Google finalmente libera a API do goo.gl para desenvolvedores

Lançado oficialmente no final de 2009, e tido como o encurtador de URLs mais rápido do mercado, o goo.gl caiu nas graças do público, principalmente dos amantes do Google (sim, eu utilizo desde o começo :D).

Apenas dois dias após o seu lançamento, foi lançada a extenção não-oficial goo.gl URL Shortener, que passou a permitir que todos os usuários do Chrome encurtassem URLs com apenas um clique.


No início de outubro do ano passado, o Google surpreendeu seus usuários, liberando o encurtador para toda e qualquer pessoa, possibilitando, inclusive, que os usuários de Google Accounts mantivessem um histórico de todas as suas URLs encurtadas.

Hoje, em mais um passo no sentido de popularizar o seu encurtador, o Google acaba de liberar a API do goo.gl para desenvolvedores. Com esta novidade, programadores poderão fazer uso do encurtador da gigante das buscas, que possui, como diferencial, integração com outros serviços da empresa, proteção contra spam, e velocidade inigualável no mercado internacional.

Toda a documentação da API pode ser encontrada aqui.

Agradecimentos ao amigo Newton Mota pela dica!

6 Replies to “Google finalmente libera a API do goo.gl para desenvolvedores

  1. Aproveitei, testando na URL da Google Dicovery.
    goo.gl/nGsHv

    Ótimo post !

  2. Legal isso…
    Vou tentar colocar o goo.gl no tweet deck.. [assim como da pra fazer com o Bitw.in =D

Comente!