Porque não me espanto mais uma notícia de cópia descarada de mais um serviço por parte da Microsoft? Nunca fez nada de bom mesmo, se não fosse o Windows ( e seu monopólio econômico e, principalemnte, cultura) a Microsoft estaria morta! A capacidade de inovação da Microsoft é mínima, só sabe copiar descaradamente as coisas.

  9. Portanto a Microsoft está a usar uma aplicação sua para ler páginas de internet com links e palavras para criar um motor de busca… espera.. Isso não é EXACTAMENTE o que a Google faz? Ler páginas de internet e criar um motor de busca com base nessa leitura? Alguém na Google já pediu desculpa aos portais todos que desapareceram quando a google foi ler esses portais e criar um motor de busca com base nesses portais?

    A Microsoft não tem capacidade inovadora nenhuma, mas a google tresanda a hipocrisia…

  10. pelo menos meu site aparece mais vezes no Bing, e mesmo assim não esta tão bem como no google, aonde aparece varias vezes na primeira pagina, no bing antes aparecia 1 vez, agora aparece 2 (paginas diferentes do site)

  11. Quem ta feliz mesmo é a yahoo, que usar o bing como provedor de busca padrao e estar la quetinha (sem inscandalo).

  12. quem ta feliz é a yahoo que estar usando praticamente o google como pesquisa, pois ela colocou o bing como provedor padrao.

  13. Aparece que hoje o site mas acessado da net foi o bing, por causa deste escandalo e todos querem comparar. kkkkkkkk

  14. Como se a Google não tivesse copiado o banco de dados da Yahoo! no início, cada um usa aquilo que pode.
    A Microsoft usa dados do Google + dados próprios, e encima de cálculos exibe o que acha melhor.

    • O Yahoo! nem tinha search engine quando o Google surgiu. Era tudo trabalho manual.
      A inovação do Google foi seu crawler de indexação automático.

      • Nao fala besteira amigo todos sabem que os fundadores do Google roubaram o código do yahoo aperfeiçoaram e assim nasceu o google. Voce falar que o yahoo indexava paginas a mão e um absurdo isto é impossível mesmo no inicio da internet. Esta ideia sua so cala para quem não conhece BD e nãõ entende de informatica kkkkkkkk
         
        Voce éfuncionario do google ? ou algum pucha saco ? so pode

  15. A Google faz pior!
    Te espiona em tudo!
    e a Google também copia o Bing, exemplo o Bing Social que ela copiou, assim como a Sidebar…
    a diferença é que se o Bing copia algo, já caem em cima dele, se a Google faz isso, é só coincidência!
    eu com certeza não gosto da Microsoft na maioria das coisas, mas entre Google e Microsoft, fico com a Microsoft!

  16. Na verdade o Google te espiona em tudo realmente muito pior que Microsoft, o chrome  navegador do google eu não uso por isto pois  é uma caixa de pandora feito com código fechado e cheio de tramoias para espionar o usuário, assim ajuda o google a tomar conta do que você faz fora da sua rede.
     
    Melhor navegador é o Mozila Firefox , feito com código aberto por uma comunidade de programadores se tivesse algo escondido nele já teriam falado.

  17. Como se a Google tivesse moral pra julgar coisas do tipo. A diferença é que pelo menos a Google tá assumindo que espiona, pra quem sabe o que é política de privacidade. Aliás, política de invasão de privacidade, pra deixar bem leve.

Comente!