A Internet ficará menos deliciosa: Yahoo! vai desativar o Delicious

Criado em 2003 e adquirido pelo Yahoo! em 2005, o site mais delicioso da Internet será desativado, deixando seus mais de 5,3 milhões de usuários sem saber onde guardar seus bookmarks.


Com 7 anos de vida, o Delicious (anteriormente conhecido como del.icio.us, quando você nunca sabia onde iam os pontos) conta com mais de 180 milhões de bookmarks cadastrados. Um rumor reportado hoje pelo TechCrunch anunciava o fim do serviço, o que foi confirmado mais tarde pelo próprio Yahoo! – embora ainda não saibamos quando.

Entre a lista de outros produtos que serão descontinuados pelo Yahoo! estão o Yahoo! Buzz, Yahoo! Bookmarks, MyBlogLog, Fire Eagle e os buscadores AlltheWeb e AltaVista – esses dois últimos, pelo menos, estavam esquecidos na Internet e já passaram da hora. De acordo com o G1, o Yahoo! despediu 5% dos seus 14,1 mil funcionários.

Posso estar enganado, mas o Delicious é um dos sites mais usados do Yahoo!, juntamente com o Flickr. Qual será a estratégia da empresa para se manter firme matando um dos seus serviços mais populares?

Essa história também nos deixa uma grande lição: não confie totalmente seus dados na “nuvem”. Nunca se sabe quando eles serão despejados dos servidores de alguma gigante.

Com dados da Wikipédia

28 Replies to “A Internet ficará menos deliciosa: Yahoo! vai desativar o Delicious

  1. Q dureza… Num da pra confiar em nada da nuvem. O jeito é voltar para o hd.

  2. "Essa história também nos deixa uma grande lição: não confie totalmente seus dados na "nuvem". Nunca se sabe quando eles serão despejados dos servidores de alguma gigante."

    Discordo, pois dá pra exportar as bookmarks por exemplo para o Chrome. O que seria dos usuários do WordPerfect se não fosse possível importar os documentos no Word? O que seria dos usuários do Visicalc? Do FoxPro? Todos eram offline, morreram, mas proveram formas de se exportar seus dados.

    Lembrando que nos EUA a lei exige que o fabricante dê alguma forma de suporte aos produtos por um tempo. Tanto faz se é nuvem ou não.

    1. Não sei você, mas eu não gostaria de entrar num nomadismo com meus dados online.

  3. Realmente é perigoso confiar totalmente na "nuvem", mas convenhamos que bookmarks on-line são uma "mão na roda". Eu uso (ou usava) o Delicious, e acessava meus favoritos em casa, no trabalho e etc. Que tal um update no post com sugestões de alternativas pra quem está perdido e não sabe pra onde migrar os favoritos? heheh

  4. As pessoas confiam que um serviço fornecido por uma grande empresa vai ser sempre confiavel, o Gmail deixou de sser beta só em julho de 2009, por cinco anos as pessoas usavam como e-mail principal e não tinham nenhuma garantia que do serviço.

    1. Foi isso que eu quis dizer no post. Só porque é uma empresa grande, a gente acha que vai durar para sempre. Não é bem assim.

    1. Discordo Raphael, o Delicious deve estar sendo fechado por motivos financeiros o modo de usar ele é muito addless é por extensão, por plugin ou coisa do tipo, então o serviço provê funcionalidade mas não tem receita, eu dúvido se todos os usuários pagassem U$5,00 / ano que a Yahoo fecharia o serviço.

  5. Onde o Yahoo! está com a cabeça pô, eles tão cada vez mais perdendo totalmente o espaço para o google, ou melhor já perdaram por completo e agora um dos últimos serviços que poderiam "salva-lo" como o Delicious, eles resolvem desativar! Basta saber o que passa na cabeça dos administradores do Yahoo!, será que vão ceder de vez o maior portal do mundo ao google? Ai fica um questão à ser discutida.

    1. o problema para eles é discutir numeros enquanto para nós é discutir paixoes!!!

  6. É pessoal, aí tem coisa! No meu ponto de vista o Yahoo já está se preparando para fechar as portas (não agora é claro) mas em um futuro bem próximo. Abrir mão de um dos principais serviços sem motivo aparente e sem lançar outro produto é meio suspeito. Sem contar que esta vem sendo a política do grupo já faz algum tempo. Investimentos então, nem pensar!! Em um ramo que está em constante atualização e desenvolvimento, demonstra no mínimo um contradição.

  7. Tô vendo que vou ter que criar um site para guardar meus bookmarks, pq daqui a pouco aparece outro e acaba tb… não quero ter que ficar ficar mudando de serviço toda hora, sempre usei o Delicious que quebrou um galhão.. agora vai acabar, putz

  8. Meu Deus, o que passa na cabeça desses caras do Yahoo? Acabem com essa empresa logo de uma vez. Vão extinguir um dos melhores serviços da web. Uso o delicious pq ele foi o bookmark online que mais me agradou e atendeu minhas necessidades. Ainda existia a possiblidade ver os bookmarks de outras pessoas, o que muitas vezes evitava de eu procurar algo no Google. Eu parei de usar os favoritos dos meus browsers para usar somente o Delicious. E agora, que poderá me ajudar?

  9. Confio mais na NUVEM que no meu HD que não tem RAID.
    E em relação ao Yahoo! só tenho a dizer uma coisa: – Corre que o tempo está acabando!

  10. Essa seria uma boa oportunidade para o Google B), ou mesmo para o Facebook B)
    Sinceramente uma mancada do Yahoo. Eu mesmo só tinha conta lá em função do Delicious:(

  11. Isso! Vai ficar falando do boca cheia sobre o Chrome OS! Isso é apenas o primeiro motivo de desconfiar da computação nas "nuvens". Guardem a frese que Richard Stallman, criador do software livre disse "Nos Estados Unidos, você até perde direitos legais se armazenar seus dados nas máquinas de uma empresa em vez de suas próprias". Traduzindo: os dados são seus, mas armazenando-os online eles não são seus e estará sujeita à intervenções externas.
    Nem o Ubuntu One eu uso, quanto mais o Chrome OS.

  12. Já saiu no uol que o Delicious NÃO vai acabar, só vai se
    separar do Yahoo mas não vai acabar.

  13. Uma pena eu sempre usei o delicious desde a epoca do del.icio.us hehe uma pena mesmo otimo servico, agora vou ter que usar alguma alternativa ou voltar a usar no navegador ;/ dica: no opera tem opcao de salvar favoritos e sincronizar com opera de outros computadores.. eh bem util! Mas existem servicos online ainda por ai!

Comente!