Gmail ganha sistema de notificação nativo

Não sei vocês, mas a minha conta do Gmail fica aberta durante todo o tempo em que estou na frente do computador. Como centralizo, nela, mensagens pessoais e profissionais, não posso deixar de saber quando e quais mensagens chegam à minha Caixa de entrada.

Apesar de toda a minha atenção, algumas vezes acabo por deixar de notar o recebimento de novas mensagens. Quando estou lendo alguma fonte de notícia, ou até mesmo navegando pelo sistema interno da empresa onde trabalho, acabo me desligando do contador de novas mensagens exibido no título da guia do Gmail, ou até mesmo da extensão Google Mail Checker que utilizo.


Para solucionar este tipo de problema, o Google acaba de adicionar, ao Gmail, uma opção nativa de notificação de novas mensagens. Para ativá-la, o usuário deve acessar as Configurações da conta e, na guia Geral, procurar a opção Notificações na área de trabalho. Nela, o usuário poderá escolher se quer ou não receber notificações do bate-papo, além de poder optar por ser notificado de todas as novas mensagens, somente as importantes/prioritárias, ou não receber nenhum tipo de notificação.

Assim que houver uma mensagem ou conversa no bate-papo, uma janela pop-up de notificação será exibida, mesmo que o usuário esteja com o navegador minimizado.

O sistema nativo de notificação funciona somente no Google Chrome. A novidade será disponibilizada, aos poucos, a todos os usuários. Ela está disponível para todas os idiomas do Gmail e, também, para os usuários do Google Apps. :)

Agradecimentos ao leitor Celso Junior pela dica!

37 Replies to “Gmail ganha sistema de notificação nativo

  1. A notificação do bate papo até q vem a calhar, apesar de usar o Google Talk instalado no computador.

    Já a notificação do e-mail, eu por enquanto não usarei, pois o da extensão Google Mail Checker Plus (para Google Chrome) emite notificações que nelas próprias podemos excluir, marcar como lida ou fazer outros comandos (pela própria notificação desktop).

  2. …coisa que já existia no "finado" Google Talk que, ao invés do Google continuar desenvolvendo, preferiu reinventar a roda. E de uma maneira menos "universal" (afinal, obriga que se use o Chrome). :P

  3. Aqui a notificação não ocorre. Fiz a configuração ativando os serviços tanto de bate-papo quanto o de e-mail. Mas não estou recebendo as notificações quando aparecem novos e-mails na caixa. Existe outra configuração que deva ser feita?

  4. Já fiz a configuração para receber as notificações, mas não está funcionando. o Pop up de notificação não aparece =S

  5. A notificação do gtalk até que poderá ser útil, apesar de eu já usar o Google Talk instalado no computador.

    A notificação do e-mail ainda não supera a notificação feita pela extensão Google Mail Checker Plus (para Google Chrome – http://bit.ly/gf6AOo).

    Através da própria notificação desta extensão é possível marcar como lida, excluir a mensagem ou executar outros comandos básicos.

  6. Apareceu essa alerta para mim quando fui visitar o email a primeira vez de ontem. Só tenho uma dúvida: preciso ficar com o Gmail aberto numa aba ou as notificações aparecem de qualquer jeito? Ainda não vi nenhuma notificação de email aqui, e o serviço já está ativado!

  7. como uso o aplicativo do gtalk que entra automaticamente ao iniciar o windows, não preciso de mais esse "plug-in"
    mas parece útil p quem nao é o adm de usuario do windows e não pode instalar app

  8. Recebi ontem o aviso dessa nova funcionalidade do Gmail através do Apps de dominio, achei muito bom esse "serviço"

  9. O recurso é interessante porém, só funciona se o remetente for do gmail!!!! Absurdo! Testei com o yahoo, falhou, com o hotmail, falhou, com outra conta do gmail, apareceu…. prefiro ainda a extensão "gmail notifier" que não tem preconceito com outros serviços.

  10. Impressão minha ou o lance das notificações sumiram de vez? Estava tudo configurado aqui no meu Gmail e hoje não aparece mais a opção nas Configurações.

  11. Olá

    Notei hoje uma notificação interessante no gmail, não sei se já tem esse recurso a muito tempo, mas notei hoje que quando escrevo no e-mail a palavra "anexo" e clico em enviar sem ter enviado anexo, o gmail abre um alerta dizendo: " Você escreveu anexo na mensagem, mas não há arquivos anexados, deseja continuar assim mesmo?", achei essa função muito bacana pois evita que os usuários mandem mensagens sem anexos quando deveria ter, é um ótimo lembrete. É por essas e outras que eu adoro o gmail :)

    Um Abraço

    @anakint

Comente!