Google demonstra uma nova prévia do Google Chrome OS

3
87

Aproveitando o anúncio de novas funcionalidades no Google Chrome e o lançamento da Chrome Web Store, o Google demonstrou um novo estágio de desenvolvimento do Google Chrome OS, o sistema operacional para Netbooks e outros dispositivos.

“Quando você abre um netbook com Chrome, a primeira coisa a fazer é se conectar à Internet. Depois, você tira uma foto de si mesmo. Feito isso, você está pronto para começar a computação. Mesmo em modo de espera cheia, voltar para a Internet é mais rápido do que o usuário pode terminar de digitar” disse Sudar Pichai, vice presidente de gerenciamento de produto.


Quando você desinstala um aplicativo em uma máquina, ele desaparece em outra máquina também. Mudanças em aplicações propagam em todas as máquinas Chrome dentro de 20 segundos. No caso de computadores compartilhados, Chrome oferece diferentes perfis que podem ser personalizados com diferentes aplicativos e informações.

No caso de algum amigo querer usar seu computador, o Chrome OS oferece um perfil para convidados onde tudo é privado. Quando o convidado fecha a sua sessão, os dados são deletados, assim como ocorre na janela anônima do navegador Chrome.

O que acontece quando cai a internet?

O foco do Chrome OS é a web mas o Google sabe que problemas de conexão podem ocorrer. O Google Docs, por exemplo, é capaz de funcionar mesmo offline. Quando a conexão retorna, as mudanças são sincronizadas (a equipe do Google Docs ainda trabalha para melhorar a funcionalidade).

Em relação a games e outros aplicativos, o Chrome OS trabalhará com cache, armazenando games em HTML5 para funcionar em situações que a conexão do usuário apresente problemas ou seja inexistente.

“Os computadores não são úteis quando não estão conectados, por isso estamos trabalhanndo para colocar tecnologia para ajudar os usuários a sempre ficarem conectados” disse Pichai.

“Cada notebook com Chrome OS virá equipado com conectividade celular através de um acordo com a Verizon. O plano oferece 100MB de dados por mês durante dois anos” explicou o executivo.

Segurança

Com o Chrome OS, as atualizações são automáticas, apps rodam em ambientes separados (sandbox) e todos os dados são criptografados por padrão. Há também um “boot verificado” onde o sistema operacional é travado e o impede de ser alterado por apps maliciosos.

Para resolver o problema de empresas que necessitam usar software proprietário, por exemplo, Microsoft Excel, o Google anunciou que está trabalhando com a Citrix para tornar o Chrome OS perfeitamente compatível. A Citrix é conhecida por rodar aplicativos como SAP, CAD e outros na nuvem em vez do computador do usuário.

Google quebra a Lei de Page

Em junho de 2009, Sergey Brin, co-fundador do Google, afirmou que o Google estava trabalhando espera quebrar no futuro os fundamentos da “Lei de Page” ao tornar os softwares mais rápidos com o tempo, sem qualquer atualização no hardware.

Citada como uma homenagem ao colega Larry Page, também fundador do Google, a Lei criada pelo executivo afirma a existência de uma evolução errada nos softwares a cada 18 meses, o que torna os mesmos duas vezes mais lentos (e piores em certos casos).

No caso do Chrome OS a história é bem diferente. O Google promete tornar o sistema operacional cada vez mais rápido sem que o usuário tenha que trocar o hardware.

Como comprar um Netbook com Chrome?

Ainda não existe uma data para o lançamento do Chrome OS para o mercado. De acordo com Pichai, o sistema ainda necessita de mais desenvolvimento. Um exemplo disso é a falta de suporte a USB.

Entre os parceiros atuais o Google já conta com a Acer, Samsung e Intel que prometem colocar o primeiro dispositivo no mercado em 2011. Internamente, diversos funcionários já foram alocados para testar o sistema. Tudo no modelo Google “Dogfood” de ser.

Para alcançar os consumidores, o Google iniciou um programa piloto que oferece aos usuários americanos a possibilidade de receber em casa um notebook para testes. “Nós removemos os botões de caps lock para melhorar os comentários por toda a web” disse rindo o executivo.

Em relação aos clientes corporativos, o Google fechou uma parceria com as empresas Virgin America, Logitech, American Airlines e Kraft para que seus funcionários possam utilizar o sistema operacional no mundo dos negócios.

Impressão de Documentos

Impulsionado pela evolução das aplicações web e do próprio Google Chrome OS, o Google iniciou um projeto no qual visa oferecer uma experiência de impressão tão natural quanto aos tradicionais aplicativos nativos.

“Com a proliferação de dispositivos móveis conectados a web, como o Google Chrome OS e outros sistemas operacionais móveis, não acreditamos que seja viável a construção e manutenção de subsistemas complexos de impressão e drivers para cada plataforma”, explicou o Google sobre a iniciativa.

Saiba mais sobre a Google Cloud Print.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChrome Web Store: a loja de Web Apps do Google
Próximo artigoGoogle altera algoritmo da Caixa Prioritária do Gmail
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha eu recebi um e-mail falando deste programa piloto de teste, se tudo der certo e Deus á me ajudar para que de certo, espero receber o Meu.

    A só para finalizar quero muito trabalhar no Google, aprendi a mecher com computadores, em rede, criar páginas na web, scripts HTML, CSS, XHTML tudo sozinho, então acho que descobri minhas habilidades, e quero seguir no mundo trabalhando no mundo da tecnologia e no futuro virar um profissional em TI.
    Estou estudando muito para um dia poder ser chefe ou trabalhar na parte de criação ou designer de programas, aplicativos para web, computadores e Android, além de páginas na web.

    Tenho grandes idéias, porém no dia em que eu conseguir trabalhar ai no Google e se Deus quiser eu vou conseguir eu tenho certeza que serão bem eficientes e claro de grande audiência para o público, clientes e consumidores.

    Grato Heitor Demetrius

    Créditos

    E-mail: heitordemetrius@hotmail.com

    Blog em construção: http;//askmilion.blogspot.com/

    Escrito por Heitor Demetrius em 11 de dezembro de 2010

Comente!