O Google anunciou o lançamento da versão 5.0 do Google Maps para Android que traz importantes avanços como a interação com prédios em 3D e capacidade de funcionamento em modo offline.
A nova versão do Google Maps também substitui parte da tecnologia usada tradicionalemnte na plataforma, removendo assim os famosos quadrados cinzas que apareciam ao movimentar o mapa para áreas em carregamento.
“Até agora, o Google Maps sempre fez o download do mapa como um conjunto de pequenas imagens quadradas que se unem para formar o mapa que você vê. Agora, nós vamos usar gráficos vetorizados dinamicamente para desenhar o mapa em seu dispositivo” explica a gigante de Mountain View.
Com a presença dos gráficos vetorizados, o Google foi capaz de implementar grandes novidades nesta versão, incluindo a possibilidade de inclinar o mapa em mais de 100 cidades ao redor do mundo e exibir prédios em 3D. Também é possível girar o mapa com dois dedos, facilitando a visualização e perspectiva do mapa inclinado.
Outra grande novidade está no armazenamento em cache das áreas que você mais visita quando está conectado via 3G ou Wi-Fi. Com isso, o Google Maps oferece uma prévia offline para ajudar em casos de conexão inexistente.
“Nós estamos trabalhando duro para melhorar os algoritmos e tecnologia por trás desse novo recurso, ao longo do tempo você poderá notar que os mapas funcionarão melhor em situações offline” diz o Google.
Google Maps Navigation
A funcionalidade offline também pode ser encontrada agora no Google Maps Navigation. Em caso de você perder a conexão com a internet, o Maps Navigation é capaz de automaticamente redirecionar você para um novo caminho baseado nos mapas armazenado em cache.
“Você ainda vai precisar de uma conexão para iniciar uma rota, mas se você perder a volta ao longo do caminho, vamos rapidamente coloca-lo de volta na trilha, mesmo se você não tiver uma ligação à Internet. Estaremos disponibilizar este recurso gradualmente ao longo dos poucos próximas semanas”.
Google Maps Mobile 5.0 está disponível na Android Market e funciona em dispositivos com Android 1.6 ou superior. Entretanto, os recursos off-line e prédios 3D exigem Android 2.0 +, e alguns recursos podem não ser suportados em alguns dispositivos ou países.
4 Comentários
Enquanto eu lia esse artigo o google maps se autoatualizou aqui… que medoooo
Já estou usando e posso falar que ele é MUITO melhor do que a vr4.
Como sempre o Google surpreendendo seu usuário ;)
Pingback: Tweets that mention Google Maps 5.0 para Android traz interação com prédios 3D - Google Discovery -- Topsy.com
Não sei como carrega mais rápido
mas onde esta a parte dele ficar disponivel of line?