Orkut completa 7 anos de existência

Apresentado ao mundo em janeiro de 2004, antes mesmo do lançamento do Facebook, o orkut (com letra minúscula), foi desenvolvido internamente durante os 20% de tempo livre do Engenheiro de Software Orkut Büyükkökten e tinha como objetivo ser um dos tentáculos da empresa de Mountain View no ambiente das redes sociais. Embora ainda seja um sucesso no Brasil, o futuro da rede está ameaçado com a falta de grandes novidades e uma integração mais profunda com dispositivos móveis e desenvolvimento (APIs).


13 Replies to “Orkut completa 7 anos de existência

  1. O grande barato do Orkut que a brasucada curte é a discussão dentro das comunidades, coisa que o FB não faz, ou emplacou entre os brasileiros.

    O crescimento do FB no Brasil vem acompanhado de um grande número de fakes, já estão até chamando de Fakebook.

    E o formato que o FB apresenta, o Twitter é mais rápido e eficiente.

  2. falta de novidades?
    todo dia sai uma novidade…. o facebook ta bombando ai.. .e nao vejo novidade aparecendo nele… nao pelo menos pra que se julge muito mais atualizado que o orkut. o crescimento do orkut veio sempre sendo maior em decorrencia da concorrencia…. nao é perfeito, mas é rapido.

    1. Osteictes, o orkut ficou um bom tempo parado, sem fazer nada. Tenho o mesmo perfil desde 2004, e de la pra ca tenho acompanhado o trajeto dele. O orkut só foi bom enquanto era fechado, que precisava de convites. Maldita inclusão digital!!!
      Essas "novidades" são tentativas desesperadas de copiar funcionalidades do concorrente.
      (Possibilidade de utilizar os aplicativos, nova versão, utilização de temas personalizados e etc…

      O Facebook vem crescendo porque o o sistema é leve, objetivo, cheio de aplicativos e permite uma integração com outros sistemas, pelo uso de sua API FB Connect (inclusive me loguei no fb pra responder, quer coisa mais pratica do que isso!!)

      O orkut desde a sua existencia sempre foi lento pra bagaraio, e cheio de erros de javascript (se lembra da modinha de floodar perfil alheiro).

      O orkut precisa inovar com novas funcionalidades utéis. Melhorar dramaticamente a velocidade de acesso (ha cinco anos to cansado de ver aquela mensagem: Bad Server,not donut for you!!!!)
      Torço cada dia mais pra o FB destrua e tome o lugar do Orkut!!!!!

  3. Novidades??? onde osteictes? O Orkut "relança" funções antigas como se fossem novidades, coisas que já estão disponíveis desde a primeira versão e que foram removidas no "novo orkut", infelizmente o orkut teve seu perfil ligado ao popular, e isso está espantando um grande número de usuários para o Facebook, somado a publicidade que o mesmo obteu com o filme.
    Celulares Android tem uma integração ótima com Facebook, e com o orkut que é do próprio google, nada!
    Porque não posso ter as fotos dos contatos do orkut na minha agenda do google? Porque não posso prencher os dados do perfil no meu catalogo do google?
    São pequenos detalhes que fazem a diferença e me fizeram abandonar o tão abandonado orkut.
    As comunidades que eram um diferencial foram jogadas as traças, cheias de spams automáticos de "orkut 3D" e "destranque fotos". Não da pra entender porque não é tão dificil adicionar um "acompanhar" nos tópicos em que você postou.
    O foco do orkut perdeu-se isso é um fato, e aparentemente o Google (internacionalmente) não está interessando em retomá-lo, as ações do Google Brasil em relação ao orkut tem sido inócuas e duvidosas.

  4. O loco meu, acho que é a coisa que ficou/esta a mais tempo em beta….
    7 anos em beta, só vai sair o 2.0 pros meus netos…

  5. Todo mundo reclama de inclusão digital! Eu também tenho o Orkut desde os primórdios assim como o Gmail que era fechado a convites e nem vivo reclamando. Porém é verdade que o orkut já deu o que tinha que dar, ele é feito de tal forma que sua continuidade é impossível… E como eu vejo que o Facebook nunca vai ser vendido então cabe a Google criar um grande projeto para bater de frente com a facilidades que o Facebook proporciona e não com uma rede social, em resumo o que pode vim a ser o Google +1.

  6. retiro o que disse. é que as vezes quero não ser injusto com a real velocidade das coisas… mas certas velocidades nao tem explicação… só nao consigo entender como o google parece nao tá nem ai.. é dificil. tambem tenho teorias legais… quem mais:?

  7. Osteictes, pois eu acho sua postagem inicial correta. O Orkut tem muitas novidades sim e só não percebe isso quem tem má vontade. Fora que ele tem um visual (falo do novo Orkut) muito melhor que o do tosco FB. Agora, sinceramente, estou pouco me lixando para uma enchurrada de novidades, o que me interessa é o amadurecimento do que foi implantado no ano passado e acredito que é isso que será feito no Orkut. Exclui meu FB, o Orkut é inigualável (só tem concorrência mesmo com as redes focadas do Ning).

  8. "As comunidades que eram um diferencial foram jogadas as traças, cheias de spams automáticos de 'orkut 3D' e 'destranque fotos'."

    Discordo. Nas comunidades de que participo não há nada disso (elas vão muito bem, como sempre).

    "Não da pra entender porque não é tão dificil adicionar um 'acompanhar' nos tópicos em que você postou. "

    Isso já existe de maneira automática (você, provavelmente, não deve usar o novo Orkut). Nas novas comunidades também será possível ativar o acompanhamento de tópicos em que não se postou nada.

    1. Comunidades que não tem spams são as que são mantidas a custas do esforço de moderadores, e não através de funcionalidades que impeçam bugs idiotas de emissão em massa de posts em comunidades (talvez tenham realmente corrigido esse bug, mas ele ficou durante alguns meses torrando a paciência de muitos).

      Eu uso o novo orkut, e o acompanhamento automático só funciona durante alguns posts seguintes, além disso eu não iria ficar entrando no orkut a cada X minutos para ver se alguém respondeu na minha página inicial, notificações por email/SMS são básicas. Alias, colocar RSS em comunidades seria melhor ainda, e nem é tão dificil de implementar isso.

      Quanto as "comunidades novas" já vi uma notícia dessas comunidades a uns 3 meses atrás, e até agora nada.

  9. Então, o orkut ficou famoso por seus "bug's" e por não ouvir seus usuários…O que levou várias pessoas abandonarem seus profiles e migrarem pra outra rede social.

    Pode se dizer que a Google simplesmente abandonou o orkut…

    Porém o orkut quer fazer uma reforma geral no design das comunidades, por isso criou uma "comunidade oficial" para os usuários debaterem o que "precisam" nas comundiades.

    É de se esperar que o orkut uma vez ouça aos usuários…

Comente!