Marissa Mayer anuncia Discovery Contextual, Resultados do Google sem pesquisa

3
51

Marissa Mayer, agora vice-presidente dos serviços de localização do Google, apresentou durante o evento LeWeb’10 em Paris, na França, uma proposta do Google em oferecer respostas antes mesmo dos internautas digitarem qualquer termo na caixa de buscas do site.

A Computerworld tem mais detalhes:


“O conceito é “empurrar” resultados para os usuários”, diz Mayer durante entrevista conduzida no palco do evento. “Trata-se da aplicação de soluções de geo-localização associadas aos hábitos de busca. No ambiente do navegador e em uma barra lateral saberemos por onde as pessoas navegaram na web e, com base nessas informações, lhes daremos as respostas. Mas o desafio em termos de tecnologia, é imenso”, completou Mayer.

“Em um computador desktop”, diz Mayer, ”esses resultados adicionais deverão ser exibidos em um painel, na forma de um pop up, de maneira a completar a navegação. Já em navegação conduzida a partir de dispositivos móveis, o Google irá se servir das informações referentes à localização do usuário”.

“Poderemos saber onde está a próxima informação relevante para aquele usuário”, continua, Mayer. “Se estiver em um restaurante, quem sabe seja o menu ou um menu de informações sociais sobre o local. Trata-se da fusão de informações explícitas e implícitas”.

Em outubro passado, Eric Schmidt, CEO da gigante, já havia definido o Google como um assistente virtual que vai oferecer sugestões e irá resolver problemas sem ter que defini-los.

“Nós ainda estamos felizes de estar desenvolvendo nosso mecanismo de pesquisa, acredite. Mas temos uma idéia de que as pesquisas serão mais e mais feitas sem a necessidade de digitar. Acredito que a maioria das pessoas não querem que Google responda às suas perguntas. Eles querem que o Google lhe diga o que deve ser feito em seguida”.

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso me lembra o diabinho no ombro de uma pessoa. Não gosto nada da idéia de receber sugestões sem solicitar, isso só da mais margem para propaganda sendo empurrada goela abaixo a todo momento.

    Acho que essas sugestões só são validas se for conteúdo produzido pelos Usuários, e para isso já existe o Foursquare.

Comente!