Google eBookStore, a loja de livros digitais do Google

O Google anunciou, no início da semana passada, o Google eBooks.

Inicialmente batizado de Google Editions, e com lançamento previsto para julho deste ano, o Google eBooks nasce como a maior livraria virtual do mundo, possuindo mais de 3 milhões de títulos, e pretende bater de frente com a Amazon na disputa pelo mercado.


“Projetamos o Google eBooks para que seja aberto. A maioria dos dispositivos com um navegador moderno são compatíveis com o Google eBooks, desde portáteis a netbooks, de tablets a smartphones”, disse o chefe do departamento Google Books Abraham Murray.

Disponível inicialmente somente para os Estados Unidos, a livraria conta com o um leitor próprio de eBooks via web, além de aplicativos para smartphones com Android e iOS, o que permite que seus usuários possam acessar seus livros preferidos de qualquer lugar, da mesma forma que acessam, hoje, seus e-mails no Gmail, ou suas fotos no Picasa Web. Para usar o Google eBooks, basta que o usuário tenha uma Google Accounts. Para muitos livros, é possível selecionar o tipo de letra, tamanho da fonte, modo de leitura e o espaçamento entre linhas.

O extenso catálogo de títulos, chamado de Google eBookstore, estreou dando preferência aos livros mais vendidos do momento, assim como às novas obras que chegaram ao mercado, com títulos como “The Confession” de John Grisham, e o relato autobiográfico de George W. Bush, “Decision Points”.

Curiosidade

Uma das curiosidades do Google eBookstore fica por conta da página de erro, que é exibida aos usuários quando um título pesquisado não é encontrado. Para os usuários do Twitter, a página de erro é mais que familiar. No serviço de microblogging, uma baleia levada por pássaros é exibida.

Em sua conta no Twitter, Biz Stone, cofundador do Twitter, se mostrou surpreso com a página de erro do Google: “Isto é incrível, o Google Books tem uma página de erro chamada ‘Fail Whale'”.

A imagem da baleia utilizada pelo Google é também uma citação ao clássico da literatura americana “Moby-Dick”, publicado por Herman Melville em 1851. O livro conta a saga do capitão Ahab, comandante do navio-baleeiro Pequod, que busca se vingar da baleia Moby Dick.

2 Replies to “Google eBookStore, a loja de livros digitais do Google

  1. excelente, para os estudantes entao no tem preço!!! é um grande facilitador para a leitura, espero que tradução para o portugues funcione logo!!!!

Comente!